1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (88 votos, média: 4,78 de 5)
Loading...

CND INSS – Emissão de Certidão Negativa INSS

CND INSS – Como Emitir a Certidão Negativa do INSS

A certidão negativa do INSS pode ser retirada através da internet, uma ferramenta que vem auxiliando milhares de contribuintes ao longo dos anos, pois com apenas alguns cliques é possível obter o documento sem precisar sair de casa.

Aqui no artigo você vai encontrar todas as informações necessárias para poder solicitar Certidão Negativa INSS e ficar por dentro de todas as suas obrigações e contribuições.

CND INSS

CND INSS – Emissão de certidão negativa INSS. Imagem:Divulgação

O que é a Certidão Negativa do INSS?

A CND é a Certidão Negativa de Débito que é emitida pela Secretaria  de Estado da Fazenda, uma vez que essa é a maneira de saber se existem pendencias e débitos tributários do contribuinte, sendo assim, quando houver débitos ela é chamada de Certidão Positiva de Débitos.

Detalhamento de Crédito

Certidão Inss. Imagem:divulgação

Nesse caso é importante averiguar os débitos para poder saldá-los e regularizar a sua situação. O Processo é muito fácil e rápido e pode ser feito todo online, basta ter acesso a internet.

Como obter, Onde Extrair a CND do INSS?

A Certidão Negativa do INSS pode ser requerida  de duas formas na Unidade da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), sendo que qualquer uma das duas tem 10 dias para entregar o documento solicitado.

certidao inss

Certidão inss. Imagem:dviulgação

Outra forma de requerer a certidão negativa do INSS é através da internet no site http://www.receita.fazenda.gov.br  ou http://www.pgfn.fazenda.gov.b r, sendo que a certidão será emitida imediatamente à solicitação, ou seja é emitida na hora sem precisar esperar.

Saiba Mais Informações: Acesse, Benefícios do INSS.

Passo a Passo de como Retirar a CND do INSS

Para requerer a Certidão Negativa do INSS pela internet o requerente deverá acessar o site e ter em mãos os documentos como o número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas o CNPJ ou o Cadastro Específico do INSS o CEI. Na página http://www.dataprev.gov.br/servicos/cnd1.htm , o usuário deve preencher os dados solicitados como:

– O número da matrícula (CNPJ ou CEI).

– Motivo da emissão da certidão: Averbação de imóveis, baixa, outras finalidades e/ou registro ou arquivamento de alterações contratuais.

– Digitar os caracteres anti-robô.

– Clicar em “Cadastrar”.

Após realizar o cadastro será aberta uma tela  onde conterá os dados da entidade a qual será emitida a CND, como: nome completo,  endereço, bairro onde reside, estado e CEP. Após os dados serem averiguados é só clicar em “Confirmar”.

Se não houver nenhuma pendencia com o INSS  a CND aparecerá na próxima tela. Em caso de pendência aparecerá uma mensagem  contendo um comunicado com a impossibilidade de emissão da CND, nesse caso é importante fazer a consulta das pendências e fazer a regularização para poder emitir a CND.

Para que serve a CND do INSS

A Certidão Negativa do INSS pode ser requerida para  tributos federais administrados pela Secretaria da Receita Federal e pela Procuradoria da Fazenda Nacional (Certidão Conjunta) ou podem ser requeridas para contribuições destinadas a Seguridade Social, que são de competência do INSS.

certidao inss

Certidao inss. Imagem:divulgação

A certidão pode ser requerida pelo contribuinte de pessoa jurídica ou que esteja nomeada com procurador habilitado, pessoa física (CPF). Para tanto é preciso ter sempre em mãos os documentos originais ou cópia autenticada.

Para as situações que consta firma reconhecida, fica dispensada a apresentação do documento de identidade do requerente.

Saiba Mais Informações: Acesse, Unidades do INSS.

Certidões Negativas, Portal do Empreendedor

Para emitir certidões negativas através do Portal do Empreendedor MEI basta acessar o link com o endereço eletrônico http://www.portaldoempreendedor.gov.br/servicos-online/certidoes-negativas-1.  Para quem não sabe o MEI (Microempreendedor  Individual) é a pessoa que trabalha por conta própria e está legalizado como pequeno empresário.;

certidao inss

Certidão inss. Imagem:divulgação

Através da Lei Complementar nº 128 de 19/12/2008 desenvolveu  condições especiais para que o trabalhador informal possa se tornar MEI e trabalhar legalizado.

Ser um MEI apresenta inúmeras vantagens como: registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

Certidão Trabalhista

Para emitir a Certidão Trabalhista o trabalhador poderá fazer através da internet no site do Portal da Justiça de Trabalho no link http://portal.trt23.jus.br/ecmdemo/public/trt23/servicos/CertidaoNegativaTST.  Através do site fica muito fácil, basta preencher o formulário com os dados indicados.

CND INSS

Certidão Negativa do Inss. Imagem:Divulgação

A certidão eletrônica é gratuita e pode ser obtida em todos os portais da Justiça do Trabalho na rede mundial de computadores (Tribunal Superior do Trabalho, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Tribunais Regionais do Trabalho) e tem valor de 180 dias.

A certidão pode ser requerida em qualquer momento desejado, desde que tenha em mãos os documentos necessários para preencher o cadastro.

Pedido de Certidão Negativa de Débito, como fazer?

Para obter a Certidão Negativa de Débitos basta acessar o programa  da DATAPREV no link http://www.dataprev.gov.br/servicos/cnd1.htm.

Pedido de Certidão Negativa de Débito

Pedido de Certidão Negativa de Débito. Imagem:divulgação

Para solicitar o pedido basta informar o numero do CNPJ (Número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou o número da matrícula do CEI (Cadastro Específico do INSS) e a finalidade. É simples e rápido.

Débitos Relativos a Contribuições Previdenciárias

Para ficar por dentro de todas as informações sobre as contribuições da previdência basta entrar no site da Receita Federal do Brasil no link http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/CND/defaultpj.htm .

Débitos Relativos a Contribuições Previdenciárias

Certidão Inss. Débitos Relativos a Contribuições Previdenciárias. Imagem:divulgação

Lá você encontrará todas as informações necessárias inclusive se houver débitos. As contribuições previdenciárias são realizadas mensalmente pelo próprio empreendedor individual através de um carne com os valores referentes à contribuição. E através do site da Receita Federal é possível averiguar se há pendencias ou não.

Emissão de Certidão Negativa

A Emissão de Certidão Negativa  INSS pode ser realizada pela internet de uma forma simples e prática. A Certidão Negativa de Débito é emitida pela  Secretaria de Estado da Fazenda, pois essa é a maneira de ficar sabendo se há  pendencias e débitos tributários do contribuinte.

No caso de haver pendências ela é chamada de Certidão Positiva de Débitos e nesse caso os débitos devem ser acertados.

CND INSS

Saiba Como Conseguir a CND do Inss. Imagem:Divulgação

A CND pode ser pedida para tributos federais administrativos Secretaria da Receita Federal e pela Procuradoria da Fazenda Nacional (Certidão Conjunta) ou podem ser requeridas para contribuições destinadas a Seguridade Social, que são de competência do INSS.

É importante fazer as contribuições mensais para que o trabalhador tenha direito a aposentadoria no tempo certo, pois de nada adianta ter a idade se o tempo de contribuição não bater.

Recomendados para você: