1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (646 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Como Calcular o Adicional Noturno

Na busca por um emprego melhor, muitas pessoas se tornam adeptas da ideia de trabalhar durante a noite, pois além do salário, há também o adicional noturno.

O que incomoda é que nem sempre o empregado consegue fazer essa conta sozinho, e por isso corre o risco de ser passado para trás. Para evitar possíveis dores de cabeça, aqui lhe damos todas as informações necessárias para calcular o seu adicional noturno.

Saiba mais Informações, acesse: INSS Auxilio Doença

Como Calcular o Adicional Noturno

Como Calcular o Adicional Noturno

Adicional Noturno Porcentagem

O empregado que trabalhar na parte noturna precisa receber, além do salário normal sobre o valor-hora, o adicional noturno que consiste em 20%. Ou seja, esses 20% devem ser acrescentados no valor total que você irá receber por efetuar o seu trabalho.

Mas é necessário muito cuidado na hora de efetuar o pagamento, pois muitos fatores são levados em conta, como se a atividade se inicia no período diurno e segue até o noturno.

Saiba mais Informações, acesse: DATAPREV – Extrato de Pagamentos INSS

Adicional Noturno CLT

A CLT possui um regime sob quais diversos trabalhadores noturnos realizam suas atividades. É esse regime que determina que o acréscimo do adicional deve ser de no mínimo 20% para o trabalho noturno urbano, e no mínimo de 25% para o trabalho noturno rural.

O valor a ser recebido é determinado sobre os valores que a sua categoria recebe. Uma forma bem simples de realizar o cálculo é dividir o salário base mensal pelas horas contratuais e depois multiplicar o valor da hora pelo percentual do adicional. O resultado deve ser multiplicado pelas horas noturnas que foram trabalhadas durante o mês.

Adicional Noturno Doméstica

Todas as empregadas domésticas registradas em suas devidas Carteiras de Trabalho possuem o direito de receber adicional noturno, assim como todos os demais trabalhadores. Apenas as empregadas que trabalharem das 22 horas às 5 horas da manhã podem receber o adicional noturno, com a mesma porcentagem citada anteriormente.

Vale ressaltar que a empregada que pernoita no serviço não possui direito ao adicional, pois realiza seus serviços na parte diurna.

Saiba mais Informações, acesse:

Adicional Periculosidade

Esse tipo de adicional deve ser pago a todo empregado que for exposto a situações periculosas que causem riscos e danos permanente, como a exposição a explosivos, energia elétrica, violência física, roubo, entre outros.

A tal periculosidade deve ser avaliada e caracterizada pelo Engenheiro do Trabalho ou Médico do Trabalho. O valor do adicional de periculosidade é o acréscimo de 30% sobre o salário do trabalhador.

Adicional Insalubridade

O adicional de insalubridade deve ser dado a todo trabalhador que for exposto a uma situação ou local que pode gerar doenças. De um modo geral, a insalubridade leva em conta o tipo de atividade que o trabalhador desenvolve, sendo assim, é considerado insalubridade atividades ou operações que colocam o trabalhador de frente com substâncias nocivas à saúde.

O valor do adicional pode ser de 40%, 20% ou 10%, de acordo com a sua classificação.

Como Calcular o Adicional Noturno

Como Calcular o Adicional Noturno

Tabela Horário Noturno

Diferente da hora diurna, na parte da noite a hora não é contada com 60 minutos, mas sim com 52 minutos e 30 segundos. Na área rural, o trabalho noturno é considerado a partir das 21 horas e segue até as 5 horas da manhã; já na pecuária o trabalho noturno começa às 20 horas e segue até as 4 horas da manhã.

No Portal da Auditoria é possível conferir uma tabela completa com os horários noturnos. Acesse: http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/caltrab_adicionais.htm.

 

 

 

Recomendados para você: