1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Consulta Aposentadoria: Como funciona?

A aposentadoria é um benefício garantido aos contribuintes ao INSS – Instituto Nacional de Seguro Social. Existem vários tipos de aposentadoria atualmente como benefícios do INSS, sendo os mais comuns por Idade, Por tempo de contribuição e por invalidez.

A contribuição ao INSS – Instituto Nacional de Seguro Social são descontados dos salários de trabalhadores de carteira assinada, ou em forma de boletos para autônomos, a porcentagem varia de 8% a 11% do salário bruto. A consulta aposentadoria pode ser feita em agências da Previdência Social, e também pela página oficial da Previdência Social na internet.

Consulta Aposentadoria RS

A consulta aposentadoria pode ser realizada pelo Central de serviço Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/), o cadastro deve ser realizado na página oficial da Previdência social, juntamente com CPF, nome completo do beneficiário e data de nascimento.

Consulta Aposentadoria

Consulta Aposentadoria. Imagem:divulgação

A consulta também pode ser realizada em qualquer agência da Previdência Social no RS, será necessário o CPF, e documento oficial com foto para a realização da consulta.

Consulta Aposentadoria INSS

A página oficial da Previdência social tem uma plataforma on-line do INSS – Instituto Nacional de Seguro Social especialmente para consulta aposentadoria.

Para ter acesso aos recursos e informações será necessário um cadastro na página da Previdência Social, que pode ser rapidamente realizado com auxílio de CPF, nome completo do beneficiário e data de nascimento. Com o cadastro realizado, a consulta poderá ser feita em qualquer hora ou lugar.

Consulta Aposentadoria por Idade

A aposentadoria por idade é destinada a contribuintes que chegaram a uma certa idade, seja 65 anos para homens e 60 anos para mulheres, com no mínimo 15 anos de contribuição. O INSS pagará 70% da média aritmética dos maiores salários desde julho de 1994, e acrescentará 1% por ano de contribuição.

Consulta Aposentadoria

Consulta Aposentadoria. Imagem:divulação

Para a consulta Aposentadoria por idade, é necessário comparecer a uma das agências da Previdência Social, juntamente com documento oficial com foto e o CPF do contribuinte. Também é possível consultar os recursos de forma On-line pelo Meu INSS, ou na página oficial da Previdência Social.

Consulta Aposentadoria por CPF

A consulta aposentadoria por CPF é simples e pode ser feita de diversas maneiras. Comparecer a umas das agências da Previdência Social com documento original e CPF, onde um atendente pessoalmente consultara e falará sobre recursos e análises.

Ou também por vias on-line, como o site oficial da Previdência Social, que deve se efetuar cadastro no nome do contribuinte com CPF, data de aniversário e nome completo. O cadastro pode ser feito na própria página oficial da Previdência.

Consulta Aposentadoria por Invalidez

A aposentadoria por invalidez é dada a quem não tem possibilidade de exercer nenhum tipo de atividade remunerada, seja por doença ou acidente. E o recurso garante 100% da média aritmética dos maiores salários desde o início da contribuição.

Consulta Aposentadoria

Consulta Aposentadoria. Imagem:divulgação

Lembrando que antecipadamente deverá ser solicitada um Auxilio doença, e apenas o médico perito poderá encaminhar o contribuinte a uma aposentadoria por invalidez. A consulta pode ser feita de forma física ou on-line, em qualquer agência da Previdência Social no Brasil, ou pela página oficial da Previdência.

Consulta Aposentadoria pelo Nome

É possível consultar aposentadoria apenas pelo nome nas agências da Previdência Social, mas o solicitante só conseguirá mediante a apresentação de um documento original com foto. Não é possível consultar a aposentadoria apenas com o nome do contribuinte, pois o sistema de segurança de informações da Previdência não permite que isso seja feito, pois colocará em risco as informações e recursos dos seus contribuintes.

Com o nome juntamente com o CPF, será possível a consulta tanto por meio on-line ou por meio físico, dependendo da escolha do contribuinte.

Consulta Aposentadoria

Consulta Aposentadoria. Imagem:divulgação

A consulta aposentadoria, com a tecnologia atual, ficou muito mais fácil, rápida e segura com as plataformas on-line. Entretanto, para contribuintes que preferem ser atendidos pessoalmente, existe uma agencia da Previdência Social em cada cidade do país com profissionais prontos a atender e retirar toda e qualquer tipo de dúvida e fazer consultas sobre a aposentadoria.

Para mais informações, ligue para a Previdência Social pelo telefone 135 das 7h às 22h.

Recomendados para você: