1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Como Retirar o Extrato do INSS?

Todas as empresas, profissionais liberais e autônomos são obrigados a contribuir mensalmente para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O pagamento é feito por meio da Guia da Previdência Social (GPS) e deve ser feito até o dia 15 de cada mês. No entanto, caso o contribuinte atrase o pagamento é possível emitir a segunda via do extrato INSS.

Segunda Via Extrato INSS

O contribuinte pode gerar a segunda via do extrato INSS de duas formas: por meio do programa GPS instalada no computador ou diretamente na Receita Federal.

Se for meio do programa GPS, o contribuinte deve inserir o código de pagamento de acordo com a tabela da Receita Federal. Em seguida, informe a competência, ou seja, mês e ano a que se refere o pagamento, e insira também o CNPJ, CEI, NIT ou PIS de quem deseja gerar o boleto atrasado.

Extrato do INSS

Como Retirar o Extrato do INSS?. Imagem:divulgação

O sistema calculará imediatamente os valores de juros e multas pelo atraso e emitirá uma 2ª via para que o contribuinte possa pagar seu boleto em qualquer casa lotérica, agência bancária ou via internet banking. O boleto gerado para o pagamento do INSS tem validade de 5 dias.

Acesse e saiba mais informações:INSS e Previdência – Benefício e Aposentadoria

Extrato INSS

O extrato INSS é um relatório que permite ao cidadão visualizar todos os vínculos com a Previdência constantes no seu cadastro individual. Nele é possível encontrar informações como o nome do empregador, o período trabalhado e a remuneração recebida, além das contribuições realizadas na condição de contribuinte individual ou prestador de serviço.

Acesse e saiba mais informações:Extrato INSS Previdenciário

Tipos de Extrato INSS

Existem diversos tipos de extrato INSS para consulta dos beneficiários. São eles:

Extrato INSS Pessoa Física – é um documento que comprova a renda dos beneficiários da Previdência Social, apresentando de forma detalhada os valores pagos no mês corrente.

Extrato INSS Aposentadoria – A consulta do extrato do INSS pode ser feita no site da Previdência  https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml. O beneficiário deve preencher todos os campos com os documentos exigidos para assim ver o extrato com as contribuições mensais para sua aposentadoria. Mesmo quem já é aposentado, pode ter acesso ao documento para comprovação de renda.

Como Retirar o Extrato do INSS

Como Retirar o Extrato do INSS?. Imagem:divulgação

Extrato INSS empresa – Toda empresa é obrigada a recolher o INSS do trabalhador. Ele é um seguro que todo trabalhador que faz sua contribuição mensal para a Previdência Social tem direito.

Diversos serviços são prestados pelo INSS para todos os trabalhadores segurados, como Auxílio Doença, Auxílio Maternidade, Aposentadoria por tempo de Serviço, Aposentadoria por Invalidez, Salário Família, Pensão por Morte, entre outros direitos do trabalhador segurado.

Acesse e saiba mais informações:Previdência Privada, fazer ou não?

INSS

Criado em 1988, o INSS é um órgão federal responsável pela Previdência e pertencente ao Ministério da Previdência Social, ligado ao Governo Federal. Visa atender as necessidades sociais dos contribuintes, como aposentadoria, pensões por morte ou invalidez e afastamento por acidentes de trabalho ou doenças.

Recomendados para você: