1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (839 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...

Benefício Assistencial ao Idoso

A Previdência Social oferece uma série de benefícios aos cidadãos brasileiros, como aposentadoria e alguns auxílios nas horas mais difíceis. Como não é de admirar, a Previdência Social paga a aposentadoria a população que contribuiu para o órgão durante toda a vida, com o objetivo de facilitar a vida destes agora que não podem mais trabalhar. Além disso, a Previdência também possui o Benefício Assistencial ao Idoso que nada mais é do que uma garantia de que as pessoas com mais de 65 anos receberão um salário mínimo mensal para manter a sua residência.

Benefício Assistencial ao Idoso com 60 anos

Esse benefício assistencial garante que todos os idosos com mais de 65 anos que não possuem uma renda suficiente para manter a si próprio e sua família, recebam uma quantia mensal no valor de um salário mínimo para ajudar nas despesas.

Benefício Assistencial ao Idoso com 60 anos

Benefício Assistencial ao Idoso com 60 anos

Muita gente acaba confundindo esse benefício com a aposentadoria e agora vamos esclarecer a grande diferença entre os dois pagamentos: para receber o benefício assistencial você não precisa ter contribuído para o INSS durante toda a sua vida, apenas deve preencher os requisitos mínimos.

Benefício loas

O LOAS – Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – faz parte do grupo de benefícios assistências que a Previdência possui para beneficiar as pessoas com mais de 65 anos de idade. Assim como dito anteriormente, para receber este benefício você não precisa ter contribuído para o INSS, basta preencher os requisitos.

Aqueles aprovados receberão um salário mínimo todo mês para ajudar nas despesas de casa.

Benefício loas quem tem Direito

Esse benefício é concedido a todas as pessoas com mais de 65 anos ou pessoas que possuam deficiência, desde que a renda familiar seja menor do que ¼ do salário mínimo.

No caso dos idosos, além de ter, no mínimo, 65 anos, é necessário ser de nacionalidade brasileira ou portuguesa, residir no país e não receber nenhum outro benefício da Previdência Social, com exceção aos benefícios da assistência médica e a pensão especial.

Já no caso de deficientes, podem solicitar aqueles com algum impedimento de longo prazo que seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. No entanto, a liberação do benefício aos deficientes é dada a partir da avaliação do indivíduo pelos peritos do INSS.

Benefício loas quem tem Direito

Benefício loas quem tem Direito

Aqueles que solicitaram o benefício IOAS podem realizar uma consulta para verificarem como anda o pedido, se ele já foi liberado, entre outras informações. Essa consulta pode ser feita pela internet diretamente no site da Previdência Social. Basta acessar http://www.previdencia.gov.br/ , optar por “Todos os Serviços” e “Consulta de Situação de Benefício”. Essa consulta pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha solicitado algum tipo de benefício à Previdência.

Benefício loas pode Fazer Empréstimo

O benefício assistencial ao idoso e ao portador de deficiência física não dá o direito de o indivíduo realizar um empréstimo, devido ao fato das regras serem bem rígidas. Isso acontece porque, ao solicitar o benefício, o idoso ou deficiente está se declarando incapaz de arcar com suas despesas, logo, não poderá arcar com um empréstimo.

 

Recomendados para você: