1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Consulta Seguro Desemprego

A consulta do seguro desemprego é uma tarefa que pode ser realizada por todos os trabalhadores. Esse auxílio é concedido aos trabalhadores que tiveram todo o seu tempo de serviço registrado na Carteira de Trabalho, e foram demitidos sem justa causa.

O seguro sofreu algumas mudanças nos últimos meses e agora para fazer a primeira solicitação é necessário comprovar 18 meses de serviço. Esse benefício é pago em até 5 parcelas com o intuito de garantir a segurança do desempregado e seus familiares.

Como Consultar o Seguro Desemprego

A consulta do seguro desemprego pode ser feita por todas aquelas pessoas que já deram entrada no pedido e estão aguardando o recebimento da primeira parcela.

Há três maneiras de realizar a consulta: através do Cartão Cidadão, através do telefone e também através de um método direcionado apenas aos clientes da Caixa Econômica Federal. Você se encaixa em uma dessas maneiras? Se a resposta for sim, veja abaixo como realizar a consulta.

Consultar com o Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão permite aos trabalhadores e demais pessoas a acessarem todos os serviços oferecidos a população como o PIS, o FGTS e o Seguro Desemprego.

O cartão é dado apenas àquelas pessoas que recebem algum benefício do Governo Federal, mas nas agências da Caixa qualquer um pode acessar as informações sobre os depósitos do seguro desemprego. Dessa forma é possível ficar ciente de quando a parcela estará depositada.

Clientes da Caixa Econômica

Os clientes da Caixa poderão consultar os depósitos através da sua conta normal, emitindo extratos ou ainda pelo Internet Banking. Além disso, é possível efetuar a consulta nas casas lotéricas e nos caixas eletrônicos.

Também é possível efetuar uma consulta para verificar o valor do seguro desemprego através de um link disponibilizado no próprio site da Caixa, na página correspondente ao auxílio.

Consulta Seguro Desemprego pela Internet

A consulta feita pela internet é diretamente no site da Caixa, como dito anteriormente. Acessando o site, você deverá escolher a opção “Benefícios e Programas” e logo depois escolher “Benefícios do Trabalhador”. A opção mais adequada é aquela que recebe o nome do benefício: “Seguro-Desemprego”.

Consulta Seguro Desemprego pela Internet

Consulta Seguro Desemprego pela Internet

Para de fato realizar a consulta você deverá clicar no botão situado no canto superior direito da página, que possui a seguinte frase: “Consultar Pagamento”. Para verificar o valor é necessário informar o PIS/PASEP ou o NIS.

Consulta Seguro Desemprego por Telefone

Também é possível descobrir o valor dos pagamentos e as datas dos depósitos do seu seguro desemprego ligando para a Caixa Econômica Federal. Para isso, você deverá ligar para 0800 726 0207. Para efetuar a consulta você precisará ter em mãos no momento da ligação os seguintes documentos: RG, CPF e o NIS da carteira de trabalho ou do Cartão Cidadão.

Existem muitas opções de consultar o seu seguro desemprego. Escolha aquela que melhor se encaixa ao seu perfil e efetue-a. Se você não tiver internet, poderá ligar. Se não tiver em casa, pode ir a uma casa lotérica. Em poucos minutos é possível verificar todas as informações sobre o benefício.

Consulta seguro desemprego liberado

As parcelas do seguro desemprego são liberadas gradativamente ao longo dos meses, por isso é fundamental que o trabalhador saiba como consultar se a nova parcela já está liberada. Felizmente isso pode ser feito pela internet, diretamente no site do Ministério do Trabalho. Basta acessar o link https://sd.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf e informar o número do PIS/PASEP para a consulta. Por fim, digite os caracteres da imagem e clique em “Consultar”.

Seguro desemprego parcelas

A quantidade de parcelas do Seguro-Desemprego depende de alguns fatores, como o fato de ser a primeira, segunda ou terceira solicitação do benefício. Se for a primeira vez que o trabalhador solicita, ele recebe 4 parcelas do benefício, desde que comprove, no mínimo, 18 meses de carteira assinada. Se o trabalhador comprovar 24 meses, recebe 5 parcelas.

Se for a segunda vez que o trabalhador solicita, ele recebe 4 parcelas se comprovar 9 meses de carteira assinada, no mínimo. Caso consiga comprovar 12 meses, recebe 5 parcelas. Se for a terceira vez, o trabalhador recebe 3 parcelas desde que comprove, no mínimo, 6 meses de carteira assinada; se conseguir comprovar 12 meses, recebe 4 parcelas e se conseguir comprovar 24 meses, recebe 5 parcelas.

Seguro defeso 2016

Seguro Defeso é o nome dado para o Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal. Esse benefício é concedido ao pescador profissional artesanal que, quando estiver no período de “defeso”, devem obrigatoriamente paralisar suas atividades para preservar uma determinada espécie. Esse benefício é concedido pela Previdência Social e o agendamento deve ser feito online.

Seguro desemprego quem tem direito

Possui direito ao Seguro Desemprego todos os trabalhadores formais e domésticos, quando dispensados sem justa-causa; trabalhadores formais com contrato de trabalho suspenso devido à participação em algum curso ou em programa de qualificação oferecido pelo empregador; pescadores profissionais em período de “defeso”; e trabalhadores que forem resgatados de uma condição semelhante e a de um escravo.

Seguro desemprego 2017

Haverá algumas mudanças para o Seguro Desemprego este ano que devem ser mencionadas. Por exemplo, após solicitar o seguro desemprego, o SINE já encaminha o trabalhador para vagas de emprego compatíveis com as antigas funções do trabalhador, para que assim ele fique desempregado por pouco tempo.

Outra mudança é que, se for a primeira solicitação, agora o trabalhador precisará comprovar, no mínimo, 12 meses de carteira assinada.

Seguro desemprego

Seguro desemprego

Seguro desemprego online

Agora pela internet o empregador pode enviar o requerimento do Seguro Desemprego ao governo federal, ao invés de preencher o formulário manualmente. Esse método é muito mais confiável e rápido, já que usa a certificação digital do empregador. É preciso cadastrar o gestor no site para em seguida enviar o formulário do seu ex-funcionário.

Ministério do trabalho seguro desemprego

Essa nova funcionalidade de encaminhar o seguro-desemprego do funcionário pela internet está sendo disponibilizada pelo portal do Ministério do Trabalho, diretamente no link https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf, chamado de Empregador WEB.

Seguro desemprego parcelas disponíveis

As parcelas do seguro desemprego são disponibilizadas todo o mês, mas o trabalhador pode usar o método que explicamos anteriormente para consulta-las ou fazer o download do aplicativo da CAIXA Trabalhador, onde é possível saber tudo sobre o benefício.

 

 

Recomendados para você: