1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (829 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...

Como emitir negativa do INSS

 

A Certidão Negativa do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é usada pela Previdência Social para que as empresas ou as pessoas comprovem a regularidade da contribuição previdenciária e também para verificar se possuem dívidas ativas com a previdência.

É muito fácil retirar a certidão negativa do INSS pelo site oficial da Receita Federal, basta seguir alguns passos que serão mostrados abaixo.

 INSS

INSS Imagem:Divulgação

Para que serve a certidão negativa

O INSS é responsável pela arrecadação da previdência social e pelos pagamentos dos benefícios dos brasileiros, como a aposentadoria por tempo de contribuição.

Além disso, o INSS garante ao trabalhador o benefício por idade e invalidez; pensão por morte; auxílios doença, acidente e doença por acidente de trabalho; salário- maternidade e família, reabilitação profissional e 13º salário. Para mais informações sobre o Instituto, basta acessar o site da Previdência Social.

A certidão negativa também é utilizada durante o pedido de aposentadoria e indenização do INSS e neste processo, ela serve para facilitar a solicitação do benefício e também para que o trabalhador tenha o controle do que está sendo arrecadado em relação à sua aposentadoria.

Como emitir a certidão negativa do INSS

A certidão negativa do INSS é emitida automaticamente, se não houver nenhuma ocorrência, pelo sistema da Receita Federal Brasileira. O serviço é oferecido pela Secretaria da Receita  Federal, pelo site http://www.dataprev.gov.br/servicos/cnd1.htm. A certidão comprova a regularidade da pessoa com as contribuições previdenciárias.

 INSS

INSS Imagem:Divulgação

As pessoas que precisam emitir a certidão precisam entrar no link acima e clicar na opção “Pedido de CND”, depois basta informar o CNPJ ou o número do Cadastro Específico do INSS e a finalidade da solicitação. Se não tiver nenhum impedimento o documento é emitido na hora.

Quando o sistema não emite a certidão negativa do INSS

O próprio sistema da Receita Federal está preparado para não emitir o certificado caso exista alguma pendência. Se isso acontecer é possível conferir as irregularidades que impossibilitam a emissão do documento do INSS na opção  “Verificação de Regularidades das Contribuições Previdenciárias”.

Também na mesma página que se emite a certidão negativa do INSS pode-se consultar a veracidade de um documento já expedido na opção “Confirmação de Autenticidade de Certidão Emitida”, também a outras opções como “Consultas Pendências” e “Emissão de Segunda Via”.

certidão negativa do INSS

certidão negativa do INSS Imagem:divulgação

Mais informações sobre a emissão e outros procedimentos relacionados ao INSS, basta entrar no site do Ministério da Previdência Social ou por meio de um agendamento de consulta nas unidades do INSS em cada cidade.

 

Recomendados para você: