1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (766 votos, média: 0,00 de 5)
Loading...

Como Funciona o INSS para Trabalhador Autônomo

Quem trabalha por conta própria, os chamados trabalhador autônomo, geralmente têm dúvidas de como funciona a aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Se você é um trabalhador autônomo, confira no texto abaixo, alguns pontos básicos que você deve saber se está pensando em começar a pagar o seu INSS de autônomo para ter direito a aposentadoria por tempo de trabalho ou por idade.

Como Funciona o INSS para Trabalhador Autônomo

Como Funciona o INSS para Trabalhador Autônomo

Guia de Pagamento INSS Autônomo

Para fazer a contribuição ao INSS de autônomo, o contribuinte pode gerar uma Guia da Previdência Social (GPS) pela Internet, sem precisar ir ao Centro de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal.

Como Pagar INSS Autônomo pela Internet

Para começar a pagar o INSS autônomo, o contribuinte deve fazer a inscrição no Programa de Integração Social (PIS), escolher o tipo de contribuição, preencher a Guia da Previdência Social (GPS) e pagar esse documento.

Para pagar o INSS autônomo pelo internet banking do Itaú, por exemplo, o acesso é: pagamentos – impostos e tributos – GPS.

Para acessar a página do internet banking de outros bancos, procure por um caminho semelhante.

Cálculo INSS Autônomo

Pra quem efetuou os pagamentos mínimos e se enquadra na regra de solicitação de aposentadoria é calculado o valor médio de 80% sobre 85% das maiores contribuições durante todo o período ativo.

Vale lembrar que cada 12 meses a mais que você contribui além do tempo mínimo de contribuição que é de 180 meses o cálculo de 85% aumenta um ponto percentual permitindo assim que você recebe um valor mensal maior de aposentadoria.

Pagamento INSS Autônomo Boleto

O contribuinte pode fazer o pagamento da Guia da Previdência Social em banco ou lotérica, por meio de boleto. Não há uma data específica para fazer esse pagamento, mas o limite é o dia 15 do mês seguinte. Por exemplo, a prestação de agosto deve ser paga até o dia 15 de setembro. Se você perder essa data, sofrerá a cobrança de juros e multas, que podem chegar a 20% do valor devido.

Contribuição INSS Autônomo 11%

Atualmente o trabalhador autônomo pode contribuir 5% ou 11% do salário mínimo, 44,00 ou 96,80 respectivamente. No entanto, esse valor pode ser alterado em 2017, caso as mudanças na previdência ocorram, como vem sendo anunciado.

Como Funciona o INSS para Trabalhador Autônomo

Como Funciona o INSS para Trabalhador Autônomo

Tabela INSS Autônomo

A tabela de contribuição mensal poderá ser utilizada para consulta sobre as faixas de salários e respectivas alíquotas de incidência para o cálculo da contribuição a ser paga ao INSS.

As categorias de empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso possuem faixas e alíquotas distintas das de contribuinte individual e facultativo.