1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Documentos necessários para pedir a aposentadoria

Todo cidadão tem direito a aposentadoria e isso está previsto em nossa Constituição. Mas, apesar de ser algo sempre falando e que nós sabemos que existe, não é todo mundo que está por dentro de todas as informações importantes a respeito da aposentadoria, como, por exemplo, quais são as modalidades e os documentos importantes para dar entrada na mesma.

Não existe um só tipo de aposentadoria. Pelo contrário, uma pessoa pode dar início ao processo por idade (urbana e rural), tempo de contribuição, por invalidez ou especial (que possui algumas ramificações também). O fato é: é importante ter todos os documentos em dia, legíveis, atualizados e sem nenhuma pendência para que a sua aposentadoria não seja afetada ou atrasada.

Documentos necessários para pedir a aposentadoria

Documentos necessários para pedir a aposentadoria

Documentos exigidos para Aposentadoria Especial

A aposentadoria especial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é para trabalhadores que dedicaram a sua vida a desempenhares funções em ambientes considerados insalubres ou que possam oferecer risco a sua vida e saúde. Ou seja, as atividades trabalhistas consideradas perigosas garantem ao empregado menos tempo de atuação para poder se aposentar.

Se esse é o seu caso, os principais documentos para dar início ao seu pedido são:

Número de Identificação do Trabalhador (PIS/PASEP);

Carteira de Identidade (RG);

Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Formulário de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

Além da aposentadoria especial, também existem aquelas que fogem da comum como de pessoas com deficiência e por invalidez. Além dos documentos acima, também é preciso apresentar atestados médicos e exames comprobatórios. Também é necessário, em todos os casos, apresentar os documentos para regularização dos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que serão informados a seguir.

Documentos solicitados em todas as aposentadorias para regularização do CNIS

No caso de solteiros, é necessário apresentar a Certidão de Nascimento e, para os casados, a Certidão de Casamento. Tenha em mãos também um comprovante de residências, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação, guias e carnês de contribuição para a Previdência Social.

Se a sua aposentadoria for por idade rural, também será preciso apresentar documentos que comprovem as suas atividades no local. E para a aposentadoria por tempo de contribuição (uma das mais comuns), será importante apresentar o Certificado do Sindicato de Trabalhadores Avulsos ou do órgão responsável pela gestão de Obra com as informações de todos os serviços prestados.

E caso tenha interesse em um salário-família, também é preciso apresentar certidão de nascimentos de todos os filhos, a carteira de vacinação em dia dos dependentes de até seis anos de idade, comprovação de frequências escolar para os que tiverem entre 7 e 14 anos e, se houver casos de invalidez para maiores de 14 anos, apresentar a perícia médica.

Como dar entrada na aposentadoria?

Depois de saber os documentos, é importante entender como dar entrada no processo de aposentadoria. Primeiro, é preciso saber em qual delas você entrará. Então, é o momento de verificar o seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) – local em que ficam armazenadas todas as suas informações a respeito de trabalho e contribuição para a Previdência Social – está ok. Caso algum problema seja identificado, você deve apresentar os seus comprovantes de contribuição, por isso é importante mantê-los guardados.

Documentos necessários para pedir a aposentadoria

Documentos necessários para pedir a aposentadoria

Se souber que está regularizado, é hora de agendar um atendimento em uma das unidades da Previdência Social de seu município, que pode ser feita pelo telefone 135, pelo site oficial ou presencialmente. Feito o agendamento, basta ir no dia marcado até a unidade com todos os documentos solicitados e informados acima.

Tem mais alguma dúvida em relação a aposentadoria? Então, dirija-se até a agência mais próxima ou acesse o site http://previdencia.gov.br/.

Recomendados para você: