1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 3,40 de 5)
Loading...

Dataprev Situação do Benefício

Consultar a situação do seu benefício é essencial para que o contribuinte tenha controle sobre o pedido e possa saber se todos os procedimentos já foram realizados. Felizmente a Previdência Social, por meio da Dataprev, possibilita que os contribuintes efetuem a consulta pela internet, sem a necessidade de ir até uma agência.

Além disso, outros tipos de serviços e consultas também podem ser realizados, como você confere a seguir.

dataprev

dataprev

Consulta benefício INSS extrato

A consulta de benefício pode ser feita pelo site https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml. O contribuinte precisa informar o número do seu benefício, sua data de nascimento, nome e número do CPF. A consulta irá lhe informar se o seu pedido ainda está sendo analisado ou se o mesmo já teve uma “resposta”, e, de acordo com o status, será possível saber se o benefício foi concedido ou não.

Para ter mais certeza sempre é fundamental aguardar a carta de concessão de benefício chegar em sua residência.

Revisão de benefícios concedidos

A revisão de benefícios é um serviço que todo aposentado da Previdência Social pode solicitar. Ele consiste em revisar o salário de benefício original do aposentado, mediante a aplicação de uma alíquota. Ou seja, todos os aposentados que receberam seus benefícios após o ano de 1994 têm o direito de solicitar a revisão para saberem se estão recebendo o valor correto.

Benefício habilitado

Benefício habilitado nada mais é do que um status do seu pedido de aposentadoria, por exemplo. Caso você efetue a consulta de situação de benefício e esteja esse status não significa que seu pedido foi concedido, mas sim que ele foi registrado no sistema e está aguardando ser analisado.

Consultar benefício INSS pelo CPF

Na hora de consultar a situação do seu benefício uma das informações cruciais é o número do CPF do beneficiário. Sem essa informação não é possível efetuar a consulta e, portanto, não é possível saber como anda o pedido. Sempre tenha o seu CPF em mãos e, de preferência, decore o número para que possa usá-lo sempre que for necessário.

Consulta benefício concedido INSS

Na hora de consulta, caso o seu benefício tiver sido aprovado e liberado, o status deverá mostrar “deferido”. Caso o status mostre “indeferido” significa que o seu pedido não foi concedido e você pode começar a recorrer.

Todas as informações sobre esse tipo de ação você encontra no próprio site da Previdência Social.

dataprev

dataprev

Benefício INSS auxilio doença

Um dos benefícios da Previdência é o auxílio-doença e, usando a consulta de situação de benefício, você também pode descobrir se o seu pedido foi aceito ou não. A consulta é realizada no mesmo site, você só precisa informar o número do benefício – nesse caso é o auxílio-doença – que foi lhe passado no momento da solicitação.

Previdência social consulta aposentadoria

Hoje você aprendeu a como consultar a situação do seu benefício e descobrir se ele foi ou não aceito. Depois que você começar a receber sua aposentadoria, outro tipo de serviço que pode realizar é a consulta de extrato de pagamentos, onde você encontra detalhes sobre sua renda, valor que recebe e dias de pagamento.