1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 3,11 de 5)
Loading...

APOSENTADORIA: Novas regras por tempo de contribuição já estão em vigor

A Previdência Social é o órgão responsável por fornece vários benefícios previdenciários aos cidadãos, como aposentadorias, auxílios, pensão por morte. Para ter direito a esses benefícios é de obrigação dos cidadãos contribuírem para o órgão, na categoria que for de acordo com suas atividades de trabalho. Através das contribuições será possível solicitar um benefício, desde que o cidadão preencha todos os requisitos.

Uma das aposentadorias mais procuradas é a por tempo de contribuição, que apresenta novas regras há um pouco mais de um ano. A regra 85/95 já está em vigor, e a seguir você aprende tudo sobre ela.

INSS

INSS

Nova regra de cálculo da Aposentadoria por Tempo de Contribuição

A nova regra de cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição leva em conta o número de pontos que cada segurado alcançou, após somar a sua idade com o tempo de contribuição para com a Previdência. Sendo assim, independentemente da idade, caso o segurado alcance os pontos específicos, terá direito a se aposentar.

Essa regra ganhou o nome de 85/95 Progressiva, pois a cada dois anos os pontos serão aumentados gradativamente, até chegarem em 90/100 pontos. No entanto, além de chegar aos pontos exigidos, o segurado também terá que comprovar carência de 180 meses de contribuição. A nova regra dá direito a aposentadoria integral, ou seja, sem aplicar o fator previdenciário.

Tabela de Pontos da Aposentadoria por Tempo de Contribuição

A nova regra já está em vigor, portanto, quem desejar se aposentar por ela, terá que fechar 85 pontos no caso das mulheres e 95 pontos no caso dos homens, até 31 de dezembro de 2018. Ou seja, ao somar a sua idade com o tempo de contribuição, o resultado terá que dar 85 ou 95 pontos para que você possa solicitar o benefício, lembrando que você ainda terá que preencher o requisito de carência.

Após 31 de dezembro de 2018, os segurados terão que fechar 86 e 96 pontos para poderem se aposentar. A partir de 31 de dezembro de 2020, os pontos sobem para 87 e 97, respectivamente. A partir de 31 de dezembro de 2022, sobem para 88 e 98. Em 2024 vão para 89 e 99, e a partir de 2026, param em 90 e 100.

É possível se aposentar sem usar a regra 85/95?

Sim, quem desejar ainda poderá se aposentar por tempo de contribuição sem usar a regra. Nesse caso, será preciso comprovar 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos, no caso dos homens.

INSS

INSS

Ainda é aplicado a exigência de 180 meses efetivamente trabalhados e contribuídos para a Previdência para efeito de carência. Quem se aposentar pelo tempo de contribuição normal não receberá o valor integral da aposentadoria, sendo que será aplicado o fator previdenciário.

Regra 85/95 Progressiva

Com a nova regra, quanto antes você começar a contribuir com a Previdência melhor. Dessa forma, você poderá se aposentar mais cedo e poderá ainda receber o valor integral para ter uma vida mais tranquila.