1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Aumenta em 13% pedidos de aposentadoria no Ceará com a Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência vem sendo discutida há muitos meses pelo governo brasileiro e parece estar cada vez mais próxima de ser aprovada e entrar em vigor. Isso faz com que muitas pessoas que já atingiram os requisitos deem entrada nos pedidos de aposentadorias, com o intuito de fugir das mudanças. Algumas das mudanças previstas na reforma aumentam o prazo de contribuição, o que possivelmente irá impedir milhares de brasileiros que ainda não atingiram os requisitos de se aposentarem quando estavam planejando.

No Ceará, por exemplo, houve um aumento de 13% nos pedidos de aposentadoria após as mudanças da Reforma serem anunciadas. Mais informações a seguir.

Pedidos de Aposentadoria no Ceará

Há grandes chances de que a Reforma da Previdência seja aprovada e entre em vigor ainda esse ano, por isso muitas pessoas do Ceará já deram entrada em seu pedido de aposentadoria para fugir das novas regras e conseguirem se aposentar como o planejado. Cerca de mais de 51 mil solicitações de aposentadoria foram concedidas na região no último ano, o que equivale a mais da metade dos pedidos.

Os municípios de Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte e Caucaia se destacaram por conter o maior número de pedidos. Segundo advogados e especialistas, isso tem acontecido porque o brasileiro está realmente assustado com a Reforma, já que aparentemente ela não irá melhorar em nada a concessão dos benefícios.

Como solicitar uma aposentadoria ao INSS

Para que você possa solicitar uma aposentadoria ao órgão é fundamental preencher todos os requisitos. É indicado que quando você começa a contribuir já tenha em mente o tipo de aposentadoria que irá querer, como por tempo de contribuição ou idade. Isso irá facilitar em muitos casos e pode contribuir para que você coloque metas e consiga atingir seu objetivo de forma mais fácil.

Cada tipo de aposentadoria possui seus requisitos que devem ser cumpridos. Aqueles que atingirem todos os requisitos, como chegar a idade exigida ou até mesmo ao tempo de contribuição, podem solicitar a aposentadoria diretamente na agência ou, a partir de fevereiro, através do portal Meu INSS.

Aposentadorias do INSS

As aposentadorias mais conhecidas do INSS são por tempo de contribuição ou por idade. Para ter direito a aposentadoria por contribuição, o segurado ainda precisa escolher a regra que deseja seguir. Uma das mais famosas é a regra 85/95, onde não há uma idade mínima, mas o tempo de contribuição somado à idade deve dar 85 no caso das mulheres e 95 no caso dos homens.

Nessa regra o segurado ainda deve ter 180 meses efetivamente trabalhados para efeito de carência. Outra opção ainda é se aposentar com 35 anos de contribuição no caso dos homens ou 30 anos no caso das mulheres, sem uma idade mínima exigida.

Já na aposentadoria por idade o cidadão precisa ter 180 meses de contribuição, além de 65 anos no caso dos homens e 60 anos no caso das mulheres. Trabalhadores rurais têm a idade mínima diminuída em cinco anos.

 

Recomendados para você: