1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (919 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Certidão de Tempo de Contribuição – CTC

A Previdência Social age por meio do INSS para pagar todos os benefícios aos seus segurados, como aposentadorias e auxílios. Para que tudo possa ser efetuado de maneira mais fácil, a Previdência possibilita que em seu portal na internet os segurados realizam uma série de serviços. É possível consultar a situação do benefício, ver os requisitos e modo de solicitar uma aposentadoria, consigam ter acesso ao extrato de contribuições previdenciárias e muito mais.

Isso tornou o acesso ao serviço mais fácil, pois agora o cidadão só vai até uma unidade do INSS para completar o serviço ou quando o que é desejado não pode ser feito online.

Certidão de Tempo de Contribuição – CTC

Certidão de Tempo de Contribuição – CTC

Certidão de Tempo de Contribuição Online

Um dos serviços disponibilizados no portal da Previdência é a CTC, também chamada de Certidão de Tempo de Contribuição. Agora os serviços público efetivos não precisarão mais ir até uma unidade do INSS para emitir a CTC, isso pode ser feito online, através de um computador ou celular.

A Certidão é um documento exclusivo desses servidores que fazem recolhimentos previdenciários para o Regime Próprio da Previdência Social. O objetivo da CTC é ser usada pelos servidores para que eles usem o tempo de contribuição no INSS para obter benefícios do órgão onde trabalham.

Como emitir a CTC No portal da Previdência (http://www.previdencia.gov.br) há duas opções: agendar ou consultar a certidão. Se você quer agendar uma consulta em uma unidade para obtê-la, você deverá optar pela primeira opção. Você será redirecionada para uma página para efetuar o agendamento do atendimento, assim ele ficará garantido!

Você deverá selecionar o serviço desejado e digitar o código da figura para prosseguir. Na segunda etapa é preciso informar os dados do requerente, depois selecionar a unidade, confirmar o requerimento e por fim, emitir o comprovante do requerimento.

Se você optar pela segunda opção, será redirecionada para o site da Dataprev, onde poderá efetuar a consulta informando o número do protocolo, sua data de nascimento, seu nome e CPF.

Requisitos e Documentos – CTC

Para poder solicitar a emissão da CTC através do agendamento online, o cidadão interessado deve preencher alguns requisitos. Por exemplo, ele deve ser servidor público efetivo da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios; e estar vinculado a Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Previdência Social

Previdência Social

Após fazer o agendamento, o segurado deve comparecer no dia e local marcado para emitir a CTC. Para que isso seja possível, no atendimento é preciso apresentar um documento de identificação com foto, como o RG ou CNH, e o número do CPF.

O atendimento pode ser muito mais rápido se você também levar documentos que comprovem os seus períodos trabalhados, como a Carteira de Trabalho, todos os carnês de contribuição e demais comprovantes de pagamentos ao INSS. Apresente também um documento oficial do órgão de lotação para comprovar que trata-se de um servidor ativo no momento da solicitação da CTC.

Dúvidas – Previdência Social

Se restar alguma dúvida, ligue para a Central de Atendimento do INSS no telefone 135. O atendimento é feito de segunda à sábado das 7h às 22h.

 

Recomendados para você: