1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (928 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Entenda o que é Adiconal de Insalubridade

O adicional de insalubridade é um direito garantido aos trabalhadores que realizam suas atividades em situações perigosas e em locais precários, o que pode gerar problemas de saúde e acidentes. O valor recebido pelo trabalhador no adicional de insalubridade é calculado de acordo com o grau de insalubridade da sua situação laboral.

O adicional de insalubridade é garantido por meio da Norma Regulamentadora, que também é responsável por estabelecer a base de cálculo. Veja a seguir como descobrir o valor do seu adicional.

Saiba mais Informações, acesse: Telefone de Atendimento do INSS

Entenda o que é Adiconal de Insalubridade

Entenda o que é Adiconal de Insalubridade

Veja como calcular o adicional de insalubridade

Antes de começar a realizar o cálculo do seu adicional de insalubridade é muito importante descobrir o grau da insalubridade do seu trabalho. Se for 40%, significa que é o grau máximo; 20% é o grau médio e; 10% é o grau mínimo. O cálculo do adicional é feito com base no salário mínimo, no entanto, em algumas situações e de acordo com a empresa, o cálculo é baseado no salário previsto em convenção ou acordo de trabalho, se esse for o caso.

O problema é que existem ainda muitas dúvidas sobre o adicional nos dias atuais, por isso o trabalhador sozinho não consegue chegar ao valor correto.

Saiba mais Informações, acesse: CND INSS – Emissão de Certidão Negativa INSS

Adicional de insalubridade CLT

O adicional de insalubridade foi criado pela Consolidação das Leis de Trabalho – CLT – que tem como objetivo melhorar a vida dos trabalhadores, lhes oferecer maiores direitos e segurança para realizar suas atividades.

Insalubridade o que é

Insalubridade é quando você trabalha em um local que se encontra em uma situação precária, sem higiene ou qualquer tipo de cuidado especial. É um local que pode afetar a sua saúde, gerar doenças e ainda é propício há acidentes. Sendo assim, caso o trabalhador realize suas atividades em um local com essas características, estará trabalhando em um local insalubre, e deve receber o adicional.

Entenda o que é Adiconal de Insalubridade

Entenda o que é Adiconal de Insalubridade

Adicional Periculosidade

O adicional de periculosidade muitas vezes é confundido com o de insalubridade e, ainda, em alguns casos, o trabalhador tem direito a receber ambos. Isso porque o adicional de periculosidade nada mais é do que o valor pago ao trabalhador que trabalha em um local perigoso, que pode gerar acidentes e até levar a morte.

O cálculo é muito complicado, por isso grande parte das empresas adota o salário mínimo como base de cálculo. Nesse caso, é preciso calcular 10%, 20% ou 30% do salário mínimo vigente para descobrir o valor do adicional. Esses percentuais também representam o grau da periculosidade.

Adicional de insalubridade base de cálculo

A base de cálculo para o adicional são as porcentagens do grau da sua insalubridade. Após saber qual grau se aplica no seu caso, você deve calculá-lo no salário mínimo vigente. No entanto, como esse é um assunto muito discutido, existem muitas controvérsias de qual salário deve ser usado de fato.

Algumas empresas adotam o salário mínimo vigente, outras o salário da categoria e assim por diante.

Quem tem direito a insalubridade

A insalubridade é um direito de todos os trabalhadores que exercerem suas funções em condições precárias e que trazem riscos a vida humana. Para ter direito ao adicional, o trabalhador precisa comprovar essas situações para receber o adicional.

Saiba mais Informações, acesse: Aposentadoria e Previdência – Consulta INSS 2017

Quem tem direito a insalubridade

Quem tem direito a insalubridade

Adicional insalubridade percentual

O percentual de insalubridade recebido por cada trabalhador dependerá do grau definido da sua situação. Se for o grau mínimo, ou seja, o local não for tão insalubre, o trabalhador ganhará 10% a mais do seu salário. O mesmo acontecerá com as demais porcentagens, sempre avaliando a situação de trabalho.

 

 

 

 

Recomendados para você: