1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Agendamento Identidade

O Registro Geral (RG), mais conhecido como Carteira de Identidade é um documento de identificação civil básico emitido para todos os brasileiros natos ou naturalizados. Para solicitar o documento é necessário fazer um agendamento no órgão responsável por sua emissão para obter o Registro Civil Brasileiro.

O RG é um documento que qualquer pessoa deve portar, pois é um documento pessoal com foto intrasferível de identificação.

Agendamento Identidade

Agendamento Identidade

Como fazer o agendamento RG

Para realizar a segunda via do RG deve-se cadastrar no site solicitando agendamento da emissão da Identidade no sistema SAA (Sistema de Atendimento Agendado). Após o preenchimento de todas as informações, o cidadão será direcionado para a página seguinte, onde fará a confirmação dos horários disponíveis e dias, ele deve escolhe de acordo com a sua disponibilidade.

Geralmente os agendamentos são feitos pelo o telefone de atendimento ou pela internet no próprio órgão responsável pela emissão do documento em sua cidade. O órgão responsável pela emissão da identidade varia de acordo com o Estado.

Na maioria das cidades brasileiras o agendamento é obrigatório para o atendimento.

Documentos para emitir a identidade

Para adquirir o RG o cidadão deve comparecer ao órgão responsável portando a certidão de nascimento para pessoas solteiras ou certidão de casamento caso seja casado (a) ou viúvo (a).  O RG demora em média 15 dias depois da solicitação para ficar pronto.

Valor do RG

O RG é um documento cujo vínculo é atribuído a Lei 7116/83, normalmente é expedido pela Secretaria de Segurança Pública. O RG não possui prazo de validade determinado como CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A primeira via é gratuita vide a Lei 12.687/2012, já a segunda via do documento é cobrada uma taxa recolhida no Banco do Brasil ou no Santander.

Dicas para agendar a Identidade

A informatização dos atendimentos é um benefício para a população, porém nem toda as pessoas conseguem fazer o agendamento devido a falhas no sistema, que às vezes está fora do ar ou congestionado. Uma dica importante é agendar o serviço após o horário comercial, ou seja, no período da noite ou de manhã bem cedo.

Agendamento Identidade

Agendamento Identidade

Outra dica é caso aconteça de você perder o RG ou qualquer outro documento é importante que primeiro registre a ocorrência na delegacia mais próxima.  Após o agendamento para obter a segunda via do documento, não se esqueça de comparecer munido de toda a documentação pessoal mais o boletim de ocorrência de roubo ou furto. Nesse caso não há o pagamento da taxa.