1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como pagar INSS quando esta atrasado?

Você deixou de pagar o INSS em alguma parte de sua vida e agora quer pagar esse período em atraso? Isso é possível, desde que você tenha documentos que comprovem que exerceu atividade remunerada dentro desse período. Para pagar o INSS em atraso ou retroativo, como é chamado, você deve ficar atento a alguns detalhes que falaremos a seguir.

Como pagar INSS atrasado contribuinte individual

Se você trabalha por conta própria ou presta serviços a empresas sem nenhum vínculo empregatício, também pode pagar o INSS em atraso. Para isso, deve apresentar no órgão notas fiscais comprovando que você foi remunerado pela atividade, além de outros documentos que comprovem que você exerceu tal atividade naquele período.

INSS

INSS

Você também pode levar ao órgão uma cópia da sua inscrição como contribuinte individual ou autônomo. Uma das regras aplicadas para que o cidadão possa pagar o INSS em atraso é que ele tenha feito pelo menos uma contribuição em dia no período anterior ao que deseja comprovar. Por exemplo, se o cidadão está querendo pagar as contribuições em atraso de 2017, caso ele tenha feito uma contribuição em dia de contribuinte individual no ano de 2016, terá direito a efetuar os pagamentos em atraso.

Pagar INSS atrasado autônomo

As mesmas regras são válidas para os autônomos. É possível pagar o INSS atrasado desde que o cidadão possua documentos que comprovem a atividade remunerada durante tal período. Podem ser usados diferentes documentos, desde notas fiscais a recibos, contrato com a empresa ou pessoa, documentos que comprove o pagamento de impostos, entre outros.

Calcular juros INSS em atraso autônomo

Os contribuintes individuais e facultativos da Previdência Social que estão com pagamentos em atraso podem calcular tudo o que devem pagar pela internet, através do site http://www.mps.gov.br/. O valor é calculado levando em conta todos os meses em atraso, mais os juros e as multas.

Depois de calcular, ainda é possível gerar a guia para pagamento, imprimi-la e efetuar os pagamentos. Lembrando, no entanto, que antes é fundamental apresentar os documentos mencionados em uma agência da Previdência.

Pagar INSS retroativo para aposentar

Muitas pessoas solicitam a aposentadoria e se surpreendem quando o pedido é negado, pelo fato de não possuírem todo o tempo de contribuição necessário. Quando vão ver, deixaram de pagar alguns meses por descuido ou esquecimento.

É fundamental pagar o INSS retroativo para que você possa aposentar, seguindo as mesmas regras e recomendações já mencionadas aqui.

Posso pagar INSS retroativo como facultativo

Sim, contribuintes individuais, autônomos, estudantes, donas de casa, empregado doméstico e segurado especial, todos esses podem efetuar o pagamento do INSS em atraso.

Posso pagar INSS retroativo domestica

Sim, se você possui os documentos que comprove a atividade, basta entrar com uma solicitação na Previdência Social para que você possa pagar o INSS retroativo.

INSS

INSS

Posso pagar INSS adiantado

Não, não é possível adiantar o pagamento de contribuições. Caso você deseje pagar três meses de uma só vez, não é permitido. Você pode apenas escolher a contribuição trimestral, se desejar e usar o código referente quando for preencher a GPS.

INSS atraso autônomo calculo

O cálculo do INSS atrasado é feito pelo próprio sistema do Ministério da Previdência Social, você só precisa inserir as informações e aguardar.

 

Recomendados para você: