1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Consultar Saldo ou Extrato do FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é mais um benefício recebido pelo trabalhador que foi demitido sem justa causa, para que este possa se sustentar durante um tempo, ou realizar um financiamento.

O FGTS pode ser sacado pelo trabalhador apenas em uma situação de demissão sem justa causa, através de uma chave concedida pelo empregador. É possível consultar regularmente o saldo do seu FGTS pela internet, através da Caixa e também do Cartão Cidadão.

Consultar Saldo e Extrato do FGTS pela Internet

É possível consultar o saldo e o extrato do seu FGTS pela internet por meio de um portal criado pela Caixa Econômica Federal. Esse portal pode ser acessado diretamente no site da empresa ou ainda pelo site do próprio benefício: http://www.fgts.gov.br/. Na categoria de serviços para o trabalhador, deve ser selecionada a opção “Serviços On-line” e logo depois o “Extrato do FGTS”.

Na página é possível ter acesso a informações, como os documentos e dados necessários, e realizar a consulta, clicando em “Consultar saldo do FGTS”. A partir daí, você é redirecionado para o sistema criado pela Caixa.

Extrato FGTS Saldo Zerado

Quando o cidadão não possui saldo no FGTS pode ocorrer por dois motivos, nunca foi recolhido o valor pelo patrão, ou já foi sacado pelo empregado. No caso de o não recolhimento é importante procurar os direitos para receber. Nesse caso é importante procurar um advogado.

Extrato FGTS Saldo para Fins Rescisórios

O recolhimento rescisório pode ser feito através da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS que pode ser gerada por um aplicativo. Esse aplicativo está disponível de forma gratuita no site da Caixa ou no Portal Empregador. Para consultar o saldo dos fins rescisórios, o trabalhador deverá estar devidamente registrado e possuir um certificado digital para acessar a Conectividade Social.

Consultar Extrato FGTS Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é obrigatório para que você possa consultar o extrato do FGTS e também sacar o benefício. Para obtê-lo o trabalhador deve estar cadastrado no PIS/PASEP, no NIS ou no NIT. Quem já possui um cartão referente a outros programas do governo não precisa emitir o Cartão Cidadão.

O trabalhador deve se dirigir a uma agência da Caixa para adquirir o seu cartão, ou ainda solicitá-lo pela central telefônica no número 0800 726 0207.

Consulta Saldo FGTS Cartão Cidadão

Consulta Saldo FGTS Cartão Cidadão

Consultar Extrato FGTS Empregador

O empregador é responsável por recolher o FGTS de seus empregados até o dia 7 de cada mês. O valor do FGTS corresponde a 8% do salário bruto que é pago aos trabalhadores. No caso de trabalhador doméstico, o valor passa a ser de 11,2%. No site do FGTS existe uma área dedicada apenas aos empregadores, onde é possível obter todas as informações: http://www.fgts.gov.br/empregador/.

Consultar extrato FGTS Caixa Econômica Federal

Você também pode consultar o saldo através do site da Caixa, acessando http://www.caixa.gov.br  e escolhendo a opção referente ao FGTS. Na página seguinte você deverá informar o seu NIS PIS/PASEP e uma senha da internet. Caso você não tenha uma, basta optar por “Cadastrar senha”.

Logo depois você terá acesso a diversos serviços redirecionados ao FGTS, ao PIS, e ao Seguro Desemprego. Na primeira opção você poderá escolher por “Extrato”, o mesmo será gerado e você poderá ou não imprimi-lo.

fgts

Consultar Extrato FGTS Completo

Para consultar o extrato completo você deve acessar o portal da Caixa, seguir os mesmos passos, mas quanto estiver no sistema, optar pela opção de “Extrato Completo”. O mesmo será mostrado com todas suas informações, assim como a categoria, o tipo de conta e a data da admissão. Você poderá imprimir se quiser e ainda conferir o próximo extrato.

 

Recomendados para você: