1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (927 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Empréstimo Consignado Previdência Social

Os aposentados e pensionistas da Previdência Social que precisam de empréstimos para fazer viagens, comprar uma casa ou até mesmo realizar um sonho, podem contar com o empréstimo consignado da Previdência Social, realizado por diversas instituições financeiras credenciadas.

A Previdência sempre alerta o beneficiário a ficar atento para as taxas, pois elas contemplam todos os custos da operação, seja de empréstimo ou do cartão de crédito. Falaremos mais sobre esse empréstimo a seguir.

Empréstimo Consignado Previdência Social

Empréstimo Consignado Previdência Social

Taxas – Empréstimo Consignado

Todos os interessados devem sempre ficar atentos às taxas de qualquer empréstimo, pois elas têm o poder de tornar tudo mais caro. Segundo a Previdência, a taxa máxima para o empréstimo, ao mês, é de 2,34%. Já para o cartão consignado, a taxa máxima, ao mês, passa para 3,36%.

O órgão disponibilizado uma planilha com todas as taxas de juros praticadas por cada instituição conveniada. Essa planilha pode ser acessada no site da Previdência e baixada para o seu computador. Basta acessar o site http://www.previdencia.gov.br  e procurar por Empréstimo Consignado.

Informações sobre o Empréstimo Consignado

Quando o empréstimo for contratado em uma das instituições financeiras conveniadas, é de obrigação da instituição informar ao beneficiário dados e valores importantes como o valor total do empréstimo, a taxa mensal e anual, os juros, todos os acréscimos remuneratórios e tributários, a quantidade e o valor de cada prestação, entre outros.

O beneficiário deve sempre exigir uma via do contrato após assiná-lo, isso garante mais segurança e comodidade.

Documentos para o Empréstimo Consignado

É possível conseguir tanto um empréstimo quanto um cartão consignado por meio das instituições financeiras, e ambas as operações exigem documentos específicos que podem ser vistos somente com os próprios bancos. No entanto, o beneficiário interessado devem sempre apresentar documentos como RG ou CNH e o CPF. Esses documentos são os exigidos, mas deve haver outros, como comprovante de renda, endereço, certidão de nascimento e muito mais.

Se o pagamento de benefícios ocorrer por cartão magnético, o depósito deverá ser efetuado em uma conta corrente da qual o beneficiário seja titular. Em nenhum momento o depósito será feito em contas de terceiros.

Documentos para o Empréstimo Consignado

Documentos para o Empréstimo Consignado

Empréstimo Consignado Previdência Social

A contratação de um empréstimo não pode ser feita pelo telefone, assim como também é proibida a cobrança da TAC – Taxa de Abertura de Crédito – ou de qualquer outra taxa e imposto. No caso de um cartão de crédito, é possibilitada a cobrança de uma taxa única no valor de R$15,00, cujo pagamento pode ser dividido em até três vezes.

Vale ressaltar que o valor máximo que será comprometido da renda do beneficiário não pode ser maior do que 35% da aposentadoria ou da pensão paga pelo INSS. O número máximo de parcelas é de 72 meses, ou seja, 6 anos. O beneficiário pode optar por qualquer uma das instituições financeiras conveniadas, de acordo com o que deseja.

Onde Solicitar um Empréstimo Consignado

Para solicitar um empréstimo é necessário ir até a instituição financeira escolhida com seus documentos em mãos e pedir por um atendimento com o atendente da agência.

 

Recomendados para você: