1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como regularizar as contribuições junto à Previdência

Se você possui alguma contribuição da Previdência em atraso, deve correr para efetuar os pagamentos e colocar tudo em ordem. Isso porque, aqueles que não contribuírem enquanto trabalham estão perdendo a oportunidade de incluir mais tempo de contribuição e assim conseguir se aposentar com mais rapidez.

O pagamento das contribuições em dia permite que o cidadão tenha acesso às aposentadorias e auxílios da Previdência. No caso de trabalhadores com carteira assinada, as contribuições são de obrigação da empresa, mas no caso de contribuinte individual, o próprio cidadão deve ir atrás de manter suas contribuições em dia.

Contribuição INSS em atraso facultativo

O segurado que se inscrever na categoria facultativo na Previdência Social precisa sempre manter seus pagamentos em dia. Caso o segurado atrase pagamentos de 6 meses, ele perderá a qualidade de segurado, ou seja, não terá mais direito a receber nenhum benefício da Previdência Social.

Aposentadoria

Aposentadoria

Caso o seu atraso seja menor do que seis meses, é preciso ir até uma agência para obter os passos para o pagamento.

Pagar INSS retroativo para aposentar

Assim como o segurado facultativo, o contribuinte individual também deve arcar pessoalmente com suas contribuições, já que não possui carteira assinada, nem empresa responsável pelos pagamentos. Pela internet todos os segurados individuais, isso inclui os facultativos, podem verificar os pagamentos que fizeram e ainda se há algum valor em atraso.

Para isso o cidadão deve acessar a Agência Eletrônica pelo link http://agencia.previdencia.gov.br/e-aps/inicio,  selecionar “Contribuições” no menu de Serviços ao Cidadão e, em seguida, selecionar “Cálculo da Guia da Previdência Social”. O cidadão deverá informar o seu número de inscrição e a categoria.

Nesse sistema o cidadão não precisa ir até a agência para regularizar os atrasos. Ele poderá calcular, pelo próprio sistema, o valor das multas e todos os juros pelo atraso, além de poder imprimir a guia para o pagamento.

Perdi o carne do INSS o que fazer

A Guia da Previdência Social, ou GPS, é a guia usada pelos contribuintes individuais e facultativos para efetuar os pagamentos da Previdência. Todo mês o segurado pode emitir a guia no site do órgão ou comprando a mesma em qualquer papelaria; nesse caso, basta preenche-la com os dados corretos e o código de contribuição exato.

Inss Consulta

Inss Consulta

Caso você perca a guia, pode comprar outra ou imprimi-la novamente no site. É importante ressaltar que o método destacado anteriormente pode ser realizado somente por pessoas que tenham contribuições atrasadas há cinco anos; se as contribuições atrasadas forem superior a esse período, elas devem ir diretamente até a agência da Previdência.

É sempre importante manter os pagamentos em dia, pois em caso de atraso você só irá se atrapalhar ainda mais nos pagamentos, pois o valor irá aumentar e acumular. Pagando em dia você não precisa se preocupar em ter que ir até uma agência ou com

o fato de que talvez não consiga receber o benefício por falta de contribuições. Mais informações você encontra ligando para a Central de Atendimento do INSS, no 135.