1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (783 votos, média: 0,01 de 5)
Loading...

Aposentadoria por Tempo de Contribuição – Saiba como Funciona

Com as alterações nas regras para solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) necessitam saber fazer corretamente o cálculo do período que contribuíram para não sair perdendo dinheiro por solicitar o tipo de aposentadoria errado.

Acesse e saiba mais: Saldo e Extrato do PIS

Para saber o momento correto de pedir a aposentadoria é necessário aprender a escolher o melhor fator previdenciário para o seu caso e que pode reduzir o valor em até 40% do valor final recebido pelo contribuinte se ele não for escolhido do modo correto.

Fora isso, as pessoas precisam compreender como funciona a Fórmula 85/95, que garante aposentadoria integral se aplicada de modo correto.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Simulação da Aposentadoria por Tempo de Contribuição

As pessoas que desejam fazer uma simulação da sua aposentadoria precisam saber que isso não acontece por meio das agências do INSS, mas sim somente no site da Previdência Social.

Para fazer a simulação é necessário acessar o site oficial. Depois, basta digitar o número do NIT (PIS/PASEP/CICI) e os caracteres que a imagem apontará.

Simulação do Valor que será Pago de Aposentadoria

Também é possível fazer o cálculo da renda mensal que a pessoa que pede o benefício receberá.

Como saber se já pode se Aposentar por Tempo de Contribuição?

A recomendação geral de especialistas é que a pessoas só faça a solicitação da aposentadoria se tiver plena certeza que pode se aposentar, se a forma que solicitou a aposentadoria é a melhor para o recebimento integral do benefício e se ele estiver ciente da documentação necessária.

Se a pessoa marcar para dar entrada na aposentadoria antes de ter os pré-requisitos todos preenchidos corretamente o pedido será negado.

Acesse e saiba mais: Abono Salarial 2015 – Data de Pagamento do PIS

Para saber se você tem direito de se aposentar é necessário que faça a solicitação de uma senha de acesso à base de dados do INSS, que é o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Essa solicitação deverá ser feita pessoalmente, nas agências da Previdência Social.

Somente o segurado pode retirar esse número, portando os seus documentos pessoas com foto em mãos. Antes de ir a agência pedir a senha agende um horário por meio do telefone 135. Lembrando que somente o titular do NIS pode ter acesso a esses dados.

Inss

Inss

A vantagem de ter a senha do CNIS nas mãos é que o segurado tem acesso as atualizações do seu processo junto ao INSS praticamente em tempo real, e com isso consegue acompanhar cada pagamento mensal de contribuição do empregador e evitar assim que fique na mão quando mais precisar.

Extrato de Contribuição INSS

As agências do INSS também fornecem ao contribuinte os extratos de contribuições. Nesse caso não é necessário marcar hora para ter acesso, basta apenas ir a agência e retirar uma senha para fazer essa consulta. Com o extrato em mão é mais fácil calcular a aposentadoria por tempo de contribuição/serviço.

Aprenda a Calcular a Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Para fazer o calculo basta acessar o site www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/simulacao e clicar em “Calcular tempo de contribuição”.

Adicione o número do PIS ou Pasep ou do Cartão de Inscrição de Contribuinte Individual (CICI). Depois, digite os caracteres que aparecerem na imagem de segurança. Ainda na página de consulta, clique na mensagem de responsabilidade e, depois, em “confirmar”.

Para dar andamento no calculo o formulário vai solicitar o preenchimento da sua data de nascimento, sexo, nome completo, nome da mãe e CPF. Após o preenchimento de todos os dados clique em “continuar”.

Acesse e saiba mais: Como Retirar o Extrato do INSS?

Depois disso o sistema abrirá um simulador para você fazer o calculo do tempo de contribuição. Nesse caso, preencha cada período em que esteve segurado pelo INSS, ou seja, contribuindo por CLT ou como autônomo, clicando em “adicionar ao fim de cada período. Depois de preencher tudo clique em “executar simulação” para ter o resultado.

planos de previdencia

planos de previdencia

Novas Regras de Aposentadoria

A fórmula que é a base de calculo da aposentadoria mudou, assim como o tempo mínimo para fazer o pedido de aposentadoria.

Para conseguir ter acesso a 100% do benefício, é necessário atingir uma pontuação mínima, que nesse caso será o resultado da soma entre idade e tempo de contribuição, mais um valor que depende do ano da aposentadoria. Entenda melhor com as informações a seguir:

Regras de Calculo de Pontuação da Aposentadoria

  • Homens: Mínimo de contribuição 35 anos + 60 anos = 95 + pontos que dependem do ano que a aposentadoria for solicitada. A idade para pedir a aposentadoria pode ser menos se o tempo de contribuição for maior. No total você precisa ter 95 pontos para se aposentar, no mínimo.
  • Mulheres: 30 anos + 55 anos = 85 anos + pontuação que varia de acordo com o ano de aposentadoria. Assim como no caso dos homens, a idade pode ser bem menor se o tempo de contribuição for maior.

Como a expectativa de vida do brasileiro aumentou, alguns pontos devem ser adicionados a idade que você decidiu se aposentar, definindo assim o valor da aposentadoria e se você pode pedir ela ou não.

Acesse e saiba mais: Como emitir negativa do INSS

Tabela de Pontuação por ano que o Pedido de Aposentadoria for Feito

Ano Pontos Pontuação Final homens Pontuação final mulheres

2015

0 pontos

95

85

2016

0 pontos

95

85

2017

0 pontos

95

85

2018

0 pontos

95

85

2019

1 ponto

96

86

2020

1 ponto

96

86

2021

2 pontos

97

87

2022

2 pontos

97

87

2023

3 pontos

98

88

2024

3 pontos

98

88

2025

4 pontos

99

89

2026

4 pontos

99

89

2027

5 pontos

100

90

Depois de 2027 sempre aumenta cinco ponto na soma total para que a pessoa possa pedir a aposentadoria.

O novo cálculo, que por sinal já está em vigor, é uma forma de pedir a antecipação da aposentadoria por tempo de serviço, sendo que pode antecipar a aposentadoria da pessoa independente de seu fator previdenciário.

O previdenciário, que continua valendo, caso o trabalhador queira se aposentar antes, mas com um benefício menor do que o previsto.

Documentos Necessários para entrar com Pedido de Aposentadoria

  • Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregado doméstico);
  • Documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certidão de Nascimento ou Casamento, entre outros);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF (documento obrigatório);
  • Atestado de residência (conta de água, luz ou telefone).

Por segurança leve o CNIS, pois a maioria dos peritos está pedindo e o seu pedido pode ser negado por falta desse documento.