1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (567 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Abono Salarial – Data de Pagamento do PIS

O abono salarial é um benefício aguardado ansiosamente todos os anos pelos trabalhadores brasileiros. Conhecido também como décimo quarto salário, é um valor de um salário mínimo disponibilizado pelo governo aos trabalhadores que tenham estado ativos durante o ano base de contribuição.

Quem tem direito a receber o abono salarial

Tem direito de receber o abono salarial o trabalhador ou o servidor público que, no ano anterior ao início do calendário de pagamento tenha os seguintes itens:

– Esteja cadastrado há pelo menos cinco anos no PIS-PASEP;
– Tenha recebido, em média, até dois salários mínimos mensais. (considerar – apenas os meses trabalhados)
– Tenha trabalhado, no mínimo, 30 dias para empregadores contribuintes do PIS-PASEP com carteira assinada ou nomeado efetivamente em cargo público.

– Tenha sido informado corretamente na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.

Como funciona para receber o abono salarial

O empregador (empresa, entidade privada ou órgão público) deve informar ao Ministério do Trabalho e Emprego, na data determinada (janeiro e fevereiro), os dados da Relação Anual de Informações Sociais RAIS.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Após o processamento das informações da RAIS e conforme calendário de pagamento do Abono Salarial, os agentes pagadores, CAIXA (PIS) e Banco do Brasil (PASEP), estarão autorizados a efetuar o pagamento ao trabalhador, mediante apresentação da Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade e Comprovante de Inscrição no PIS-PASEP.

Qual o período de pagamento do abono salarial

O pagamento do abono salarial começa no segundo semestre, o pagamento sempre começa na segunda quinzena do mês de julho e vai até dezembro.

Para quem tem conta na Caixa há um calendário diferenciado. Mas o prazo final para o saque do PIS vai até junho de 2018, se não sacar até está data o dinheiro volta ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

PIS

PIS. Image:divulgação

 

O pagamento pode ser realizado por crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança na Caixa, por crédito na folha de pagamento, nos caixa eletrônicos e nos correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão ou em agência da Caixa, apresentando o número do PIS e um documento de identificação.

Recomendados para você: