1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...

Como Descobrir Número Benefício INSS

Todo aposentado e pensionista da Previdência Social são identificados através de um número, o número do benefício. Estar ciente de qual é esse número é fundamental para efetuar pesquisas no portal do MEU INSS, agendar atendimentos e realizar uma série de outros serviços. Veja a seguir como descobrir o número do benefício INSS.

Número do benefício INSS Cartão

O número do benefício INSS é fundamental, pois representa o aposentado e o seu benefício. Cada um dos segurados e aposentados da Previdência possui um número diferente, para garantir a segurança de suas informações.

Esse número é solicitado na hora de fazer consultas, por exemplo na consulta de situação de benefício, ou no extrato de pagamentos do INSS. O número é definido no momento em que algum tipo de benefício é aprovado e normalmente ele não é informado ao beneficiário.

Consultar número do benefício INSS pelo NIT

A consulta do número do benefício INSS pode ser feita usando o NIT, diretamente no site da Dataprev. Isso porque o NIT – Número de Integração Social – é gerado para cada cidadão que se cadastra na Previdência Social. O número do NIT pode ser obtido pela Central de Atendimento da Previdência, no 153.

número do benefício INSS

número do benefício INSS. (Imagem: Divulgação)

Para saber o número do seu benefício, você deve tentar efetuar um agendamento, colocando o número do NIT no campo destinado ao número do benefício. Outra opção é colocar o número do PIS, que em vários casos, tende a ser o mesmo do benefício.

Como Saber o número do benefício INSS pela Internet

Também pelo site da Dataprev, na internet, é possível consultar o número do seu benefício. Na aba “Inscrição”, selecione “Filiado” e preencha todos os campos solicitados. Se você já possuir um cadastro, após preencher os dados aparecerá uma mensagem informando o ocorrido e você terá acesso ao seu número do PIS/NIT, que poderá usar como o seu número de benefício.

Consultar Extrato número do benefício INSS pelo CPF

O extrato de benefício ou de pagamento de benefício é o documento que comprova a aposentadoria, contendo informações sobre o seu valor e as datas de pagamento. A emissão do extrato pode ser feita pelo site, na opção “Histórico de Crédito de Benefício”. O segurado precisará se cadastrar, criando uma senha e informando o seu CPF.

Consulta número do benefício INSS Auxílio Doença

Ao requerer e receber um auxílio-doença o segurado também passa a ter um número de benefício que, assim como acontece com a aposentadoria, pode ser o mesmo número do seu PIS/PASEP. Nesse caso é muito fácil saber o número, já que ele está presente no novo modelo de carteira de trabalho. Dessa forma, basta ter em mãos sua carteira de trabalho para saber o número do seu benefício.

número do benefício INSS

número do benefício INSS. (Imagem: Divulgação)

Consultar número do benefício INSS

A consulta de situação de benefício é um serviço que exige ao segurado o número do seu benefício. Além disso, também é preciso informar a data de nascimento, nome e CPF do beneficiário. Essa consulta pode ser realizada pelo link e serve tanto para aposentadorias quanto para auxílios.

Como saber o número do benefício INSS pela internet

Outra opção para você descobrir o número do seu benefício pela internet é através do site da Dataprev. Você deve tentar efetuar sua inscrição no sistema e, como já será cadastrado, aparecerá uma mensagem de erro e, em seguida, o seu número de inscrição.

Ao invés do número de inscrição também pode ser mostrado o número do seu NIS e você deve usá-lo para tentar agendar um atendimento; se der certo, significa que ele também é o número do seu benefício. É muito comum o INSS manter o número do NIS como número do benefício, o que facilita ainda mais na hora de gravar o número.

Número do benefício INSS cartão

O cartão do Bolsa Família vem impresso com o número do NIS, por isso muitos alegam conseguir ter acesso ao seu número do benefício usando o cartão. Isso porque ao saber o número do NIS você pode tentar fazer agendamentos e outros serviços no sistema do INSS. Se der certo significa que o NIS é o mesmo do que o seu número de benefício e você sempre terá ele em mãos.

Consulta Extrato número do benefício INSS

O extrato de benefício do INSS ou histórico de pagamento de benefício é um documento que contém todos os detalhes sobre os valores pagos ao segurado, assim como as datas de pagamento. É usado com o principal intuito de atuar como um comprovante de renda, já que o beneficiário não possui mais carteira assinada e precisa comprovar a sua renda de alguma forma.

Usando esse extrato você estará comprovando sua renda através dos anos, basta emitir um novo extrato a cada ano e guarda-los em sua casa. O extrato pode ser obtido pelo novo portal Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/), basta clicar na opção “Histórico de Crédito de Benefício” e efetuar o seu cadastro, informando o CPF inicialmente e os demais dados pessoais logo em seguida, além de criar uma senha.

Consultar número do benefício INSS pelo NIT

O número do NIT também pode ser usado como número de benefício. Para testar e verificar se ele realmente é o mesmo número, você pode fazer o mesmo método já anunciado anteriormente: tente efetuar um agendamento ou sua inscrição novamente no site da Dataprev e informe o número do NIT; se o agendamento der certo, é o mesmo número; caso a inscrição não dê certo, você verá a mensagem de que aquele NIT já está sendo usado.

Recomendados para você: