1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (728 votos, média: 0,00 de 5)
Loading...

Demonstrativo Previdenciário

O Demonstrativo Previdenciário é um formulário fornecido pela Previdência Social que deve ser preenchido basicamente anualmente para informar as receitas do ano que se passou. O envio desse demonstrativo é obrigatório desde 2000 e desde então todas as receitas e despesas do regime próprio previdenciário devem ser informadas. O demonstrativo sempre deve conter informações do regime próprio e do ente federativo, assim como também do órgão gestor. Ainda tem dúvidas sobre o documento? Então leia a seguir.

Quando enviar o Demonstrativo Previdenciário

O Demonstrativo Previdenciário deve ser enviado por todos os estados e municípios em até 30 dias após o encerramento de cada bimestre civil. Sendo assim, ao final de cada bimestre é de responsabilidade dos estados e municípios preencher o demonstrativo previdenciário e enviá-lo o mais rápido possível com o intuito de comunicar todas as receitas e despesas do regime próprio.

Demonstrativo Previdenciário

Demonstrativo Previdenciário

Caso algum município possua recolhimento ao Regime Geral de Previdência Social, o demonstrativo das receitas e despesas deve conter informações apenas sobre o Regime Próprio de Previdência Social.

Comprovantes de Repasses

Junto com o demonstrativo previdenciário também devem ser enviados os comprovantes de repasses, documentos que possuem os valores das contribuições ao regime próprio da Previdência Social.

Esses comprovantes devem ser enviados até o mesmo prazo indicado para o envio do demonstrativo, para o Ministério da Previdência Social – Secretaria de Previdência Social, na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Não há apenas um documento que comprove os repasses, pois cada município pode usar um meio para transferir os recursos. Se for um documento de arrecadação, este que deverá ser enviado. Se for por movimentação financeira, o documento do banco deverá ser enviado.

Instruções para Preenchimento do Demonstrativo Previdenciário

Caso os estados e municípios enfrentem dificuldades na hora de preencher o Demonstrativo Previdenciário, é possível contar com a ajuda da própria Previdência. Eles disponibilizam um link com todas as dúvidas possíveis e explicam quais informações deverão ir em cada campo em branco.

Essas instruções podem ser de grande ajuda, por isso é essencial mantê-las a salvo em seu computador. Elas estão disponíveis no link http://www1.previdencia.gov.br/sps/app/dempre/instrucao_preenchimento_dempre.html .

Calendário de Demonstrativos INSS 2017

Diretamente no site da Previdência Social é possível encontrar todos os demonstrativos disponíveis para impressão. Além disso, também é disponibilizado um calendário de Envio dos Demonstrativos para o ano de 2017, para que todos fiquem cientes dos prazos a serem cumpridos no final de cada bimestre. Para acessar o calendário, entre no site da Previdência (www.previdencia.gov.br), selecione ‘Previdência no Serviço Público’ e, em seguida, ‘Demonstrativos’. Por fim, basta selecionar a opção de ‘Calendário de envio dos demonstrativos – 2017’.

Calendário de Demonstrativos INSS 2017

Calendário de Demonstrativos INSS 2017

Você encontra o prazo para enviar todos os demonstrativos, inclusive os bimestrais, chamados também de DIPR. Veja todos os prazos e dados para ter certeza de enviá-los no período certo.

Demonstrativo Previdenciário

Com esse demonstrativo o governo fica ciente de todas as receitas de diversas pessoas que contribuem através do regime próprio da Previdência Social. Isso é essencial para que haja um controle e monitoramento, além de ajudar também na hora do imposto de renda.

 

Recomendados para você: