1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Adicional de Insalubridade Base de Cálculo

Você já ouviu falar no adicional de insalubridade? Ele é um direito de todo trabalhador que exerce suas atividades laborais em situações e locais precários, que podem gerar doenças e afetar a saúde. Os trabalhadores que comprovarem essa situação têm o direito de receber um adicional que varia entre 40%, 20% e 10%, de acordo com o grau definido.

Tudo é feito com base nas leis estabelecidas pela Norma Regulamentadora e a seguir você descobre como calcular.

Adicional de Insalubridade Base de Cálculo

Adicional de Insalubridade Base de Cálculo

Adicional de Insalubridade como Calcular

Para poder calcular o valor do seu adicional é preciso saber qual o grau da insalubridade: 40% (grau máximo), 20% (grau médio) ou 10% (grau mínimo). O cálculo por si é baseado no salário mínimo, no entanto, visando a condição mais benéfica, o cálculo pode ser feito com base no salário previsto em convenção ou acordo de trabalho.

Mas ainda assim não é possível determinar sobre qual valor o trabalhador deve acrescentar as porcentagens, visto que ainda existe muita polêmica sobre isso atualmente.

Adicional de Insalubridade Base de Cálculo 2016

A base do cálculo, como você viu, inicia-se nas porcentagens. Após saber qual é o seu grau, você poderá fazer a conta. No entanto, muitas decisões judiciais já foram realizadas e hoje em dia é difícil dizer qual salário deve ser usado como base.

Alguns usam o salário mínimo, outros o salário da categoria, ou ainda aqueles sobre o salário base do trabalhador. A melhor forma é conversar com a sua empresa e verificar o que eles levam em conta nessa hora.

Base de Cálculo do Adicional de Periculosidade

Como você viu, é muito complicado definir a base de cálculo para esse adicional. No entanto, vale ressaltar que a maioria das empresas e dos empregadores prefere efetuar o cálculo com base no salário mínimo. Sendo assim, se você está disposto a fazer essa conta, calcule 10%, 20% ou 30% do salário mínimo vigente – R$880 – para descobrir quanto irá ganhar.

Adicional de Insalubridade Base de Cálculo Jurisprudência

Segundo a Jurisprudência, a base de cálculo para o adicional de insalubridade é o salário mínimo. Sendo assim, o trabalhador irá ganhar 30% a mais do valor do seu salário.

Salva-se alguns casos onde as empresas calculam esse acréscimo não pelo salário mínimo, mas sim pelo salário base do trabalhador.

Cálculo Insalubridade

O cálculo do adicional de insalubridade pode ser feito até mesmo pela internet, dessa forma você economiza seus pensamentos e obtém a resposta em pouco tempo. Por exemplo, é possível acessar o site http://www.calculador.com.br/calculo/insalubridade,  informar a data de início e fim das atividades insalubres, e definir o grau de insalubridade. A partir daí você obtém o resultado; na mesma página é possível ler ainda mais sobre o adicional, como funciona a calculadora e tirar dúvidas.

Adicional de Insalubridade Base de Cálculo

Adicional de Insalubridade Base de Cálculo

Se ainda assim você não tiver certeza, não hesite em procurar a sua empresa ou um advogado para lhe ajudar com a situação. Lute pelo que é seu, não deixe de receber a mais pelas suas atividades.