1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (30 votos, média: 3,50 de 5)
Loading...

Abono Salarial Caixa

O abono salarial nada mais é do que um direito que o trabalhador tem de receber todos os anos, caso tenha exercido atividade remunerada e confirmada na carteira de trabalho por pelo menos 30 dias no ano-base. Ele é pago todos os anos de acordo com o calendário disponibilizado pelo CODEFAT.

Segundo a Lei 7.998/90, o abono consista no valor de um salário mínimo vigente no ano-base, mas conforme uma nova lei foi criada, ele passou a ser proporcional ao tempo de serviço. Confira a seguir mais informações.

Abono Salarial Caixa

Quem tem direito ao abono salarial caixa?

Para ter direito ao abono salarial o trabalhador precisa preencher alguns requisitos. Por exemplo, o trabalhador deve estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos, além de ter recebido uma remuneração no ano-base de até dois salários mínimos.

Também deve ter trabalhado para uma pessoa jurídica por pelo menos 30 dias, sendo estes consecutivos ou não. Por último, todos seus dados devem ser informados à Relação Anual de Informações Sociais; sendo essa atividade de responsabilidade do empregador.

Se você preenche todos os requisitos, poderá receber o seu abono salarial.

Pagamento do abono salarial caixa

O pagamento do abono salarial é feito pela CAIXA e todo o cidadão pode escolher uma dentre três possibilidades para fazer o seu saque. É possível sacar, por exemplo, através do crédito em conta, quando o trabalhador possui uma conta corrente ou poupança na Caixa. Também é possível sacar em caixas eletrônicos, nas lotéricas ou nos Correspondentes Caixa Aqui, usando o Cartão Cidadão.

Por último também é possível sacar em uma agência da Caixa, usando o número do seu NIS e apresentando um documento de identificação, como o RG.

Como sacar o PIS Caixa

O PIS pode ser sacado dessas três maneiras que mencionamos anteriormente, assim como o abono salarial. Você deve sempre observar o calendário de pagamento, pois ele varia de acordo com o mês de seu nascimento. Esse calendário é válido para ambos os benefícios; assim, quem nasceu em julho, sacou o abono e o PIS em 28 de julho do ano passado. Quem nasceu em agosto, sacou a partir de 18 de agosto do ano passado.

Os pagamentos se seguiram até esse ano, sendo realizados até o mês de março. O novo calendário do ano-base de 2017 deve ser divulgado em breve, com os pagamentos sendo iniciados em julho desse ano.

Como sacar o PIS Caixa

E se eu não sacar o meu Abono Salarial?

Os trabalhadores que não sacarem o abono salarial que têm direito no prazo estipulado no calendário podem perder de forma definitiva o direito. Os valores que não são resgatados pelos trabalhadores é repassado ao Fundo de Apoio ao Trabalhador. Depois que o dinheiro vai para esse fundo, é impossível consegui-lo de volta.

Por isso é fundamental ficar de olho no calendário e no site da CAIXA para não perder o prazo de saque e poder receber o seu abono salarial. Todos os anos o calendário é divulgado no site do banco, nas agências e nas casas lotéricas.

 

Recomendados para você: