1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (41 votos, média: 4,83 de 5)
Loading...

Consulta INSS: CPF, CNPJ 2017

Consultar seu CPF ou CNPJ, tem se tornado cada vez mais simples. Tanto quanto ao seu estado de regularidade, quanto a emissão de segunda via. Isso porque, a receita federal não tem mais enviado cartões representando o documento, mas o mesmo pode ser solicitado diretamente no site da receita.

Para quem deseja obter certidões ou consultar a situação cadastral e pendências com relação à dívida ativa ou à união, ou seja, o Governo Federal, relativo à tributações, a consulta também pode ser efetuada online, através do site da Receita Federal.

O que tem tornado a vida do cidadão cada vez mais simples, evitando filas e diminuindo a burocracia para a emissão de certificados. Uma vez que os mesmos podem ser autenticados pelo próprio sistema do órgão público.

Consulta INSS

Consulta INSS – Imagem:Divulgação

Como Consultar Certidões e a Regularidade do CPF ou CNPJ

Antes de novembro de 2014, ainda era possível solicitar emissões de certidões específicas para o CPF e CNPJ, porém, desde 2014 não existe mais este tipo de emissão específica com fins de verificar as contribuições previdenciárias.

Para todas as outras certidões, é possível solicitar sua emissão diretamente no site da receita federal, através do link: Consultar situação cadastral, certidões e dívidas.

Ao acessar o link, o contribuinte terá acesso aos links tanto para consulta e validação de Pessoa Física, quanto para Pessoa Jurídica. Neste ponto, deverá se verificar o tipo de emissão desejada, sendo que ao clicar em um dos links, o contribuinte será redirecionado a uma página secundária, onde serão solicitadas informações.

Ao preencher o formulário corretamente, incluindo o preenchimento do Captcha, a certidão será emitida. Tanto da situação cadastral, quanto da certidão negativa do registro. É importante que o preenchimento seja feito com total exatidão para que os dados sejam encontrados nos bancos de dado da receita.

Após ser emitida, a certidão poderá ser validada, ou seja, sua veracidade pode ser consultada através do mesmo link, onde a pessoa que irá fazer a consulta digitará a linha de autenticação. Desta forma, fica garantido que toda certidão emitida pode ter sua autenticidade verificada.

Consulta INSS

Consulta INSS – Imagem:Divulgação

Outras Consultas Possíveis INSS

Além da situação e das certidões de contribuinte pessoa física ou jurídica que podem ser solicitados no site da receita. Através do mesmo link, é possível ainda solicitar outras certidões, como a de regularidade de imóvel rural (NIRF), ou até mesmo certidões de situação de contribuinte individual (Autônomo), o DRS-CI.

Para efetuar a consulta, é necessário ter em mãos todos os dados solicitados, e os documentos relativos ao imóvel ou ao contribuinte individual, preenchendo o formulário corretamente, da maneira que for solicitado.

Consulta INSS: CPF, CNPJ 2017

O INSS disponibiliza inúmeros tipos de serviços para os segurados e pensionistas da Previdência Social, como a possibilidade de consultar o seu CNIS, emitir o extrato de pagamentos, obter o informe de rendimentos para declarar o imposto de renda e muito mais. A maioria desses serviços é disponibilizado através do sistema Dataprev, responsável por armazenar os dados do INSS e da Previdência e, com eles, disponibilizar informações e serviços à população.

Extrato INSS para imposto de renda 2017

Os aposentados e pensionistas da Previdência Social que precisam declarar o imposto de renda todos os anos necessitam de um documento, o denominado demonstrativo ou informe de rendimentos. Este documento possui informações como todos os pagamentos realizados ao aposentado ou pensionista, o banco que realiza os pagamentos, assim como as datas e o valor total da renda do indivíduo.

Sem esse documento a declaração do indivíduo se torna incorreta, portanto é fundamental saber como emitir o extrato todos os anos.

Extrato benefício INSS

Além do informe de rendimentos, há outro documento que informa detalhes sobre a renda do beneficiário da Previdência: o extrato de pagamento de benefício. Nele há detalhes sobre o valor que o beneficiário recebe, assim como as datas de pagamento e a renda total do aposentado.

Esse documento é usado para comprovar a renda dos aposentados, sempre que isto for necessário. O extrato pode ser emitido pelo site https://meu.inss.gov.br/central/index.html, na opção de “Extrato Previdenciário (CNIS)”.

Consulta extrato INSS pessoa física

O extrato do INSS para Pessoa Física é o documento necessário para a declaração do imposto de renda. Todos os anos a Previdência libera o novo documento para que este seja emitido e usado na declaração dos aposentados e pensionistas. O demonstrativo pode ser emitido diretamente através do site https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml, basta selecionar o ano-base e colocar os dados como número do benefício, nome, data de nascimento e CPF do beneficiário.

Extrato INSS Dataprev

O serviço é disponibilizado pela Dataprev, uma empresa responsável por armazenar dados de vários órgãos públicos de nosso país e ainda oferecer serviços à população. O extrato para imposto de rendimento é apenas uma das funcionalidades disponibilizadas que você encontra acessando no site da Previdência Social.

Informe de rendimentos INSS 2017

No link que passamos você pode emitir o informe de rendimentos até o ano de 2013. Se desejar emitir o informe de algum ano anterior a este, deverá selecionar outro site: https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/irpf/irpfInicio.xhtml. Nele é possível emitir o informe até o ano de 2007. Informes de anos anteriores não podem ser emitidos.

INSS

INSS

INSS benefício

Os benefícios do INSS são de grande ajuda à população brasileira que desejam ter uma boa renda em seu futuro. Quando estiver na hora de solicitar sua aposentadoria, o agendamento pode ser feito diretamente no site da Previdência, por meio de um sistema totalmente intuitivo e informatizado.

Dataprev INSS

Outros serviços do INSS também são disponibilizados pela Dataprev, como a consulta de situação de benefício, a solicitação da carta de concessão, a realização do cálculo de aposentadoria, entre outros.

 

Recomendados para você: