1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Desaposentação. O que é? Como funciona?

A desaposentação é um termo que talvez não seja muito usado e nem tão conhecido assim, mas ele existe e é caracterizado quando o aposentado desiste de receber o seu benefício. Muitas pessoas batalham desde o início para ter uma boa aposentadoria e garantir o seu futuro, mas por algum motivo desejam renunciar o seu pedido de benefício.

Aqui você vai entender o que é a desaposentação, como ela funciona e quem pode solicitar.

Saiba mais informações, acesse: Fator Previdenciario. Entendo como ele Funciona

O que é Desaposentação ?

A desaposentação nada mais é do que a renúncia do aposentado, quando ele já tem o direito ao benefício. Geralmente isso acontece porque o aposentado deseja tentar receber um valor maior, com mais benefícios e vantagens.

O que é Desaposentação

O que é Desaposentação. Imagem:Divulgação

A desaposentação só pode acontecer depois que o cidadão se aposentar pela primeira vez. Ao abrir mão do benefício, o cidadão não recebe mais a aposentadoria e volta a trabalhar para que possa se aposentar novamente com um valor maior. A segunda aposentadoria pode conter um valor maior e incluir mais contribuições.

Saiba mais informações, acesse: Aposentadoria por Tempo de Contribuição – Saiba como Funciona

Para explicar melhor como funciona, vamos a um exemplo. Um trabalhador com 45 anos que tenha contribuído 30 anos, poderá se aposentar com um total de 75 anos, onde a nova regra de 85/95 não se aplica e assim ele não receberá um valor completo. Por isso, muitos solicitam a desaposentação para completar os pontos.

Quem pode fazer a Desaposentação

A desaposentação só pode ser solicitada pelo trabalhador que está aposentado, mas não parou de contribuir com a Previdência Social. Além disso, aposentados que já se encaixam na nova regra de 85/95 não precisam e nem devem pedir a desaposentação, pois já têm a pontuação necessária para receber um valor maior e completo.

Como fazer a Desaposentação

A solicitação da desaposentação pode ser feita apenas através de um advogado que abrirá uma ação de revisão de benefício previdenciário junto com o INSS, solicitando a consideração das novas contribuições e um novo cálculo do benefício. A partir daí, cabe ao INSS julgar a solicitação e refazer o cálculo, assim você poderá trabalhar mais um pouco para chegar à pontuação necessária.

Entenda a nova regra dos 85/95

Essa nova regra foi implantada há alguns anos atrás e trouxe certas mudanças nas formas de aposentadoria, as pessoas que chegarem a esses valores ao somar a sua idade com o período de contribuição, tem direito ao benefício completo, onde recebem um benefício maior e mais vantajoso.

Desaposentação

Desaposentação. Imagem:Divulgação

As mulheres ao calcular a sua idade com o tempo de contribuição devem chegar aos 85 pontos, enquanto os homens aos 95. Quando esses valores são atingidos, o fator previdenciário é esquecido e o benefício vira integral.

Saiba mais informações, acesse: Aposentadoria Especial – Saiba como Fazer a Solicitação

Vale lembrar que os outros métodos de aposentadoria ainda estão em vigor, podendo também ser solicitados. Porém, a regra dos 85/95 trás mais benefícios e vantagens para os trabalhadores, mesmo que exija um tempo maior de trabalho e contribuição dos cidadãos.

 

Recomendados para você: