1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Fundo de Garantia: Como consultar o saldo do FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, conhecido como FGTS, é um benefício trabalhista que deve ser pago a todos os trabalhadores com carteira assinada. Ele é como uma poupança que fica registrada no nome do funcionário e que ele pode ter acesso quando for demitido. Veja a seguir como consultar o saldo do FGTS e como sacá-lo.

Fundo de Garantia como funciona?

A partir do contrato de trabalho, todos os meses o empregador deverá depositar em uma conta no nome do funcionário uma determinada quantia sobre o salário pago. A maior parte do valor do FGTS é paga pelo empregador, sendo que uma pequena parcela deve ser paga pelo funcionário, sendo retirada de seu salário.

Fundo de Garantia

Fundo de Garantia. Imagem:divulgação

Quando o funcionário é demitido, poderá sacar o valor total. O FGTS também pode ser sacado em outras situações, como aquisição da casa própria.

Fundo de garantia como sacar?

Você pode sacar o seu FGTS nas agências e casas lotéricas de todo o país. É preciso ter o Cartão Cidadão, o indivíduo deverá apresentar a rescisão de contrato na CAIXA juntamente com todos os demais documentos exigidos e efetuar a solicitação do saque em uma agência. O pagamento é feito no banco, podendo ser em uma ou mais parcelas.

Como consultar o saldo do FGTS?

Você pode consultar o saldo do seu FGTS antes de ir sacá-lo, diretamente pela internet. Basta acessar o site https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS, informar o seu NIS e digitar a senha internet. Caso seja o primeiro acesso, clique em “Cadastrar Senha”, passe por todas as etapas e depois acesse novamente.

Fundo de garantia nova lei

Uma nova lei autoriza que o FGTS seja usado para empréstimos consignados. Por exemplo, se o funcionário for demitido e tiver obtido a dívida enquanto trabalhava, poderá usar até 10% do saldo do seu FGTS para quitar o débito que possuir.

Fundo de Garantia

Fundo de Garantia. Imagem:divulgação

Fundo de garantia quem tem direito?

O FGTS é um direito de todos os trabalhadores brasileiros. Ele deve ser pago a trabalhadores rurais, avulsos, temporários, atletas profissionais, operários rurais e todos os demais trabalhadores que possuírem carteira assinada.

Consultar FGTS pelo CPF

Você também pode consultar o seu FGTS usando o CPF, basta ligar para a Central de Atendimento da Caixa e solicitar a consulta.

Fundo de garantia inativo

Você poderá receber seu FGTS inativo de acordo com as regras do banco. Vá até uma unidade com a sua Carteira de Trabalho para descobrir se você possui algum FGTS inativo para receber.

Fundo de Garantia

Fundo de Garantia. Imagem:divulgação

Nova lei do fundo de garantia 2017

A nova lei de 2017 do FGTS permitiu que o valor do benefício ficasse acima da inflação. A correção do fundo passou de 3% para 4,8% ao ano, o que garante maior rentabilidade do fundo. Essa rentabilidade já era solicitada pelos trabalhadores há muito tempo.

Fundo de garantia calculo

Na internet há vários simuladores que permitem que você descubra o valor do seu FGTS. Nesses simuladores você deve informar a data de início e data final dos pagamentos, para que então obtenha o resultado final.

Recomendados para você: