Consulta INSS – Site oficial ‏ 2016

Com os avanços cada vez mais freqüentes da tecnologia, consultar alguns serviços governamentais tem se tornado cada vez mais simples. A informatização dos serviços vem melhorando o atendimento ao cidadão, que não precisa mais enfrentar longas filas de atendimento, ou aguardar agendamentos que parecem nunca acontecer.

O auto-atendimento tem se tornado uma opção cada vez mais freqüente, e preferida pro muitos brasileiros que optam por buscar um sistema informatizado em vez de perder horas preciosas de seus dias em repartições ou postos oficiais de atendimento.

Consulta INSS

Consulta INSS Imagem: Divulgação

Consulta INSS site oficial

A consulta do INSS através do site da previdência Social é muito simples de ser feita, bastando ao cidadão acessar o sistema mantido pelo Dataprev.

Através do site oficial do INSS, é possível consultar diversos serviços disponíveis, tais como:

  • Fundo de garantia
  • Previdência
  • Beneficio para quem encontra-se aposentado
  • Agendar consultas e perícias
  • Verificar um agendamento feito anteriormente
  • Verificar a situação de um benefício aprovado ou negado
  • Consultar o Cnis e o tempo de contribuição social
  • Solicitar aposentadoria e muito mais.
  • Solicitação de Pis/Pasep

Todas estas opções são de fácil compreensão, bastando navegar através dos links disponíveis no sistema do site.

Documentos para Consultas no Site INSS

Todas as consultas efetuadas junto ao INSS, assim como solicitações são efetuadas através do preenchimento de um formulário declarativo, onde o cidadão insere seus dados, que devem ser iguais aos que já estão cadastrados no sistema do governo.

Para acessar as informações do INSS, o contribuinte precisará ter em mãos o RG ou outro documento de identificação com foto, Carteira de Trabalho, CPF, número do PIS/NIS que é seu número de cidadão para a previdência, e em alguns casos, certidão de casamento.

Consulta INSS

Consulta INSS Imagem: Divulgação

 Conhecendo a Previdência Social

O INSS é o sistema de previdência obrigatória vigente no Brasil, sendo que todo trabalhador deve, obrigatoriamente recolher sua contribuição previdenciária, podendo solicitar sua aposentadoria após determinado tempo de serviço.

Isso garante a todo cidadão brasileiro o direito de se aposentar de maneira digna sem a necessidade de iniciar um processo de previdência privada que muitas vezes não pode arcar até o final, perdendo o valor investido.

Devido a sua obrigatoriedade, todo trabalhador, ao ser registrado já recebe seu número da previdência, pelo qual se pode fazer as consultas e solicitar a aposentadoria. Este número é o PIS.

Solicitando a Aposentadoria pelo Sistema

A partir deste ano, passou a valer a nova regra para a aposentadoria, sendo que o trabalhador ainda pode optar por se aposentar por idade, ou pela nova regra, que deve somar o tempo de serviço do contribuinte com sua idade e esta soma deve gerar o resultado de 90 pontos para homens e 85 para mulheres.

A solicitação da aposentadoria é feita diretamente em um ponto de atendimento do INSS, porém, é necessário agendar este atendimento, e este agendamento já pode ser feito de maneira online através do sistema da Previdência Social, ou até mesmo pelo telefone do INSS discando 135.

A vantagem do auto-atendimento pelo site é que o agendamento pode ser feito em qualquer dia e horário, do conforto do seu computador, enquanto através do telefone o agendamento deverá ser feito unicamente de segunda a sexta-feira das 8 Às 22 horas, pelo horário oficial de Brasília.

Acessando o Site oficial do INSS

Para acessar ao site oficial do INSS e assim poder utilizar um dos muitos serviços já disponíveis pelo sistema mantido pelo Dataprev, basta acessar ao link www.previdenciasocial.gov.br. Ao entrar no sistema você terá acesso a todas as opções de serviços, além dos menus facilmente navegáveis.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

É preciso ressaltar que para ter acesso ao sistema, o contribuinte deve ter em posse seus documentos pessoais e o número de seu PIS/Pasep além de sua carteira de trabalho atualizada. Estes dados serão de extrema importância para a realização do acesso.

Esta é mais uma iniciativa do governo, rumo a uma informatização total, que permita maior agilidade a todos os processos públicos, permitindo assim melhores resultados na prestação dos serviços ao cidadão. Esta iniciativa visa melhorar a qualidade de vida e locomoção de pessoas que muitas vezes possuem sua capacidade reduzida devido a alguma limitação física ou financeira..