1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como recuperar o tempo de serviço sem contribuição no INSS para a aposentadoria?

Há muitas pessoas que trabalharam a vida toda sem carteira assinada ou até mesmo sem contribuir para o INSS. Muitos ainda que deixaram de pagar as contribuições e agora estão enfrentando problemas para conseguir se aposentar. Isso acontece mais do que você pode imaginar: pessoas que trabalharam de maneira informal por toda a vida, não pagaram o INSS e agora desejam conseguir se aposentar como os demais.

Mas será que é possível se aposentar dessa forma? Há como recuperar o tempo de serviço que não teve contribuição? Isso e muito mais você poderá descobrir a seguir.

Qualquer um pode pagar as contribuições em atraso do INSS?

Depende da situação. Caso você tenha ficado sem contribuir para o órgão durante um longo período ou nunca tenha contribuído, é permitido o recolhimento de todas essas contribuições em atraso somente se o cidadão tiver prestado serviço e apresente todos os documentos que o ajudem a comprovar essa condição.

Por exemplo, caso você tenha trabalhado durante toda a sua vida e possua documentos para comprovar todos os empregos, poderá ir até o INSS e apresenta-los. Dessa forma, o órgão irá permitir que você pague todas as contribuições referentes aos meses de trabalho. Caso você não tenha a documentação, não é possível efetuar os pagamentos. Há muitas pessoas que não se informam, pagam por conta própria e quando vão solicitar a aposentadoria, o pedido nem é aceito pelo órgão.

Como recuperar o tempo perdido no INSS?

Para dar entrada no processo e você poder pagar as contribuições em atraso, o primeiro passo é efetuar um pedido administrativo direto na Previdência Social; tal pedido recebe o nome de Justificação Administrativa. Através desse pedido o INSS solicita todos os documentos ao cidadão, ouve as testemunhas e irá definir se aceita ou não o período de trabalho que o cidadão está querendo comprovar.

O segurado só poderá pagar as contribuições em atraso se o INSS aceitar o seu pedido, assim não terá que lidar com problemas quando for solicitar a aposentadoria.

Outras dúvidas relacionadas ao período em atraso do INSS

Caso o INSS negue o pedido do segurado de comprovar o tempo de serviço trabalhado, o mesmo deve recorrer à justiça se desejar. O trabalhador tem o direito de abrir um processo contra a empresa para provar o seu tempo de serviço ou contra o INSS. A escolha do tipo de processo vai depender da análise de cada caso, que deve ser feita por algum profissional na área.

Caso o segurado tenha trabalhado com carteira assinada, mas o empregador não efetuou as contribuições, cabe ao INSS ir atrás do mesmo para que assim receba o que tem direito. Nunca o segurado poderá ser prejudicado pela falta de contribuição dos seus empregadores. Entretanto, se o período sem pagar ultrapassar os cinco anos, o patrão não precisa mais pagar nada.

Aqueles que trabalham por conta própria devem pagar o INSS sozinhos, efetuando sua inscrição e preenchendo a GPS todo mês. Se os trabalhadores por conta própria não efetuarem os pagamentos e depois quererem solicitar a aposentadoria, não a receberão.

Recomendados para você: