1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (717 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Demonstrativo de Imposto de Renda

O Demonstrativo do Imposto de Renda é um documento extremamente importante para todos os aposentados e pensionistas do INSS. Ele é um documento usado por essas pessoas para o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, pois todas as contribuições e valores recebidos da Previdência também devem ser declarados de forma correta. É um documento fornecido pela própria Previdência todos os anos e o de 2017 já está disponível para emissão. Saiba mais a seguir.

Demonstrativo de Imposto de Renda

Demonstrativo de Imposto de Renda

Demonstrativo de Imposto de Renda 2017

A Previdência Social já liberou o Demonstrativo de Imposto de Renda deste ano para emissão em seu portal. Esse documento deve ser emitido por todos os aposentados e pensionistas obrigados a declarar o seu imposto de renda à Receita Federal. Todas as declarações são recebidas pela Receita até o dia 28 de abril, mas quanto antes você emitir e preencher o formulário, melhor. Vale lembrar também que aqueles que atrasarem a entrega pagarão uma multa.

São obrigados a declarar o Imposto de Renda, ano base de 2016, todas aquelas pessoas que receberam no ano base rendimentos tributáveis maiores que R$28.123,91 ou rendimentos isentos cuja soma total é maior que R$40 mil.

Onde emitir o Demonstrativo de Imposto de Renda

A Previdência Social todos os anos libera a emissão do Demonstrativo para todos os seus aposentados e pensionistas. Tudo é feito pela internet diretamente pelo site http://www.previdencia.gov.br. O cidadão deve acessar o site, selecionar “Todos os Serviços” na aba de Serviços do INSS e, em seguida, procurar pela opção “Demonstrativo de Imposto de Renda”.

É fácil, simples e rápido. Em poucos minutos você tem o seu demonstrativo em mãos e pode acessar o site da Receita para fazer sua declaração.

Como emitir o Demonstrativo do Imposto de Renda

Depois de seguir o passo a passo informado acima, o cidadão chegará a uma página com informações sobre o documento. Deverá selecionar a opção de “Emitir demonstrativo”. O cidadão será redirecionado para outra página que dará acesso a emissão do documento.

Informe o ano base de 2016, o número do seu benefício, a data de nascimento do beneficiário, assim como nome e CPF. Para finalizar basta digitar os códigos da imagem e clicar em “Consulta”. O demonstrativo será mostrado e você poderá imprimi-lo. O documento também pode ser emitido nas agências da Previdência Social, chamadas de APS; no entanto, o INSS recomenda que a impressão seja feita pela internet ou nos terminais de autoatendimento de cada banco.

Demonstrativo de Imposto de Renda

Demonstrativo de Imposto de Renda

Por que emitir o Demonstrativo do Imposto de Renda?

Apenas com esse documento em mãos será possível fazer a sua declaração de forma correta, clara e limpa, sem trapaças. Como você recebe um valor do INSS todo o mês e isso faz parte de sua renda e do seu sustento, é preciso informar à Receita. Com o demonstrativo em mãos você é capaz de informar todos os dados de forma correta e não corre o risco de ser alvo de uma investigação.

Declarar seu imposto de renda de forma correta ajuda o Brasil a seguir no caminho certo.

 

Recomendados para você: