1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (728 votos, média: 0,00 de 5)
Loading...

Aposentadoria a Deficiente Físico, como Funciona ?

Existem quatro tipos de aposentadoria: especial, por idade, por invalidez e por tempo de contribuição. A aposentadoria por Tempo de Contribuição da Pessoa com Deficiência é garantida ao trabalhador que comprovar o tempo necessário para acessar o benefício, de acordo com o grau da sua deficiência, definido esse por uma tabela do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Como Funciona a Aposentadoria por Tempo de Contribuição da Pessoa com Deficência

A Previdência Social é um seguro que garante uma aposentadoria ao contribuinte quando ele para de trabalhar. Para ter direito a esse benefício, o trabalhador deve pagar uma contribuição mensal durante um determinado período. A aposentadoria por deficiência pode ser solicitada após o mínimo de 180 meses de trabalho da pessoa que hoje se encontra com deficiência.

Aposentadoria a Deficiente Físico, como Funciona ?

Aposentadoria a Deficiente Físico, como Funciona ?

O trabalhador só é considerado deficiente se apresentar incapacidade de exercer qualquer atividade de trabalho em longo prazo, devido a sua natureza física, mental, intelectual ou sensorial, impedindo a sua participação igualitária na sociedade.

Regras da Aposentadoria a Pessoa com Deficiência

Existe uma tabela que define os requisitos para a solicitação da aposentadoria. Por isso, antes de agendar o seu horário de atendimento no INSS, é importante verificar se você preenche os pré-requisitos. A deficiência é dividida em três graus.

O mais leve exige um tempo de contribuição de 33 anos para homens e 28 para mulheres, o moderado exige 29 anos para homens e 24 para mulheres, já o grave são 25 anos para homens e 20 para mulheres. Todos devem respeitar a carência mínima de 180 meses trabalhados

Documentos para Solicitação da Aposentadoria

Existem alguns documentos que devem ser apresentados no dia do atendimento no INSS, entre eles o RG ou outro documento de identificação oficial com foto, o número do CPF, a carteira de trabalho, os carnês de contribuição ou outros documentos que comprovem o pagamento da previdência como extratos, documentos e exames médicos que comprovem a deficiência e a data que ela se constituiu, uma declaração do médico com o tratamento indicado e o período de afastamento do trabalho, sugerido pelo médico.

Documentos para Solicitação da Aposentadoria

Documentos para Solicitação da Aposentadoria

Onde pedir a Aposentadoria por Deficiência

Para dar entrada no benefício, o trabalhador deve ir até uma agência do INSS. O agendamento para atendimento no INSS pode ser feito de duas maneiras: pelo telefone, na Central de Atendimento 135, de segunda à sabado, de 07 horas às 22 horas, do horário de Brasília; ou pelo site da Previdência Social, para pessoas físicas.

No site, o trabalhador pode consultar outras informações e outros documentos que comprovem o grau de deficiência, a serem levados no dia da perícia médica.