1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...

Conheça o Novo Limite de Idade para Aposentadoria

A aposentadoria é um benefício oferecido a todos os trabalhadores em contrato regido pelo regime CLT. A aposentadoria foi criada com o objetivo de auxiliar os trabalhadores que por algum motivo não podem mais exercer a sua função.

A entidade responsável pela administração desse e outros direitos do trabalhador é a Previdência Social. Hoje em dia, existem 7 modalidades de aposentadoria no Brasil, entre as principais estão: aposentadoria por idade, por invalidez e por tempo de contribuição.

No início deste ano o presidente em exercício, Michel Temer, anunciou a intenção do Governo Federal em realizar algumas mudanças nos serviços oferecidos pela Previdência Social, incluindo as regras da aposentadoria.

Idade para Aposentadoria Novo Limite

Algumas regras do processo de aposentadoria mudaram. No entanto, nenhuma das mudanças pode ser considerada drástica. Como falamos anteriormente, existe mais de uma modalidade de aposentadoria. No entanto, a grande maioria não teve nenhuma alteração.

Novo Limite de Idade para Aposentadoria. (Imagem: Divulgação)

Novo Limite de Idade para Aposentadoria. (Imagem: Divulgação)

A primeira que sofreu alterações foi a aposentadoria por idade. Na regra anterior o trabalhador precisava minimamente ter 65 anos de idade completos e mais 25 anos de contribuição para solicitar a sua aposentadoria.

A nova regra afeta apenas o público feminino. A partir de agora, as mulheres podem solicitar a sua aposentadoria com 62 anos. Para os homens, não aconteceu nenhuma alteração, o público masculino precisa ter 65 anos de idade para encaminhar a aposentadoria.

Aposentadoria por Idade Novas Regras

A aposentadoria por idade é uma das principais modalidades que sofreram alterações. Além da idade mínima, como vimos anteriormente, a fórmula da aposentadoria também teve algumas mudanças.

Para aqueles que não sabem, a fórmula da aposentadoria é o cálculo que os agentes da Previdência Social utilizam para saber quando o será o salário do aposentado. Veja a seguir como vai funcionar o cálculo do salário.

O primeiro passo é fazer a média de todos os salários de contribuição. Ou seja, todos os salários que você recebeu durante a sua carreira serão somados e dividido pelo tempo de contribuição. Dessa média, o aposentado já tem garantido 70% do valor total.

Novo Limite de Idade para Aposentadoria. (Imagem: Divulgação)

Novo Limite de Idade para Aposentadoria. (Imagem: Divulgação)

O restante do valor, ou seja, os 30% restantes o aposentado só terá direito de acordo com o período de contribuição. Entenda! Para cada ano de contribuição que o beneficiário tenha trabalhado, receberá um acréscimo de 1,5%.

Se o aposentado tiver ultrapassado 30 anos de contribuição, para cada ano a mais é acrescentado 2% e ao ultrapassar os 35 anos de contribuição o beneficiário recebe 2,5% de acréscimo por ano trabalhado a mais.

Objetivo Reforma Aposentadoria

De acordo com o Governo Federal o objetivo da Reforma da Previdência é evitar que nas próximas gerações não seja mais possível pagar os benefícios oferecidos para o trabalhador.

Regra Aposentadoria 85/95 – 90/100

Atualmente existem diferentes tipos de aposentadoria no país. Dentro de cada um deles existem as regras, ou seja, as determinações do tempo de contribuição ou idade mínima para dar encaminhamento ao benefício.

No caso da aposentadoria por tempo de contribuição existe a regra, conhecida como regra 85/95 progressiva. Esse é um dos cálculos mais fáceis de ser feito. Basicamente, para as mulheres, a soma da idade e os anos de contribuição devem fechar em 85 anos, no mínimo. No caso dos homens os requisitos da conta são os mesmos, a única diferença é que a soma dos anos deve chegar aos 95 anos.

Novo Limite de Idade para Aposentadoria. (Imagem: Divulgação)

Novo Limite de Idade para Aposentadoria. (Imagem: Divulgação)

Mas, o que significa a regra 90/100? Há cada novo ano, é acrescentado um ano na regra progressiva tanto para os homens, como para as mulheres. Esse acréscimo tem um limite e deve ser congelado ao fechar 90 anos para mulheres e 100 para os homens. Isso vai acontecer a partir do ano 2026.

Calcule sua aposentadoria com a nova regra

A nova regra 85/95 é bem simples de ser entendida, ainda que muitas pessoas achem o contrário. Acontece que ela permite que o segurado receba uma aposentadoria integral, desde que a soma da sua idade com o tempo de contribuição chegue em 85 pontos para mulheres e 95 para os homens. Ou seja, não há uma idade mínima.

Você deve somar a sua idade com o tempo de contribuição para o INSS. Se o resultado for 85 e você for mulher, já poderá se aposentar; se der 95 e você for homem, também poderá se aposentar. É fundamental considerar ainda que essa regra é gradual, ou seja, daqui um tempo passará a ser 86/96, 87/97 e assim por diante.

Tenho 55 anos posso me aposentar por idade

A aposentadoria por idade possui como requisito 180 meses de contribuição e, no caso de trabalhador urbano, 60 anos para mulheres e 65 anos para homens. Sendo assim, só é possível se aposentar por idade com 55 anos se você se enquadrar na categoria de segurado especial e for mulher.

Tenho 35 anos de contribuição e 54 anos de idade posso aposentar?

Sim, com essas atribuições é possível se aposentar na regra com 30/35 anos de contribuição ou ainda na regra para proporcional. Na primeira opção não há uma idade mínima, basta comprovar 35 anos de contribuição no caso dos homens ou 30 anos no caso das mulheres, e ter 180 meses efetivamente trabalhados para efeito de carência.

No segundo caso há uma idade mínima de 48 anos para mulheres e 53 anos para homens, 180 meses efetivamente trabalhados para efeito de carência e os homens precisam comprovar 30 anos de contribuição + adicional.

Aposentadoria para quem tem mais de 50 anos

Quem tem mais de 50 anos pode se aposentar de inúmeras formas: aposentadoria por idade, onde é exigido 65 anos no caso dos homens, além de 180 meses de contribuição. Se você tem mais de 50 anos e contribui para a Previdência desde os 20 anos, também pode tentar pela regra 85/95. Nesse caso é fundamental que a soma de sua idade com o tempo de contribuição dê 95 pontos.

Posso aposentar com 35 anos de contribuição e 53 anos de idade

Sim, é possível se aposentar com 53 anos de idade, tendo contribuído por 35 anos. Nesse caso é aplicado a regra para proporcional: os homens precisam comprovar 30 anos de contribuição + adicional, além de terem pelo menos 53 anos.

Idade mínima para aposentadoria atual

A aposentadoria atual mais desejada não possui uma idade mínima, como é o caso da regra 85/95 progressiva. Basta chegar nos pontos indicados para homem e mulher, e você pode se aposentar. Apenas há uma idade mínima na regra para proporcional: mulheres devem ter, no mínimo, 48 anos e homens, no mínimo, 53 anos.

Uma idade mínima também é aplicada na aposentadoria por idade: 65 anos no caso dos homens e 60 anos no caso das mulheres.

 

Recomendados para você: