1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (727 votos, média: 0,00 de 5)
Loading...

Extrato DAP. O que é? Como Funciona?

A DAP é uma declaração criada pelo Governo Federal com o objetivo de controlar as atividades agrícolas do país. Para isso, em um único banco de dados, é possível encontrar todas as informações sobre os agricultores brasileiros, para que assim saiba-se melhorar sobre todas suas necessidades.

Saiba mais informações, acesse: DATAPREV – Extrato de Pagamentos INSS

A sigla DAP significa Declaração de Aptidão ao Pronaf que nada mais é do que um programa que visa oferecer financeiros aos agricultores que desejam melhorar ou expandir sua produção.

Sistema de cadastro de DAP

Todo agricultor brasileiro precisa efetuar o cadastro DAP para formalizar sua profissão e poder usufruir de todos os benefícios garantidos por lei. DAP é a sigla para Declaração de Aptidão ao Pronaf, um programa do governo federal voltado para todos os agricultores e suas famílias, que falaremos mais sobre a seguir.

O Sistema de Cadastro de DAP é um portal para todos os agricultores informarem o seu login e senha, e terem acesso a DAP e a demais informações sobre sua categoria.

DAP Pronaf

A Declaração de Aptidão ao Pronaf serve para comprovar as atividades do agricultor e, para o Governo Federal, serve como uma maneira de criar iniciativas e investimentos no setor da agricultura e pecuária, de modo a ajudar as famílias agricultoras a aumentar seus respectivos lucros.

Com a DAP em mãos todos os agricultores ainda podem efetuar consultas regulares sobre os programas de incentivo disponíveis, sendo que a grande maioria deles se encaixa no Pronaf como uma modalidade. O Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – disponibiliza aos agricultores modalidades de crédito destinadas para a compra de materiais e equipamentos para a safra, capital de giro e vários outros tipos de investimentos.

DAP Jurídica

A DAP pode ser cadastrada e consultada tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. A DAP jurídica permite que os agricultores familiares tenham acesso a programas de compras institucionais como o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos – e o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. A DAP jurídica pode ser emitida somente no caso de cooperativas, associações e pequenas agroindústrias familiares.

Site para emitir DAP

O extrato do DAP pode ser emitido pela internet, diretamente pelo site da declaração, mantido pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, no endereço eletrônico: http://dap.mda.gov.br/. O cidadão deve selecionar a opção “Extrato DAP” e depois escolher entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

No primeiro caso é possível consultar por CPF/DAP/Chave ou por Município. No segundo caso a pesquisa pode ser feita informando o CNPJ/Chave ou por Município.

Sistemas DAP web

No site que indicamos você também se depara com uma série de outras opções de serviços. Um deles é o “DAPWEB” que redireciona o indivíduo para uma página de login ao sistema, onde pode consultar alguns dados sobre sua DAP e também sobre os programas do governo.

Clicando nessa opção o cidadão deve informar o seu login e senha para continuar.

Como consultar DAP pelo CPF

Para consultar a DAP usando o CPF, o agricultor deve acessar o site, seguir o passo a passo que damos anteriormente e escolher a opção “Pesquisa por CPF/DAP/Chave”.

Em seguida ele deve marcar a opção referente ao CPF e informar o número do mesmo no campo indicado. Por fim basta digitar o captcha e clicar em “Pesquisar”.

Verificar número DAP

Através da consulta explicada acima o agricultor pode ter acesso ao número da sua DAP, fundamental para realizar uma série de serviços e para contratar algum programa voltado para a agricultura familiar.

 

Extrato DAP. O que é? Como Funciona?

Extrato DAP. O que é? Como Funciona?

Como se Cadastrar no DAP

Ao se cadastrar no DAP o agricultor permite que o Governo Federal tenha conhecimento sobre suas necessidades e dessa forma poderá obter mais facilidade na hora de conseguir financiamentos e outros benefícios.

Para se cadastrar no DAP, o agricultor deve ir até um órgão municipal que esteja cadastrado junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário, com o seu RG, CPF, documentos e informações gerais sobre o seu negócio. É importante também informar a existência de funcionários e com quais produtos você lida.

Com todas essas informações, o agricultor será adicionado ao sistema e poderá usufruir dos benefícios oferecidos pelo Governo.

Saiba mais informações, acesse: Portal do Servidor SP

Extrato DAP – Como Consultar

O extrato do DAP pode ser consultado facilmente pela internet, no site do Ministério do Desenvolvimento. Com o extrato em mãos, o agricultor poderá comprovar a sua situação, obter algumas facilidades para pedir um financiamento e até obter mais vantagens diretamente do Governo.

Na hora da consulta, é importante escolher entre consultar o extrato de pessoa física ou jurídica. Tudo pode ser feito pelo site http://smap14.mda.gov.br/extratodap/.

Se optar por pessoa física, a consulta poderá ser feita por meio do CPF, do número DAP, do número da chave ou ainda por município. Se optar por pessoa jurídica, deverá informar o CNPJ da empresa e o estado em que ela se encontra instalada.

Extrato DAP – Como Consultar

Extrato DAP – Como Consultar

DAP – PRONAF

O Pronaf é um programa de financiamento voltado apenas para os agricultores que possui até oito linhas de crédito. Cada linha de crédito possui a sua finalidade e dessa forma o agricultor pode escolher aquela que melhor se encaixa no que necessita. O financiamento pode ser solicitado principalmente com o objetivo de comprar novos equipamentos para a produção agrícola.

Saiba mais informações, acesse: Aposentadoria a Deficiente Físico, como Funciona ?

Com o DAP, os agricultores possuem mais facilidade para conseguir o financiamento. O Pronaf pode ser solicitado nos bancos mais próximos de você, onde também é possível tirar as dúvidas.

Vantagens do DAP

Com o DAP tanto os agricultores quanto o Governo recebeu vantagens. Dessa forma, o Governo consegue ter consciência do que essa classe de trabalhadores está precisando e pode fazer as devidas mudanças e repasses de verbas para melhorar a produção agrícola e a vida rural. Assim o Governo também fica ciente do que precisa ser melhorado e onde é melhor investir.

Saiba mais informações, acesse: Aposentadoria e Previdência – Consulta INSS 2016 e 2017

Já para os trabalhadores, com o DAP agora ficou mais fácil obter financiamentos e diversos outros tipos de vantagens. Se você ainda não está cadastrado, não perca mais tempo. Se dirija imediatamente ao órgão indicado com todos os documentos e solicite efetuar o seu cadastro.

 

 

 

 

 

Recomendados para você: