1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como pagar INSS atrasado contribuinte individual

Muitos contribuintes da Previdência Social deixam de pagar suas contribuições em determinada parte de sua vida, seja por descuido, esquecimento ou porque acabaram ficando desempregados ou sem uma renda suficiente para arcar com as contribuições. Essas pessoas que deixaram de contribuir podem arcar com os pagamentos em atraso se quiserem, desde que apresentem alguns documentos ao órgão.

Veja a seguir mais detalhes de como funciona efetuar o pagamento do INSS em atraso para os contribuintes individuais.

Calcular juros INSS em atraso autônomo

A Previdência Social possui o SAL – Sistema de Acréscimos Legais – que tem como intuito calcular todas as contribuições previdenciárias devidas, em atraso ou não, tanto de contribuintes individuais, quanto de autônomos, empresas e segurados especiais. Você pode acessar o site https://www2.dataprev.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/index.xhtml, clicar em um dos módulos disponíveis que se encaixe no seu perfil e calcular suas contribuições em atraso.

Pagar INSS retroativo para aposentar

Muitas pessoas ao efetuarem o pedido da aposentadoria se deparam com o mesmo negado e quando vão procurar saber, é porque possuem pagamentos em atraso. Caso você tenha contribuído o tempo suficiente para se aposentar, não precisa pagar, mas caso o tempo ainda não seja o indicado pelo órgão, deverá entrar com o pedido para pagar o INSS em atraso.

Sem falar que é muito mais vantajoso você pagar as contribuições atrasadas do que continuar contribuindo por mais tempo; você irá economizar meses e poderá se aposentar no tempo esperado.

INSS atraso autônomo calculo

O cálculo do INSS atrasado pode ser feito diretamente pela internet, no site que passamos. Entretanto, nenhum segurado deve efetuar esse cálculo e emitir a GPS para pagamento sem obter a aprovação da Previdência Social.

É fundamental levar à unidade documentos que comprovem que o indivíduo exerceu atividade remunerada naquele período, somente assim o órgão poderá avaliar a situação e aprovar o pagamento dos atrasados.

Posso pagar INSS de anos anteriores

Muitas pessoas possuem grandes períodos de atraso ao INSS. Especialistas afirmam que se esse período for de até cinco anos atrás, talvez até ainda valha a pena pagar, mas o segurado deve pagar tudo de uma vez. Se o período for de mais tempo, é preciso avaliar cada caso de forma separada com um profissional.

Calcular juros INSS em atraso contribuinte individual

Os juros e multas do INSS em atraso são calculados diretamente pelo sistema da Previdência quando você solicita o cálculo para emissão da GPS. Lembrando que a mesma pode ser paga pela internet, através do Internet Banking da Caixa ou da GPS Eletrônica.

Consultar INSS em atraso

A consulta do INSS em atraso pode ser feita através do Sistema de Acréscimos Legais ou até mesmo através do Extrato de Contribuições Previdenciárias, mas nesse último caso somente para empresas e equiparados.

Posso pagar INSS retroativo como facultativo

Sim, os contribuintes facultativos, ou seja, os estudantes que não possuem uma renda, podem pagar o INSS atrasado se comprovarem ao órgão que exerceram algum tipo de atividade naquele período.

Posso pagar INSS retroativo doméstica

O mesmo acima vale para as empregadas domésticas: caso o patrão não tenha pago ou a mesma efetua os pagamentos por conta própria e tenha deixado de pagar, pode efetuar os pagamentos em atraso.

Recomendados para você: