1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (722 votos, média: 0,00 de 5)
Loading...

CNIS INSS. Saiba como Consultar

O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é um importante serviço para obter o benefício previdenciário, como a aposentadoria. Isso porque, ao dar entrada em qualquer tipo de benefício da Previdência, o órgão irá procurar por informações suas justamente na base de dados do CNIS.

Esse serviço também permite que você emita extratos previdenciários que comprovem as contribuições e também todo o valor recebido do INSS, se você precisar mostrar isso a alguém ou a uma empresa.

CNIS INSS. Saiba como Consultar

CNIS INSS. Saiba como Consultar

Qual a Importância do CNIS?

Como você viu, o CNIS possui todas as informações pessoais sobre você e sobre as outras pessoas, sendo o primeiro lugar de busca do INSS quando alguém solicita algum tipo de benefício. As informações presentes no CNIS são muito importantes, pois elas definem se você é ou não apto para receber o benefício solicitado.

É importante sempre manter suas informações do CNIS atualizadas e corretas, pois elas que são levadas em conta para calcular o seu benefício. Os dados presentes no CNIS, de acordo com o Decreto de 2008, são válidos para comprovar relação de emprego, tempo de serviço ou de contribuição, salários e também filiação à Previdência Social. O extrato do CNIS também pode ser exigido ainda no caso de concursos públicos.

Como Consultar o CNIS

Você pode consultar o CNIS e ainda obter o comprovante sempre que quiser, através da internet. A consulta pode ser feita no site https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml,  onde você encontra inúmeras opções de serviços, como a parte dedica a “Consulta”. Nesse menu, você poderá selecionar “Imprimir Comprovante”.

Na página seguinte informe o seu NIT (PIS/PASEP) e a senha. Logo a seguir você terá acesso ao comprovante do seu CNIS com todas as informações.

Corrija os Dados do CNIS

Se ao obter o extrato do CNIS você notar algum erro ou falha, seja nas suas informações pessoais, período de tempo trabalho, remunerações recebidas ou contribuições para o INSS, vá atrás de corrigir esses dados para que você não seja prejudicado no futuro.

O bom é que isso pode ser feito pela internet, diretamente no site informado acima. Para isso, na primeira página, na área “Atualização”, você poderá escolher entre “Complementar dados de SE” ou “Alterar dados de contato”. Também será preciso informar o NIT e a senha para prosseguir. No mesmo site ainda é possível efetuar a inscrição no CNIS e consultar o extrato previdenciário.

Consulta de Extrato Previdenciário

O extrato previdenciário contém informações essenciais sobre a sua contribuição para a Previdência Social e também sobre o benefício, caso já esteja recebendo. Você pode obtê-lo sempre que desejar, por meio da internet. Ele te ajudará a comprovar algumas informações caso seja necessário.

Consulta de Extrato Previdenciário

Consulta de Extrato Previdenciário

A consulta do extrato previdenciário pode ser feita no mesmo site informado acima, basta selecionar a opção “Consulta Extrato Previdenciário”. Para prosseguir será necessário informar os dados de login, como o NIT (PIS/PASEP) e a senha do sistema.

Logo depois, clique em “Enviar” para que a consulta seja realizada e você tenha acesso a todas as informações. Se a consulta não for realizada, mas sim aparecer outra tela de serviços, você deverá escolher a opção correspondente a essa consulta.