1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, conhecido como FGTS, é um benefício concedido a todos os trabalhadores demitidos sem justa causa.

Ele deve ser pago pelo empregador todo o mês e pode ser retirado pelo trabalhador e até mesmo usado para financiamentos e outros tipos de investimentos. É possível consultar regularmente o saldo do benefício através de diferentes métodos.

Tem como saber Quanto Tenho de FGTS

O trabalhador que tiver interesse em saber quanto possui de FGTS, ou seja, o seu saldo, deverá escolher um dentre os vários métodos disponíveis para realizar a consulta. A consulta do saldo do FGTS pode ser feita pela internet, através do site da Caixa Econômica Federal, por telefone ligando para a Central de Atendimento, por mensagem de texto ou ainda indo diretamente a uma lotérica ou a uma agência do banco.

Para descobrir o seu saldo, é necessário ter o Cartão Cidadão.

Prova de regularidade relativa ao fundo de garantia por tempo de serviço FGTS

A Consulta Regularidade do Empregador tem como objetivo consultar a situação da empresa perante o FGTS. Após a consulta, se a empresa estiver em uma situação regular, poderá obter o extrato de CRF com validade de 30 dias. Quem deseja obter o CRF deverá estar cadastrado no FGTS e estar em dia com suas obrigações para com o benefício. A empresa também deve possuir um cadastro no CNPJ.

Essa consulta também pode ser realizada através de um sistema da Caixa, onde o empregador irá escolher entre o CNPJ e o CEI, e informar o número do escolhido, além do UF e do código de verificação.

FGTS Fundo de Garantia Saldo

O saldo do FGTS pode ser consultado mensalmente, logo após o empregador realizar o depósito. Para isso, o trabalhador pode optar por receber informações via mensagens de texto, aderindo o serviço no site do benefício. Também é possível ligar para a Central de Atendimento da Caixa e informar o seu CPF.

FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Imagem:Divulgação

O saldo pode e deve ser consultado para que o trabalhador esteja ciente de que o seu patrão está em dia com suas obrigações.

Extrato Fundo Garantia FGTS

Através do site da Caixa é possível consultar o extrato do seu FGTS. Acesse https://www.caixa.gov.br/  e escolha a opção referente ao benefício. Você será redirecionado para uma página onde deverá informar o seu PIS/PASEP e uma senha. Se você não tiver uma senha, poderá cadastrar uma clicando em “Cadastrar senha”.

Quando tudo estiver pronto, você poderá escolher a opção de “Extrato” ou “Extrato Completo”.

FGTS Fundo de Investimento

O Fundo de Investimento do FGTS tem como principal objetivo valorizar as cotas por meio da aplicação do benefício em financiamentos, implantação de empreendimentos, infraestrutura em aeroportos, saneamento, energia, entre outros.

FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

O Fundo recebe aplicações de recursos do FGTS quando isso é autorizado, sendo administrado diretamente pela Caixa Econômica Federal. Todas as informações sobre o Fundo de Investimento do FGTS podem ser consultadas no site: http://www.fgts.gov.br/trabalhador/fi_fgts.asp.

FGTS Fundo BNDES

Os trabalhadores que desejarem podem investir o seu FGTS em dívidas do BNDES, pois o banco recebeu R$10 bilhões para reforçar o seu caixa no financiamento de obras de infraestrutura. Isso permite que o trabalhador envie até 30% do saldo do seu FGTS para aplicação em um fundo de investimento com foco na infraestrutura.

O FGTS ainda pode ser aplicado em outros tipos de fundos, como na aquisição da casa própria pelo Minha Casa Minha Vida.

 

Recomendados para você: