1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Consultar o Processo INSS?

Um processo no INSS nada mais é do que um pedido de aposentadoria ou de benefício. Eles chamam de processo por ser algo que fica sendo avaliado no sistema e tem o seu resultado deferido ou indeferido de acordo com os documentos apresentados pelo cidadão.

Milhares de pessoas solicitam todos os anos vários benefícios na Previdência Social e desejam descobrir como consultar esse processo, algo que é extremamente fácil, simples e rápido. Continue lendo para saber mais.

Como Consultar o Processo INSS?

A consulta ao processo do INSS pode ser feita pessoalmente e pela internet, da forma como você preferir. Pessoalmente, basta ir até a mesma agência em que você deu entrada no seu pedido de aposentadoria ou de auxílio, e consultar o andamento do processo.

Consultar o Processo INSS

Consultar o Processo INSS. Imagem:divulgação

No local você deve informar o seu nome e entregar o número do protocolo que lhe entregaram no dia em que você efetuou a entrada no pedido. É indicado ter em mãos também um documento de identificação e o seu CPF.

Consultar processo INSS pelo número do processo

Se você optar por consultar pela internet, poderá fazê-lo diretamente através do site da Previdência Social. Nele, além de conferir todos os benefícios, você encontrará a consulta de situação de benefício. Através dessa consulta você pode descobrir como anda o seu pedido, inclusive se ele foi aceito ou não pelo órgão.

Para fazer essa consulta você deverá ter em mãos o seu CPF, sua data de nascimento, nome completo, assim como o número do processo ou do benefício. O número do processo ou do benefício é informado pelo atendente logo após você dar entrada no pedido na agência. Guarde esse número pois ele é de grande ajuda para realizar todas as consultas desejadas.

Depois de efetuar a consulta, se a mensagem for “deferido”, significa que seu benefício foi concedido e você deverá aguardar a Carta de Concessão chegar em sua residência para saber mais.

Consultar Processo INSS pela Justiça Federal

Através do site da Justiça Federal também é possível efetuar a consulta processual unificada, usando o número do processo, nome da parte, CPF/CNPJ da parte ou outras informações.

Consultar o Processo INSS

Consultar o Processo INSS. Imagem:divulgação

Para efetuar a consulta basta acessar https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=consulta_processual_pesquisa, escolher a forma da pesquisa, informar o número do processo ou a informação correspondente a pesquisa informada, e escolher o local que deseja consultar. Por fim clique em “Pesquisar” e pronto.

Consulta Processual Rio Grande do Sul

Você também pode realizar a consulta processual escolhendo por estado. Através do site https://www2.jfrs.jus.br/consulta-processual/ você tem a opção de selecionar um dos três estados da região sul para unificar a consulta. Depois de selecionar, deverá informar o número do processo, que pode conter até 20 algarismos, assim como selecionar o local onde deseja efetuar a consulta.

Logo depois basta clicar na opção de “Não sou um robô” e clicar em “Pesquisar”. Você também pode efetuar a pesquisa pelo nome da parte, usando o CPF/CNPJ, número da OAB, número da CDA, Número do processo eletrônico com chave, e muito mais.

Recomendados para você: