1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.304 votos, média: 3,22 de 5)
Loading...

Certidão para Saque do PIS/PASEP/FGTS

O PIS, PASEP e o FGTS são recursos de direitos a todos os trabalhadores do nosso país, tanto do setor privado quanto público. Eles pagos uma vez a cada ano, de acordo com a data de nascimento de cada cidadão. O valor a ser pago pelo PIS ou PASEP varia de acordo com o tempo trabalhado e com o tipo de profissão. Já o FGTS é depositado pelo empregador enquanto o cidadão ainda possui um emprego e pode ser retirado após a demissão, desde que esta seja sem justa causa.

A Previdência Social, como é um órgão responsável por muitas contribuições, possibilita que o cidadão emita uma certidão que dê direito ao saque desses benefícios.

O que é a Certidão para Saque?

A Certidão para Saque da Previdência Social é um documento que autoriza todas as instituições financeiras a liberaram os valores dos benefícios do PIS, PASEP e FGTS. Ou seja, após a liberação da certidão, todas as instituições estão liberadas a pagar os valores residuais de todos esses benefícios, em virtude da concessão de aposentadoria, pensão por morte, benefício assistencial ao idoso ou à pessoa com deficiência.

Apenas com essa certidão os bancos liberam os pagamentos e os cidadãos podem começar a sacar o que lhes pertence por direito.

Como solicitar a Certidão para Saque

É possível solicitar a certidão para saque diretamente pela internet, no portal da Previdência Social (http://www.previdencia.gov.br). Após a solicitação, a certidão será enviada para a casa do solicitante em até 20 dias. Todo o procedimento é feito de forma gratuita e o solicitante não precisará pagar por nada, nem pela certidão.

Para fazer a remissão da certidão é preciso selecionar a opção “Certidão para Saque do PIS/PASEP/FGTS” no site da Previdência. Depois, selecione “Solicite agora a remissão da certidão”. Na página seguinte informe o número do benefício, a sua data de nascimento, seu nome e seu CPF.

Benefícios da Certidão para Saque

Com a certidão para saque em mãos você poderá recolher qualquer um dos benefícios citados: PIS, PASEP ou FGTS, de acordo com o calendário de cada um. Isso porque eles não podem ser recolhidos a qualquer momento e dia: há um calendário disponibilizado geralmente pela Caixa Econômica Federal que possui as datas de recolhimento dos benefícios, de acordo com o mês de nascimento dos cidadãos.

Previdência Social

Previdência Social

No caso do FGTS, você pode sacá-lo após ser demitido sem justa causa. Sem a certidão em mãos isso é impossível.

Outros serviços da Previdência Social

Através do portal da Previdência Social é possível realizar uma série de serviços além desse que mencionamos. É possível fazer agendamentos para atendimentos nas unidades do INSS, assim você só comparece pois possui um atendimento garantido e com hora marcada. Também é possível emitir a Guia da Previdência Social (GPS), a carta de concessão, consultar a situação do seu benefício, o extrato de contribuições previdenciárias e muito mais.

A maioria desses serviços exigem informações como seu nome, CPF e número de benefício. Se houver dúvidas, ligue para a Central de Atendimento 135.

Certidão PIS Pasep FGTS pensão morte

Caso o segurado do INSS venha a falecer e o seu dependente tenha o direito de receber a pensão por morte, também poderá emitir a certidão para saque do PIS/PASEP/FGTS pela internet, no site da Dataprev. A partir do momento que a pensão é concedida ao dependente, a certidão fica disponível para emissão.

O dependente deve tê-la em mãos quando desejar emitir o PIS/PASEP/FGTS do parente que tiver falecido. Após solicitar a certidão pela internet, ela chega em sua casa em até 20 dias úteis.

Certidão negativa PIS

Já a Certidão Negativa do PIS é outro documento, cujo principal objetivo é informar ao cidadão se ele já possui ou não um cadastro no PIS – Programa de Integração Social. Essa consulta deve ser feita pelo próprio empregador. Se ele constatar que o empregado não possui um cadastro, deve efetuá-lo.

PIS Pasep FGTS consulta

Caso você deseje consultar o seu PIS/PASEP/FGTS para descobrir se os depósitos do seu patrão estão sendo feitos corretamente ou se já é possível sacar os benefícios, pode fazê-lo pela internet, sem precisar sair de casa. Essa consulta é disponibilizada pelo portal da CAIXA, onde você tem acesso a informações sobre todos os seus benefícios trabalhistas.

Para ter acesso é preciso informar o número do NIS e a senha internet. Se for o seu primeiro acesso, você poderá cadastrar a senha e acessar o portal.

Como tirar certidão negativa do PIS pela internet

Para emitir a certidão negativa do PIS através da internet, é preciso acessar o portal da CAIXA mencionado e fazer login. Dentro do sistema, selecione a opção “PIS”. Você verá uma série de opções de serviços, como consulta de saldo, emissão de extrato, entre outros. Também deverá haver a opção de Certidão Negativa.

Clique sobre essa opção, siga todas as instruções do site e pronto, você terá emitido sua certidão negativa.

PIS Pasep FGTS extrato

O extrato do PIS/PASEP/FGTS é um documento que contém toda a movimentação de sua conta e benefício durante um determinado período. No caso do FGTS, é útil retirar com regularidade, para conferir os depósitos do patrão.

Felizmente esse tipo de documento também pode ser emitido pelo portal da CAIXA. Uma vez dentro do sistema, basta selecionar o benefício de sua preferência e, em seguida, clicar em “Extrato”. Você verá o extrato digital na tela do seu computador e, se desejar, poderá imprimir.

Certidão negativa pis Pasep pessoa física

A Certidão Negativa do PIS/PASEP de pessoa física é a mesma mencionada anteriormente. Se você desejar, também pode comparecer a uma agência da CAIXA para obter mais informações e retirar o documento.

Previdência social pis Pasep consulta

Se você deseja descobrir se possui um número do PIS, pode fazer isso pela internet. A Previdência Social disponibiliza através de um portal o registro de novos segurados. Você preenche todos os campos em branco e, caso você já possua um PIS e um cadastro, receberá a mensagem informando o número.

Certidão previdenciária INSS

A Certidão Previdenciária é um documento extremamente importante e, por vezes, necessário a muitas empresas. A Previdência Social disponibilizada através da Receita Federal a possibilidade da empresa emitir tal documento, desde que informe o CNPJ.

 

Recomendados para você: