1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Consultar Situação do Benefício

Consultar a situação do benefício na Previdência Social é um serviço disponibilizado a todos os cidadãos brasileiros e que deve ser feito por todos aqueles que solicitaram algum benefício em uma agência do INSS. Essa consulta permite ao cidadão acompanhar a situação do seu pedido e inclusive descobrir se ele foi aceito ou não pelo órgão.

É uma consulta benefício online, portanto para realizá-la é preciso ter acesso à internet. A seguir, veja como consultar a situação do seu benefício.

Situação do Benefício erro de processamento da solicitação

A consulta de situação de benefício pode ser feita diretamente pelo link https://sipa.inss.gov.br/Consultar Situação do Benefício, onde o cidadão deverá preencher todos os campos com as informações solicitadas, como número do benefício, CPF, nome completo, entre outras. Depois que você fornecer esses dados e realizar a consulta, aparecerá uma mensagem informando a situação do seu benefício.

Situação do Benefício

Situação do Benefício. Imagem:divulgação

Há várias opções de mensagem e uma delas é o “erro de processamento da solicitação”. Se essa mensagem aparecer, pode significar que a sua solicitação ainda não foi incluída no sistema da Previdência. É comum essa mensagem aparecer principalmente em solicitações muito recentes. Essa mensagem também pode aparecer quando você digitar uma informação errada ou caso o sistema esteja indisponível.

Situação do Benefício em revisão

Caso você efetue a consulta e outra mensagem aparecer, dessa vez informando que o seu pedido está em revisão, significa que a Previdência está analisando todos os seus documentos e informações, para em breve informar se o benefício foi cedido ou recusado.

Isso significa que você deverá retornar em breve e refazer a consulta, para ter acesso ao resultado da sua solicitação de benefício. A revisão pode durar algumas semanas, assim como poucos dias, portanto sempre retorne ao sistema.

Situação do Benefício indeferido

Na hora de realizar a consulta outra mensagem que pode surgir é a de que seu pedido foi indeferido. Se constar essa informação na sua consulta, significa que o seu pedido foi negado. Muitas vezes o sistema não informa o motivo que levou ao benefício ser indeferido, mas o cidadão ainda pode recorrer.

Situação do Benefício

Situação do Benefício. Imagem:divulgação

É preciso entrar com um recurso administrativo na mesma agência do INSS em que solicitou o benefício, efetuando o agendamento online pelo site. Será possível acompanhar pela internet o andamento do seu recurso e conferir se o seu benefício foi deferido ou não.

Situação do Benefício cessado

As pessoas que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez comumente precisam lidar com o fato do benefício ser cessado. Isso acontece porque, ao realizar uma nova perícia, o médico relata que o indivíduo não precisa mais do benefício, quando ainda precisa.

Após efetuar uma nova perícia, o aposentado precisa fazer a consulta de benefício para conferir o resultado. Caso o resultado seja indeferido ou cessado, significa que ele parará de receber o benefício. É possível recorrer diretamente no INSS, realizando uma nova consulta.

Situação do Benefício salário materno

Contribuintes do INSS que solicitam o salário materno também podem consultar o benefício pelo sistema que mencionamos anteriormente, basta preencher os dados e informar o número do benefício.

Recomendados para você: