1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (731 votos, média: 0,02 de 5)
Loading...

Carta de Concessão e Memória de Cálculo

A Previdência Social é responsável pelas aposentadorias, auxílios e demais serviços aos cidadãos trabalhadores. Todos os benefícios são pagos por meio do INSS, onde também é possível solicitar os benefícios e fazer reclamações. Há diversas opções de aposentadorias disponíveis, mas para a grande parte delas é preciso contribuir durante 30 anos com a Previdência. Apenas depois que esse tempo é cumprido, juntamente com a idade e os demais requisitos, é que o segurado pode fazer a solicitação.

Depois da solicitação do benefício, se ele for concedido, o segurado recebe a Carta de Concessão. Falaremos sobre ela a seguir.

Carta de Concessão e Memória de Cálculo

Carta de Concessão e Memória de Cálculo

Carta de Concessão de Benefício

A carta de concessão de benefício é enviada para a residência de todos os segurados que têm os seus pedidos aceitos de aposentadoria. A finalidade da carta é informar ao segurado quando a fórmula de cálculo que será usada para chegar ao valor do seu benefício. A carta também apresenta informações sobre o banco que irá efetuar o pagamento.

Ela é enviada para a casa do segurado em até 30 dias após o pedido for concedido. Depois desse período, se o segurado não recebe-la, pode solicitá-la pela internet (ensinaremos isso a seguir).

Vantagem da Carta de Concessão

A vantagem da carta de concessão é que o segurado não precisa ir até uma agência do INSS para verificar se o seu benefício foi aceito (isso pode ser visto pela internet) e nem para entender o cálculo a ser usado no valor do benefício.

Tudo é enviado para a sua casa: você poderá ler em suas mãos como o seu benefício será calculado e onde poderá recebe-lo. Assim ficará mais fácil dar sequência ao processo do benefício.

Como Solicitar a Carta de Concessão pela Internet

No site da Previdência Social é possível solicitar a Carta de Concessão, mas o órgão alerta que se o pedido foi concedido em menos de 20 dias, é necessário esperar mais um pouco, pois ela ainda pode chegar na residência. Se isso não acontecer você pode acessar o site http://www.previdencia.gov.br/  e selecionar “Todos os Serviços” na área de Serviços ao Cidadão. Depois, selecione “Carta de Concessão e Memória de Cálculo”. Na página seguinte, clique em “Pedir Carta de Concessão”. Para que você tenha acesso a carta, deverá informar o número do benefício, a sua data de nascimento, o seu nome e o CPF.

Previdência Social

Previdência Social

Serviços no Site da Previdência Social

O site da Previdência Social é repleto de serviços para que os cidadãos possam obter informações e dados sem sair de casa. Além de solicitar a carta de concessão, é possível consultar a situação do seu benefício para saber quando ele for concedido, obter a guia da Previdência Social (GPS), o extrato do pagamento do benefício e ler informações como requisitos de todos os tipos de auxílios concedidos.

Se você ficar com alguma dúvida ainda pode ligar para a Central de Atendimento do INSS no número 135, de segunda à sábado, das 7h às 22h. O serviço é gratuito.

Recomendados para você: