1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (672 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Aposentadoria para Professor

Entre todas as categorias de profissionais no mercado de trabalho atualmente, a dos professores é uma das que se encaixa em opções consideradas especiais quando o assunto é a aposentadoria. Profissionais da área chegam a aposentar um pouco mais cedo do que o usual.

O benefício está designado exclusivamente para a função de Magistério ligada a estabelecimentos de Educação Básica como educação infantil, ensino fundamental e médio. Cursos livres, profissionalizantes e de ensino superior entram na conta tradicional da aposentadoria.

Aposentadoria para Professor

Aposentadoria para Professor

Anteriormente, professores universitários também estavam aptos para receber este benefício, porém, em uma das mudanças da previdência social, ficou decidido que eles se encaixariam no modelo tradicional de aposentadoria.

 Quem tem direito a aposentadoria por tempo de contribuição de professor?

 Todos os professores que se encaixem nas categorias de ensino citadas acima. Os principais requisitos para a aposentadoria especial de professor estão na regra 80/90. Ela significa que o tempo total de contribuição de mulheres para o mercado de trabalho e previdência social seja de 25 anos e, para os homens, 30 anos.

Isso configura, quando relacionada a aposentadoria comum, 5 anos a menos do que as demais áreas. Porém, a aposentadoria para professores também tem um tempo de carência que, neste caso, é de 180 meses trabalhados, assim como previsto para todas as categorias em geral.

Se você não está dentro de todos os critérios e mesmo assim gostaria de se aposentar por determinados motivos, existe, sim, a possibilidade de isso acontece. O único obstáculo neste caso é que o valor mensal da aposentadoria fica menor do que quando se completa os anos necessários de contribuição. Ainda assim é possível pedir o benefício através do salário reduzido e continuar trabalhando na função até completar o tempo necessário e receber a complementação. Inclusive, muitos professores são indicados a recorrerem a essa disponibilidade.

Aposentadoria para professor, saiba como funciona

A aposentadoria para professores funciona a partir de algumas demandas. Além de atender os requisitos citados acima em relação a tempo de trabalho e carência, o profissional que deseja se aposentar deve comparecer a uma agência do INSS e apresentar algumdocumento de identificação com foto e atualizado, assim como o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Também são necessários documentos que comprovem todo o período de tempo trabalhado. Entre os comprovantes estão a própria Carteira de Trabalho, a Guia da Providência Social (GPS) e comprovantes de todos os pagamentos feitos ao Instituto Nacional de Previdência Social (INSS).

Outra oportunidade para a aposentadoria é entrar em contato com um procurador para que ele possa fazer todo o requerimento em seu lugar. Este caso é mais indicado para pessoas que não podem se locomover a alguma agência, por exemplo. Mas, o ideal, é que cada um faça o seu presencialmente para evitar possível erros.

Nova previdência

 As discussões e possíveis aprovações da nova reforma da Previdência Social proposta pelo Governo Federal podem tirar essa aposentadoria especial dos profissionais da educação. Até hoje, este direito foi concebido ao professor por conta do desgaste da área para a pessoa que nela atua, uma vez que, em muitos casos, ele precisa trabalhar em mais de um lugar para complementar a sua renda.

Aposentadoria para Professor

Aposentadoria para Professor

A nova proposta prevê, no entanto, que os professores se aposentem a partir da idade mínima de 65 anos e também contribuam por, pelo menos, 25 anos, como fazem as outras categorias trabalhistas.

Essas foram algumas informações importantes a respeito da aposentadoria especial para professores, suas funcionalidades e exigências.

Se você se encaixa nos requisitos e quiser entrar com o pedido de aposentadoria pelo INSS, acesse o site da Previdência para obter todas as informações necessárias e procure um especialista na área para possíveis dúvidas.

Recomendados para você: