1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (840 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Calculo da nova proposta da aposentadoria do Governo Temer

A aposentadoria é um assunto muito polêmico que sempre está em discussão no governo. Com a entrada do presidente Michel Temer as expectativas sobre a nova proposta de aposentadoria está grande, pois desde sua chegada diversas ideais entraram em discussão, mas nada está totalmente decidido.

Criação de regime único na Previdência Social

Em julho desse ano foram divulgadas diversas notícias sobre a criação de um regime único na Previdência Social, com regras iguais para todos os trabalhadores.

aposentadoria-governo-temer

Aposentadoria Governo Temer. Imagem:divulgação

O que essa nova proposta mudaria em nossas vidas e na vida de quem está próximo a se aposentar?  São muitas as dúvidas das pessoas que estão por se aposentar e daqueles que estão começando a trabalhar. Com as mudanças que a previdência deverá sofrer, quem terá direito?

O que aconteceu com a Previdência no governo de Temer

Logo nas primeiras semanas de mandado o novo presidente fez mudanças na Previdência Social. A principal mudança, talvez, é que agora a pasta da Previdência será incorporada ao Ministério da Fazenda.

O INSS agora foi transferido para o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, e outros órgãos ficaram na mão de Meirelles, como a Dataprev e o Conselho Nacional de Previdência. Esses órgãos também tiveram a palavra “Social” tirada de seus nomes.

Calculo da nova proposta da aposentadoria do Governo Temer

Calculo da nova proposta da aposentadoria do Governo Temer. Imagem:divulgação

Michel Temer também autorizou que estudos fossem iniciados para a criação de apenas um regime previdenciário que pudesse ser aplicado a todos os trabalhadores brasileiros.

Acesse e saiba mais informações: Novo Cálculo paara Aposentadoria

Reforma da Previdência

O principal objetivo da reforma da Previdência é o equilíbrio das dívidas do país e a diminuição do rombo no orçamento, causado principalmente pelos pagamentos feitos a militares aposentados e servidores federais.

A principal mudança é a criação de um único sistema, com regras iguais para todos os tipos de trabalhadores. Na Previdência atual existem regras diferentes para trabalhadores rurais, servidores públicos e militares, porém, nada ainda foi confirmado ou decidido.

reforma-da-previdencia

Reforma da Previdência. Imagem:divulgação

A aposentadoria está sofrendo mudanças para acabar com o rombo na Previdência e de certa forma garantir uma aposentadoria digna aos trabalhadores brasileiros.

Mas pelo visto isso ainda vai demorar a acontecer, são tantas regras e dispositivos de lei que só mesmo passando por uma reforma total e geral para garantir direitos dignos aos trabalhadores brasileiros. Confira algumas mudanças que estão sendo feitas na aposentadoria.

Regra de Transição para Aposentadoria

Outra proposta da reforma da Previdência é a criação de uma regra de transição para as pessoas que estão no mercado de trabalho e que ainda não possuem condições de se aposentar. No entanto, essa regra de transição poderia aumentar ainda mais o tempo de espera para receber o benefício, em até quatro meses, dependendo de cada caso.

regra-de-transicao-para-aposentadoria

Regra de Transição para Aposentadoria. Imagem:divulgação

Temer também possui mais objetivos relacionados à aposentadoria: o presidente quer definir uma idade mínima para a aposentadoria no setor privado. Segundo ele, a idade seria de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres.

Quem recebeu a tarefa de definir toda essa reforma ainda não entrou em um consenso, até porque essas mudanças podem modificar profundamente a legislação brasileira. O presidente também declarou que as novas regras da Previdência não vão alterar os direitos adquiridos.

Acesse e saiba mais informações: INSS aposentadoria por tempo de contribuição

Rombo da Previdência Social

Este ano o rombo da Previdência Social chegou a R$133,6 bilhões. Para reduzir esses valores nos próximos anos o ideal seria desvincular o salário mínimo dos benefícios previdenciários e assistenciais, segundo o ex-ministro Roberto Brant.

rombo-da-previdencia-social

Rombo da Previdência Social. Imagem:divulgação

O ex-ministro também afirmou que muitos cálculos ainda precisam ser feitos para que os detalhes da reforma sejam de fato definidos. Também está em estudo a possibilidade de outro critério além da idade mínima de 65 anos. Essa reforma poderá acabar com a aposentadoria por tempo de contribuição – uma das mais solicitadas.