1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (683 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Agendamento Eletrônico INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um instituto administrado pelo Governo Federal e ligado ao Ministério do Trabalho e a Previdência Social, que, a partir das contribuições dos trabalhadores durante seu exercício de atividade no Mercado de Trabalho, fica responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros tipos de pensão, em caso de morte, e auxílios como doença, acidente e outros diversos previstos por lei para todos os trabalhadores quando atingirem a idade e tempo de contribuição necessários ou se encaixarem em alguns dos benefícios especiais.

Agendamento Eletrônico INSS

Agendamento Eletrônico INSS

Um dos pré-requisitos para solicitar a aposentadoria é o agendamento de visita para se dirigir a uma agência do INSS, que pode ser feito através da internet. Se ainda tem dúvidas em relação a essa função, explicamos detalhadamente como funciona e os documentos necessários.

 Agendamento eletrônico INSS

 A finalidade do agendamento eletrônico é para tornar o atendimento mais cômodo e prático para aqueles que já atingiram idade e tempo de contribuição necessários e desejam se aposentar. Isso também promove mais autonomia até mesmo para as agências do INSS, podendo evitar mais filas e demora na hora de atender os clientes. O agendamento é uma facilidade que tem garantida de validez e de todos os direitos do trabalhador.

Para a comodidade, basta acessar o link de agendamento do INSS e preencher todas as informações necessárias como o serviço desejado, dados do requerente, a unidade mais próxima de você, confirmar e garantir o seu comprovante. Fique atento, também aos documentos necessários para levar no dia agendado para o atendimento.

Caso queria estar com tudo pronto para agendar, tenha em mãos papel e caneta para anotar data e horário do atendimento agendado ou até mesmo algo que julgue importante. É necessário também o número do RG e CPF, assim como o número do NIT/PIS/PASEP.

 Horário de Atendimento do INSS

 O agendamento on-line pode ser feito a qualquer hora do dia, porém, os postos de atendimento da Previdência Social possuem um horário fixo que funciona, geralmente, das 8 da manhã até as 18 horas.

Esse horário pode ser alterado de agência para agência, então, é sempre bom entrar em contato com a própria unidade da sua cidade para confirmar o tempo disponível de funcionamento. Independente disso, você será atendido próximo ao horário em que foi marcado durante o acesso on-line.

Para outras possíveis informações, também é possível ligar para a Ouvidoria da Previdência Social através do número 135 que funciona no mesmo horário descrito acima.

 Horário de Atendimento do INSS

Horário de Atendimento do INSS

 Documentos necessários para agendamento eletrônico do INSS

 Alguns de seus documentos são necessários e indispensáveis para o agendamento de atendimento, independente de qual maneira pretende fazê-lo. Por isso, no momento do atendimento eletrônico tenha em mãos para agendar a aposentadoria por tempo de serviço:

– Número do PIS/NIT;

– Número do Registro Geral (RG);

– Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

– Carteira de trabalho (principalmente quando for se dirigir à agência no horário marcado);

– Certidão de nascimento (também para o comparecimento à agência).

Já para os casos de agendamento por idade, são necessários os documentos abaixo:

– Número do PIS/NIT;

– Número do Registro Geral (RG);

– Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

– Certidão de nascimento (também para o comparecimento à agência);

– Comprovante de residência (também para o comparecimento à agência);

– Carteira de habilitação, se possuir;

– Título de eleitor, além de ser necessário estar em dia com a justiça eleitoral.

Essas foram algumas dicas e soluções para aqueles que desejam agendar o atendimento da aposentadoria por meios eletrônicos. Para outras dúvidas, é importante ligar em uma das agências da Previdência Social ou acessar o site através deste link.

Recomendados para você: