1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (880 votos, média: 0,01 de 5)
Loading...

Benefício Concedido Quanto Tempo para Recebimento ?

A Previdência Social oferece inúmeros tipos de benefícios para a população, como a aposentadoria, o auxílio-doença, a pensão por morte, o salário-maternidade, entre outros.

Todos os dias milhares de pessoas começam a contribuir e outras tantas recebem o seu benefício, mas também é grande a quantidade de pessoas que solicita algum tipo de auxílio. Sendo assim, é essencial saber o que é um benefício concedido e tirar todas as suas dúvidas sobre essa informação.

Previdência Social

Previdência Social

O que Significa Benefício Concedido

O benefício concedido é aquele que foi liberado para pagamento, depois que o requerimento foi apresentado pelo segurado junto à Previdência Social, analisado, deferido e conferido com todos os requisitos necessários.

Sendo assim, se um segurado da Previdência entra com o pedido da aposentadoria por idade, deve apresentar todos os documentos e preencher todas as exigências. Dessa forma, o requerimento será analisado pelo órgão e se tudo estiver em ordem, o benefício será concedido.

Benefício Concedido pode ser Retirado

Muitos segurados que acabam recebendo o benefício do INSS, seja aposentadoria ou auxílio, ficam com o receio de que este benefício possa ser retirado futuramente. Essa é uma questão muito polêmica, tendo em vista que o INSS pode cessar o benefício se o segurado não aparecer para uma nova perícia quando for convocado.

Sendo assim, ao realizar a nova perícia, se o problema do segurado tiver desaparecido, o benefício é cessado, mas apenas no caso de auxílio-doença. Nas aposentadorias, por exemplo, isso não acontece, pois o segurado completou as exigências e tem o direito de receber determinado benefício.

Consulta Benefício Concedido

Consultar o seu pedido de benefício para ver se ele já está liberado é muito fácil. A consulta pela internet é um procedimento simples e muito rápido que pode ser feito pela tela do seu computador ou pelo celular. Inserindo algumas informações nos campos em branco você consegue ter acesso ao seu pedido e a qual etapa ele se encontra.

Assim, se o seu benefício estiver “deferido”, quer dizer que ele foi liberado. A seguir nós damos o passo a passo para efetuar a consulta.

Saiba se o seu Benefício do INSS está Liberado

Agora está muito mais fácil e rápido descobrir se o seu benefício foi ou não concedido. O resultado pode demorar a sair entre 10 a 15 dias, mas você pode obtê-lo diretamente da sua casa. A consulta pode ser feita diretamente no link http://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml,  onde você deve informar o número completo do benefício, sua data de nascimento, o nome completo e também o CPF. Na página seguinte você terá a relação do seu pedido, em qual etapa do processo ele se encontra.

Benefício concedido pode ser retirado

Sim, o benefício que for concedido pode ser retirado pelo INSS, caso o órgão ache que o cidadão está apto para voltar a trabalhar. Isso geralmente acontece quando há algum engano na perícia e o benefício é concedido. Quando vai rever, o INSS acaba retirando o benefício.

É comum também o próprio INSS revisar os benefícios concedidos e, se encontrar alguma irregularidade, ele acaba cancelando.

O que significa benefício concedido

Benefício concedido significa que o seu benefício foi liberado pelo INSS e você começará a recebe-lo em breve. Geralmente, esse status aparece na consulta de situação do benefício, quando o mesmo é liberado pelo órgão.

Consulta benefício concedido

A consulta ao benefício concedido pode ser feita pela internet, através do site da Previdência Social. Você pode acessar diretamente o site https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml e informar os dados solicitados, como nome do beneficiário, CPF, número do benefício e data de nascimento.

Em seguida, será mostrado um status informando em que etapa está o seu pedido de benefício.

Saber se benefício INSS está liberado

Para saber se o seu benefício do INSS está liberado, é fundamental realizar a consulta mencionada anteriormente. Siga os passos dados e você poderá saber se o seu benefício foi ou não concedido.

Caso o status do pedido mostre “pedido deferido” significa que foi liberado; caso mostre “pedido indeferido” significa que foi negado.

Quanto tempo demora para receber a carta de aposentadoria

Após o seu benefício ser concedido, a Carta de Concessão, também conhecida como carta de aposentadoria, deve ser recebida pelo segurado em até 20 dias úteis. Essa carta carrega informações importantes sobre o benefício.

Caso ela não chegue, você pode solicitá-la através do aplicativo Meu INSS.

Quanto tempo demora para receber o auxílio doença após a pericia

Quando o seu pedido de auxílio doença for aceito, você poderá receber a Carta de Concessão em até 15 dias. Ela conterá o dia do seu pagamento, assim como o número do benefício, banco em que os pagamentos serão feitos e muito mais.

Além disso, conterá todas as datas de pagamento, e assim você poderá ficar ciente de quando receberá pela primeira vez.

Quanto tempo demora para receber a aposentadoria por idade

Os mesmos prazos mencionados anteriormente são válidos para a aposentadoria por idade. A avaliação do pedido de benefício pode demorar até um mês e, depois disso, será preciso aguardar a Carta de Concessão para saber quando você começará a receber o benefício. Geralmente o pagamento inicia no mês seguinte ao da concessão.

Após a perícia quanto tempo leva para receber

Se você fazer a perícia no início do mês e o benefício for concedido, com certeza receberá a Carta de Concessão até o final do mês, informando que o primeiro pagamento acontecerá no mês seguinte.

Quanto tempo Demora para Receber a Carta de Aposentadoria

A Carta de Concessão do INSS é enviada a todos os segurados cujo pedido de benefício foi deferido, ou seja, aprovado. O resultado tende a sair em, no máximo, 15 dias, mas a carta pode demorar mais para chegar. Por isso que a consulta pela internet pode ser de grande ajuda.

Na Carta o indivíduo poderá ver o valor do benefício inicial, quando irá receber e outros tipos de informações.

Previdência Social

Previdência Social

Benefício Concedido Auxílio Doença

O auxílio-doença é um dos benefícios mais conhecidos e solicitados do INSS, depois das aposentadorias. Ele pode ser solicitado por muitos tipos de pessoas, desde que estas preencham as exigências indicadas. Após efetuar o pedido, o segurado deve passar pela perícia, onde o médico avalia sua situação e dá o seu parecer.

Com esse parecer, a solicitação do benefício é encaminhada para as demais etapas. O resultado tende a demorar 10 dias para ser divulgado e pode ser conferido diretamente pela internet, como mostramos acima. O período em que o segurado irá receber o benefício dependerá de sua situação.

 

Recomendados para você: