1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Aposentadoria pela Internet – Veja como!

Você sabia que agora será possível obter sua aposentadoria pela internet, sem precisar agendar atendimento e comparecer em uma unidade? Além disso, o novo procedimento previsto pelo INSS também garantirá mais agilidade e rapidez na concessão do benefício. O órgão está sempre trabalhando para entregar o melhor serviço ao cliente e como podemos ver, cada vez mais melhorias são agregadas ao seu portal online.

Recentemente foi criado o portal Meu INSS onde aposentados e pensionistas podem realizar uma série de serviços pelo computador ou celular. Agora por esse mesmo portal também será possível aceitar ou não sua aposentadoria. Quer ver como? Leia a seguir.

Pedido de Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Atualmente quando um cidadão atinge todos os requisitos para solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição, o próximo passo é efetuar um agendamento online para atendimento na unidade mais próxima do INSS. Nesse atendimento o segurado deve comparecer com todos os seus documentos pessoais, além das GPS e outros documentos que comprovem os seus anos de contribuição. Sem falar que o atendimento pode demorar para ser realizado.

Tudo isso causa muito transtorno para o segurado, ainda que o agendamento online já tenha facilitado as coisas. Ter que esperar às vezes até meses para poder realizar a consulta torna tudo muito cansativo. Com o novo procedimento do INSS, isso não será mais um problema.

Como irá funcionar

O novo procedimento criado pelo INSS está previsto para entrar em vigor a partir de fevereiro. Nele os segurados não precisarão mais agendar nenhum atendimento muito menos comparecer presencialmente na unidade. Assim que o segurado atingir todos os requisitos para a aposentadoria, como o tempo de contribuição exigido, e estar com os seus dados corretos no CNIS, o próprio órgão irá entrar em contato.

O INSS irá notificar o segurado por meio de carta, informando que já está apto para receber a aposentadoria. Quando o segurado receber tal notificação, deverá acessar o portal Meu INSS para aceita-la ou não.

Portal Meu INSS e o novo procedimento de aposentadoria

Depois de receber a notificação, o segurado terá que acessar o portal Meu INSS pelo celular ou computador, usando o seu CPF e a senha cadastrada. É fundamental que o segurado já tenha cadastro no portal ou efetue o quanto antes.

No portal o segurado encontrará todas as informações sobre a aposentadoria, como o tempo de contribuição, a média salarial calculada pelo órgão, assim como o valor final do benefício. Com esses detalhes o segurado poderá aceitar ou não a aposentadoria, pelo próprio portal.

Depois disso basta aguardar até começar a receber ou seguir as demais instruções do órgão. É importante ressaltar ainda que quem não tiver acesso ao portal ou à internet, poderá conferir todas as informações e aceitar a aposentadoria através da Central de Atendimento, no 135.

Esse novo procedimento promete tornar o acesso à aposentadoria ainda mais facilitado. Lembrando que somente aqueles que tenham cumprido todas as exigências do INSS receberão a notificação e poderão obter as informações através do portal.

Recomendados para você: