1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (935 votos, média: 4,95 de 5)
Loading...

Aposentadoria – Consultar Andamento Processo

A Previdência Social é a responsável por receber todas as contribuições e pagar aos seus segurados quando eles não têm mais condições de exercer suas funções no trabalho. Para receber o benefício o cidadão deve se inscrever na Previdência Social para começar a pagar um valor mensal referente à contribuição. Quanto mais cedo você começar a contribuir, melhor.

Como Começar a Contribuir

Há várias maneiras de se aposentar e na hora de fazer a sua inscrição você deve escolher uma deles, seja por idade, tempo de contribuição, 85/95, entre outros. Para cada tipo de aposentadoria são requisitados alguns documentos e as regras também mudam um pouco, por exemplo, o tempo mínimo de contribuição necessário e a idade do individuo.

Saiba mais: Inss Agendamento de Perícias

aposentadoria

Como Começar a Contribuir

Depois de fazer a sua inscrição você pagará os valores através de um carnê ou da Guia da Previdência Social que pode ser impressa no site da Previdência ou comprada em qualquer papelaria. O valor da contribuição varia com o perfil do contribuinte e o seu salário.

Valores da Contribuição

Segurados que trabalham em empresas ou que têm um chefe podem ficar mais tranquilos: eles são responsáveis por recolher a sua contribuição e pagá-la ao INSS. Já quem é autônomo, deve fazer a sua inscrição na Previdência e começar a contribuir desde agora.

Saiba mais: Desaposentação. O que é? Como funciona?

Os autônomos podem escolher entre dois tipos de contribuição: 11% referente ao salário mínimo ou 20% do salário que ele recebe. Lembre-se que quanto mais alto for o valor da contribuição, mais você receberá no futuro.

O que é a Consulta de Andamento de Processo

A consulta de andamento de processo pode ser feita por qualquer segurado que tiver solicitado a sua aposentadoria. Depois da solicitação, o INSS faz o cálculo, verifica se está tudo de acordo e você tem que aguardar um tempo para começar a receber. Durante o andamento do processo, o segurado pode verificar pela internet a que pé ele anda.

Como Consultar o Andamento de Processo

Antigamente o segurado teria que ir até uma agência da Previdência para saber como anda o processo da aposentadoria, mas hoje tudo pode ser feito na internet no seguinte site: http://www.mtps.gov.br/. Acessando você vai ver na sidebar do lado esquerdo uma área destinada aos Serviços do INSS. Clique em “Consulta da Situação do Benefício”. Você será redirecionado para uma página e deverá ir em “Acompanhar Pedido”.

Previdência Social

Previdência Social

Uma nova página será aberta para fazer a consulta. Nela você deverá informar o número do benefício sem pontos e barras, sua data de nascimento, o seu nome e o CPF. Confirme o código da imagem e clique em “Visualizar”. Você terá acesso ao processo da solicitação da sua aposentadoria, poderá conferir todos os detalhes e muito mais.

Saiba mais: Novo Cálculo para Aposentadoria

Para que Serve a Consulta do Andamento de Processo

A consulta online serve para ajudar os segurados a saberem como anda a solicitação do processo, eles podem ter todas as informações a um clique, sem precisarem sair de casa. Dessa forma eles também podem saber quando está perto de receberem o benefício mensalmente.

INSS aposentadoria consulta processo

A consulta de processos administrativos da Previdência Social antigamente podia ser feita somente presencialmente nos postos de atendimento, mas felizmente o órgão criou uma página em seu portal especificamente para esse tipo de serviço. Quem desejar consultar processos administrativos de benefícios previdenciários deve acessar o link http://www1.previdencia.gov.br/crps/index1.asp,  selecionar “Benefício” e informar os dados solicitados.

Consultar aprovação de aposentadoria

Para consultar a aprovação de aposentadoria o segurado deve realizar a consulta de situação de benefício, encontrada no link http://portal.dataprev.gov.br/.  Essa consulta exige que o segurado informe o número do seu benefício, seu nome completo, data de nascimento e CPF.

Consultar processo INSS pelo CPF

Na hora de consultar os processos administrativos de benefícios previdenciários um dos dados solicitados é o CPF do segurado. O segurado pode escolher entre informar o seu CPF, o número do benefício ou o nome do processo. Com apenas uma dessas informações ele consegue efetuar a consulta no site.

Consulta processo INSS justiça federal

É possível também fazer uma consulta processual no portal da Justiça Federal do seu estado, informando o número do processo, nome da parte, número da OAB ou outros dados. Na hora da pesquisa o cidadão também pode selecionar um órgão para realizar a consulta em cada estado. Indicamos que a consulta seja feita no site https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=consulta_processual_pesquisa.

Previdência social consulta aposentadoria

A consulta de aposentadoria disponibilizada pela Previdência Social pode ser feita pela internet e permite que o segurado descubra se vai ou não receber o benefício. Depois que esse segurado começar a receber sua aposentadoria, ele pode obter o Extrato de Pagamentos, que possui o valor que ele recebe, a data do pagamento e detalhes sobre toda a sua renda.

Essa consulta pode ser feita na internet ou em um posto de atendimento do INSS. Caso o benefício for concedido, o segurado deverá aguardar a chegada da carta de concessão em sua residência, que trará detalhes sobre o cálculo do seu benefício e o banco em que os pagamentos serão realizados.

Consultar processo de aposentadoria pelo cpf

Nas consultas processuais de aposentadoria, seja para qualquer tipo, você deve informar o seu CPF, sem pontos ou barras. Se você for fazer a consulta de situação de benefício, o mesmo é válido. A consulta processual permite que o segurado veja como anda o processo, em qual etapa ele se encontra.

A consulta não apresenta detalhes, apenas um status que informa a etapa em que o processo está. Mais informações o segurado encontra em uma agência ou ligando para a Central de Atendimento do INSS no 135.

Como consultar processo de aposentadoria

Ao solicitar uma aposentadoria ou benefício da Previdência Social você passa a ter um processo em andamento. Atualmente é possível consultar esse processo online e ficar ciente do andamento de sua solicitação e até mesmo saber quando e se o benefício foi aprovado. Aposentadoria consultar andamento de processos é o mesmo que efetuar a consulta de Situação do Benefício.

A consulta de processos de aposentadoria pode ser feita diretamente pelo site https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml. Basta seguir o passo a passo e você consegue fazer a consulta de forma simples e rápida.

Como consultar aposentadoria

Para consultar sua aposentadoria e informações como se ela já foi liberada, você deve acessar o site acima e informar todos os dados que estão sendo solicitados, como número do seu benefício, data de nascimento, nome e CPF.

Serão mostrados os dados de sua solicitação e, ao lado de sua aposentadoria, um status que informará como anda o pedido. Dependendo do status você poderá ter a noção de que seu benefício foi ou não concedido. Falaremos mais sobre os status depois, por enquanto você saberá mais sobre como ver sua aposentadoria e os benefícios de efetuar a consulta pela internet, além da importância do seu número de benefício.

Como ver aposentadoria

O ato de ver a aposentadoria consiste em efetuar a consulta para saber como anda o pedido e se ele foi ou não aceito. Além de poder ver sua aposentadoria pela internet, os segurados podem ligar para a Central de Atendimento do INSS e solicitar a situação do benefício, informando seus dados pessoais. O número da Central do INSS é 135.

Antigamente não era possível saber a situação do seu pedido; os segurados tinham que ir até uma agência para obter qualquer informação e muitas vezes aguardar a chegada da carta de concessão em sua residência. Graças a tecnologia hoje é muito mais fácil ter um controle sobre o pedido, de modo a fazer parte de todas as etapas da solicitação e acompanhar mais de perto a sua concessão.

Como consultar processo INSS

Muitas pessoas ainda não sabem como consultar os processos do INSS. A aposentadoria consultar andamento de processos é um serviço muito requerido pelos segurados e pode ser acessado por todos aqueles que têm acesso a um computador com internet.

A consulta é extremamente simples e rápida, podendo ser acessada pelo link que passamos anteriormente ou pelo site da Previdência. O número do benefício solicitado para a consulta é informado ao segurado no momento da solicitação na agência, no protocolo que é entregue com demais informações. Esse número é extremamente importante e deve ser guardado pelo segurado, pois além de ser usado para consultar os processos, é solicitado em várias outras consultas e serviços.

Aposentadoria

Como saber se aposentadoria saiu

Você fez o pedido de sua aposentadoria já faz alguns dias e está curioso para saber se ela foi liberada? Calma, você pode conferir o “resultado” sem sair de casa, usando o seu computador ou celular. Ao efetuar a consulta de andamento de processos você poderá se deparar com três status diferentes.

Se o status for “Habilitado” significa que todos os documentos foram entregues e que o INSS está analisando-os. Se o status for “Deferido” significa que os documentos já foram analisados e o pedido foi aceito. “Se o status for “Indeferido” significa que os documentos já foram analisados e o pedido foi negado.

Nesse último caso o cidadão poderá recorrer na Junta de Recursos do INSS, solicitando uma nova revisão do pedido. Para que dê tudo certo o segurado deve apresentar o máximo de documentos que conseguir que comprovem o seu direito de receber o benefício.

Como consultar processo no INSS

Antigamente, toda consulta ao INSS era feita de forma presencial nos postos da Previdência Social. Além de, ser pouco eficiente também ocorria uma grande possibilidade de aglomeração de pessoas e formações de filas.

Hoje em dia, com toda tecnologia existente, além de poder feito pessoalmente, o processo do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) pode ser consultado na página oficial da Previdência Social online. Para isso é necessário estar munido de alguns dados pessoais como, por exemplo, o número do benefício, data de nascimento do beneficiário, o nome do mesmo e o CPF.

O processo é rápido e eficiente para a verificação do processo administrativo do mesmo.  Após entrar na página poderão ser encontradas três situações: habilitado, deferido e indeferido. Se for a situação habilitado, significa que foi encaminhado os documentos e está em análise; se deferido, significa que a solicitação foi aceita e o mesmo irá receber a aposentadoria; e se, houver indeferido, significa que o pedido foi negado e o mesmo não irá receber a aposentadoria.

O processo online auxilia no acompanhamento pessoal da situação do INSS sem a necessidade da presença de um advogado, e também de uma forma mais rápida, eficaz, simples. Além de, também trazer maior comodidade de confiança ao beneficiário.

Como Saber se Saiu a Aposentadoria

Para verificar a situação da solicitação da aposentadoria basta entrar na página oficial da Previdência Social com o número do benefício, nome, data de nascimento e CPF.

O resultado poderá ser apresentado de três formas diferentes, como habilitado, deferido e indeferido. Sendo que, se a situação for habilitada significa que o processo está em andamento e ainda sem resultado, se a situação for deferida significa que o processo foi aprovado e haverá aposentadoria, e se a situação for indeferida significa que o processo foi negado e não haverá aposentadoria.

Há também a opção de falar com o advogado sobre o processo, ou se houver alguma dúvida, entrar em contato com o INSS  pelo número de telefone 135, que está disponível de segunda a sábado, das 7 horas ás 22 horas.

Como Ver o Andamento do Processo

Acompanhar o andamento do processo da aposentadoria no INSS é um processo muito simples que pode ser feito em casa mesmo de forma online na página oficial da Previdência Social.

Requer apenas dados básicos e pessoais, como o número do benefício, a data de nascimento, o nome completo e o CPF para o acesso ao benefício, assim será direcionado a página que irá demonstrar todas as informações necessárias, e também para tirar algumas dúvidas do beneficiário, se for o caso.

Como Ver Andamento de Processo

Existe formas diferentes de o beneficiário verificar o andamento do processo do INSS, podendo ser feito com a ajuda de um advogado, com a presença em um posto da Previdência Social, ou, de maneira online na página oficial da Previdência Social.

A última opção é a maneira mais prática, segura, eficaz e também a mais utilizada depois da modernização dos programas da Previdência. Para acessar será necessário os dados básicos do cidadão. Veja a seguir a lista:

– nome completo

-CPF

-data de nascimento

– número do Benefício

Depois de preencher os dados, você será encaminhado para a página que lhe apresentará os dados requeridos de forma clara e também lhe tirará algumas dúvidas se for o caso. O beneficiário conseguirá tranquilamente acompanhar o andamento do processo do INSS com qualquer uma das formas escolhidas, sendo mais aconselhado atualmente a forma online, por mais prática, simples, e segura.

Como Verificar Andamento de Processos

Se, por algum motivo, você optar pelo atendimento presencial é importante que você agende um horário para atendimento antes de comparecer a uma agência do INSS. O agendamento pode ser realizado por telefone, através do 135.