1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (916 votos, média: 4,96 de 5)
Loading...

Aposentadoria – Consultar Andamento Processo

A Previdência Social é a responsável por receber todas as contribuições e pagar aos seus segurados quando eles não têm mais condições de exercer suas funções no trabalho. Para receber o benefício o cidadão deve se inscrever na Previdência Social para começar a pagar um valor mensal referente à contribuição. Quanto mais cedo você começar a contribuir, melhor.

Como Começar a Contribuir

Há várias maneiras de se aposentar e na hora de fazer a sua inscrição você deve escolher uma deles, seja por idade, tempo de contribuição, 85/95, entre outros. Para cada tipo de aposentadoria são requisitados alguns documentos e as regras também mudam um pouco, por exemplo, o tempo mínimo de contribuição necessário e a idade do individuo.

Saiba mais: Inss Agendamento de Perícias

aposentadoria

Como Começar a Contribuir

Depois de fazer a sua inscrição você pagará os valores através de um carnê ou da Guia da Previdência Social que pode ser impressa no site da Previdência ou comprada em qualquer papelaria. O valor da contribuição varia com o perfil do contribuinte e o seu salário.

Valores da Contribuição

Segurados que trabalham em empresas ou que têm um chefe podem ficar mais tranquilos: eles são responsáveis por recolher a sua contribuição e pagá-la ao INSS. Já quem é autônomo, deve fazer a sua inscrição na Previdência e começar a contribuir desde agora.

Saiba mais: Desaposentação. O que é? Como funciona?

Os autônomos podem escolher entre dois tipos de contribuição: 11% referente ao salário mínimo ou 20% do salário que ele recebe. Lembre-se que quanto mais alto for o valor da contribuição, mais você receberá no futuro.

O que é a Consulta de Andamento de Processo

A consulta de andamento de processo pode ser feita por qualquer segurado que tiver solicitado a sua aposentadoria. Depois da solicitação, o INSS faz o cálculo, verifica se está tudo de acordo e você tem que aguardar um tempo para começar a receber. Durante o andamento do processo, o segurado pode verificar pela internet a que pé ele anda.

Como Consultar o Andamento de Processo

Antigamente o segurado teria que ir até uma agência da Previdência para saber como anda o processo da aposentadoria, mas hoje tudo pode ser feito na internet no seguinte site: http://www.mtps.gov.br/. Acessando você vai ver na sidebar do lado esquerdo uma área destinada aos Serviços do INSS. Clique em “Consulta da Situação do Benefício”. Você será redirecionado para uma página e deverá ir em “Acompanhar Pedido”.

Previdência Social

Previdência Social

Uma nova página será aberta para fazer a consulta. Nela você deverá informar o número do benefício sem pontos e barras, sua data de nascimento, o seu nome e o CPF. Confirme o código da imagem e clique em “Visualizar”. Você terá acesso ao processo da solicitação da sua aposentadoria, poderá conferir todos os detalhes e muito mais.

Saiba mais: Novo Cálculo para Aposentadoria

Para que Serve a Consulta do Andamento de Processo

A consulta online serve para ajudar os segurados a saberem como anda a solicitação do processo, eles podem ter todas as informações a um clique, sem precisarem sair de casa. Dessa forma eles também podem saber quando está perto de receberem o benefício mensalmente.

INSS aposentadoria consulta processo

A consulta de processos administrativos da Previdência Social antigamente podia ser feita somente presencialmente nos postos de atendimento, mas felizmente o órgão criou uma página em seu portal especificamente para esse tipo de serviço. Quem desejar consultar processos administrativos de benefícios previdenciários deve acessar o link http://www1.previdencia.gov.br/crps/index1.asp,  selecionar “Benefício” e informar os dados solicitados.

Consultar aprovação de aposentadoria

Para consultar a aprovação de aposentadoria o segurado deve realizar a consulta de situação de benefício, encontrada no link https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml.  Essa consulta exige que o segurado informe o número do seu benefício, seu nome completo, data de nascimento e CPF.

Consultar processo INSS pelo CPF

Na hora de consultar os processos administrativos de benefícios previdenciários um dos dados solicitados é o CPF do segurado. O segurado pode escolher entre informar o seu CPF, o número do benefício ou o nome do processo. Com apenas uma dessas informações ele consegue efetuar a consulta no site.

Consulta processo INSS justiça federal

É possível também fazer uma consulta processual no portal da Justiça Federal do seu estado, informando o número do processo, nome da parte, número da OAB ou outros dados. Na hora da pesquisa o cidadão também pode selecionar um órgão para realizar a consulta em cada estado. Indicamos que a consulta seja feita no site https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=consulta_processual_pesquisa.

Previdência social consulta aposentadoria

A consulta de aposentadoria disponibilizada pela Previdência Social pode ser feita pela internet e permite que o segurado descubra se vai ou não receber o benefício. Depois que esse segurado começar a receber sua aposentadoria, ele pode obter o Extrato de Pagamentos, que possui o valor que ele recebe, a data do pagamento e detalhes sobre toda a sua renda.

Essa consulta pode ser feita na internet ou em um posto de atendimento do INSS. Caso o benefício for concedido, o segurado deverá aguardar a chegada da carta de concessão em sua residência, que trará detalhes sobre o cálculo do seu benefício e o banco em que os pagamentos serão realizados.

Aposentadoria

Aposentadoria

Consultar processo de aposentadoria pelo cpf

Nas consultas processuais de aposentadoria, seja para qualquer tipo, você deve informar o seu CPF, sem pontos ou barras. Se você for fazer a consulta de situação de benefício, o mesmo é válido. A consulta processual permite que o segurado veja como anda o processo, em qual etapa ele se encontra. A consulta não apresenta detalhes, apenas um status que informa a etapa em que o processo está.

Mais informações o segurado encontra em uma agência ou ligando para a Central de Atendimento do INSS no 135.

 

 

Recomendados para você: