1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como calcular quanto tempo falta para aposentadoria

Atualmente, muitos cidadãos estão tendo dúvidas em relação à aposentadoria e Previdência Social, devido às mudanças que vêm acontecendo. Toda a reforma tem gerado questionamentos de como fica a aposentadoria a partir daqui e como calcular o tempo certo, algo importante para todo segurado se atentar para que não seja prejudicado no futuro por não saber os seus direitos.

Não existe apenas uma regra na aposentadoria e cada caso é um caso, então, é necessário verificar em qual delas você se encaixa, uma vez que as mudanças podem gerar dificuldades para conseguir o benefício mesmo tento contribuído pela vida toda. Se você quer saber como calcular o tempo que falta para a sua aposentadoria, confira a seguir as principais informações.

Como calcular quanto tempo falta para aposentadoria

Como calcular quanto tempo falta para aposentadoria

Consulta do tempo de contribuição

Compreender o tempo que falta para se aposentar depende, principalmente, saber já por quanto tempo você tem contribuído para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Saber esse tempo é muito importante, porém, não é algo que todo mundo consegue fazer com facilidade porque muitas vezes através dos anos eles atuaram em diversas empresas diferentes, o que realmente dificulta a consulta.

Caso você tenha trabalhado apenas em um local por vários anos ou trabalhou em uma quantidade fácil de fazer a contagem, você pode fazer essa verificação em sua própria carteira de trabalho, nos carnês de contribuição ou até mesmos e dirigindo para uma agência da Previdência. Vale lembrar que algumas pessoas possuem atividade remunerada exercida de modo especial – neste caso, é preciso menos tempo de contribuição.

Mas, se quiser uma maneira mais simplificada, basta acessar o site da Previdência através do link http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/gps/, e você será direcionado rapidamente para a área de consulta. Basta inserir os dados solicitados e pronto.

Calculo do tempo e idade

Quando você descobrir por quanto tempo contribuiu, já é possível fazer o seu cálculo inserindo essa informação e a sua idade atual. Para tal, você pode acessar o link informado acima e clicar em “Simule a sua aposentadoria”. Insira os dados pedidos e todo o cálculo aparecerá em sua tela, fácil assim!

O que pode mudar com a reforma da Previdência?

 São mudanças pontuais propostas pelo Governo, mas que farão bastante diferença. A ideia é determinar uma idade mínima para aposentadoria, sendo 65 anos de idade para homens e para mulheres. Além disso, a reforma pode pedir outra mudança e exigir um mínimo de 25 anos de contribuição à Previdência.

Atualmente, as regras da aposentadoria por idade exige 65 anos para os homens e 60 para as mulheres, sendo 15 anos de contribuição no caso de aposentadoria por idade. A aposentadoria por tempo de contribuição exige 35 anos contribuindo para homens e 30 para mulheres.

Também será possível utilizar a regra 85/95. Mas o que ela significa? Através de um cálculo, os homens devem atingir 95 pontos quando somados tempo de contribuição e sua idade atual. No caso das mulheres a soma deve ser de 85 pontos utilizando os mesmos dados indicados.

reforma da Previdência

reforma da Previdência

 Regra de transição para aposentadoria e previdência social

 Para que as pessoas que já passaram anos contribuindo não sejam prejudicadas, os homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45 podem entrar em uma “regra de transição” desenvolvida pela Reforma. Assim, os trabalhadores poderão optar por algo mais vantajoso para o recebimento de seu tão esperado benefício.

Essas são apenas algumas mudanças que serão implementadas pela Reforma da Previdência Social pelo atual governo federal. É importante que todos se informem a respeito disso, afinal, tanto quem está para aposentar quanto quem ainda tem muito tempo para contribuir podem ser afetados – então, não deixe de conferir todos os seus direitos

Recomendados para você: