1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Extrato de Contribuições Inss Doméstica

Todos os trabalhadores brasileiros podem contribuir para o INSS e garantir a sua aposentadoria, além de outros auxílios. A empregada doméstica levou um tempo para conquistar os seus direitos, mas agora pode contribuir como qualquer outro cidadão, emitir extratos e também garantir o seu futuro.

A empregada doméstica que quiser saber um pouco mais sobre a sua contribuição, assim como conferir se o seu chefe está efetuando os pagamentos, pode emitir mensalmente o Extrato de Contribuições Previdenciárias que possui todas essas informações. Veja como emitir esse extrato logo a seguir.

Como Emitir o Extrato – Doméstico

O procedimento para emitir esse extrato se você é um empregado doméstico é o mesmo que qualquer outro contribuinte do INSS precisa fazer. O extrato de Vínculos e Contribuições pode ser solicitado por qualquer pessoa na condição de contribuinte individual e/ou prestador de serviço.

O primeiro passo é acessar o site a Previdência Social (http://www.previdencia.gov.br/) e na aba “Serviços do INSS” optar por “Todos os Serviços”. Logo depois, será necessário escolher “Extrato de Vínculos e Contribuições à Previdência”. Na página seguinte você pode emitir o seu extrato e também agendar o cadastramento de uma senha, caso ainda não possua uma.

Como Emitir o Extrato – Doméstico

Como Emitir o Extrato – Doméstico. Imagem:Divulgação

Como Emitir o Extrato – Autônomo

As pessoas que contribuem para o INSS como contribuinte individual e facultativo também podem emitir o extrato de contribuições para verificarem informações. O procedimento é o mesmo e pode ser feito em poucos minutos. Após acessar a página indicada acima, o contribuinte poderá clicar em “Consultar extrato”. Na página seguinte será necessário informar uma senha para ter acesso ao extrato. Se você ainda não tem uma, poderá retornar na página anterior e escolher a opção “Agendar cadastramento de senha”.

O contribuinte deverá comparecer no dia marcado à agência do INSS para emitir uma senha que dê acesso ao extrato de contribuições. Depois, é só refazer o passo a passo e informar a senha. Em poucos minutos o autônomo poderá verificar o valor das contribuições e demais informações.

Extrato de Contribuições para Empresas

As empresas que quiserem obter o extrato de contribuições também podem fazer isso pela internet, através do site do Dataprev, no link: http://cnd.dataprev.gov.br/cws/contexto/aguia02/aguia02.html.  Nesse caso, será necessário selecionar entre CNPJ ou CEI, informar o identificador, a competência, a senha e por último, digitar os caracteres da imagem que estiver sendo exibida. Após clicar em “consultar” serão mostradas todas as informações sobre as contribuições daquela empresa.

Emitindo o Extrato de Contribuições Fora da Internet

Há também outras maneiras de consultar o extrato de contribuições. Por exemplo, aquelas pessoas que possuírem conta corrente no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal podem consultar no caixa eletrônico respectivo ou no home-banking.

Emitindo o Extrato de Contribuições Fora da Internet

Emitindo o Extrato de Contribuições Fora da Internet. Imagem:Divulgação

No caso do Banco do Brasil, o contribuinte deverá escolher a opção “Previdência Social” e no caso da Caixa Econômica, a opção escolhida deverá ser Extrato Previdenciário”. Para tirar mais dúvidas você pode acessar o site de ambas as instituições ou ir pessoalmente até uma agência. Você também pode ligar para a Central de Atendimento do INSS no número 135.

 

Recomendados para você: