1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Aposentadoria por Idade Rural: Quais os Requisitos Necessários?

Dentre os vários tipos existentes de se aposentar temos a aposentadoria por idade que se constitui em duas categorias: urbana e rural. Muito ouvimos falar da aposentadoria urbana, onde os homens devem ter 65 anos e as mulheres 60 no mínimo para conseguir solicitar o benefício.

Já a aposentadoria rural é dedicada aos trabalhadores rurais que também podem ser chamados de segurados especiais. Para esses trabalhadores, as regras são diferentes, assim como tempo mínimo de contribuição exigido. Aqui você encontra tudo sobre esse tipo de aposentadoria e quais os requisitos necessários.

Saiba mais: Aposentadoria por Tempo de Contribuição – Saiba como Funciona

Aposentadoria por Idade Rural: Quais os Requisitos Necessários?

Aposentadoria por Idade Rural: Quais os Requisitos Necessários?

Veja os Requisitos Necessários

Para ter direito ao benefício, os trabalhadores rurais devem seguir uma série de requisitos necessários. O primeiro deles é ter 60 anos no caso dos homens e 55 no caso das mulheres. Além disso, o trabalhador terá que comprovar o exercício da atividade rural por no mínimo 180 meses em regime da economia familiar, sem algum tipo de empregado.

Os trabalhadores rurais ainda terão que comprovar que tudo é feito mesmo sobre regime da economia familiar, apresentando uma prova documental juntamente com uma testemunha.

Saiba mais: Extrato INSS Previdenciário

Documentos Necessários para a Aposentadoria

Na hora de solicitar o processo da aposentadoria você precisará comprovar todos os requisitos citados acima através de documentos e de uma testemunha. Você poderá levar os seus documentos pessoais, os documentos necessários para a aposentadoria por idade rural e, outros documentos que comprovem o exercício da atividade rural.

Alguns documentos que são aceitos para comprovar a atividade rurícola, são: contrato individual do trabalho, contrato de arrendamento, parceria ou comodato rural, declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais ou de colônia de pescadores, comprovante de cadastro no INCRA, bloco de notas do produtor rural, notas fiscais de mercadorias, entre outros.

Se a mulher querer se aposentar, também poderá apresentar esses documentos referentes ao trabalho de seu marido, mesmo que ela seja uma doméstica.

Como Solicitar a Aposentadoria por Idade

Os trabalhadores rurais interessados em solicitar o processo da aposentadoria deverão entrar em contato com uma agência do INSS mais próxima. Deverão levar seus documentos pessoais, incluindo RG, CPF, Título de Eleitor e todos os documentos que comprovem o exercício da função rural.

Saiba mais: Consulta INSS – Auxilio doença, afastamento 2016

Você precisa ficar de olho nas regras, pois se atingiu a idade necessária depois de 1991, terá que ter contribuído para a Previdência Social no mínimo 180 meses. Para os trabalhadores que atingiram a idade antes dessa data, terão que obedecer a uma tabela regressiva.

Agência Previdência Social (Imagem: Divulgação)

Agência Previdência Social (Imagem: Divulgação)

Os Benefícios da Aposentadoria

O principal benefício da aposentadoria é o valor pago ao segurado todo mês quando ele não puder mais arcar com os seus próprios custos. Assim ele recebe um valor mensalmente que substitui a sua renda e permite que ele continue vivendo sem problemas.

Além da aposentadoria, a Previdência Social garante outros benefícios como em caso de maternidade, pensão por morte, reclusão, desconto no IPTU, entre outros.

 

Recomendados para você: